Exibir posts

Esta seção lhe permite ver todos os posts deste membro. Note que você só pode ver os posts de seções às quais você tem acesso.


Tópicos - igorschutz

Páginas: 1 2 3 [4] 5 6
61
Fórum principal / Relógio de m****
« Online: 13 Março 2010 às 20:56:27 »
Não, não estou xingando modelo algum, o relógio é mesmo feito de... humm... coprólito, vulgo excremento fossilizado, no caso, de dinossauro!


Fonte: The PuristS

Press Release

E aí, gostaram? ;D

Um abraço,

Igor

62
Fórum principal / Visita à Montblanc Le Locle: vale a pena ver!
« Online: 13 Março 2010 às 20:50:37 »
Amigos,

Postaram no The PuristS um pictorial de uma visita às instalações da Montblanc em Le Locle, vale muito a pena a visita:

A Quick Visit to Montblanc Le Locle <- clique!


Este artigo é legal para desmistificar a velha lenda do "velhinho construindo relógios numa cabana isolada nos alpes suíços", com destaque para a máquina que lubrifica automaticamente os movimentos e a pequena "linha de montagem" para colocação dos ponteiros (até uma criança faria!).

Um abraço,

Igor

63
Fórum principal / Mostre o seu fecho, vai...
« Online: 07 Março 2010 às 19:56:50 »
Dando a continuidade à brincadeira do Mestre Gravina, este tópico está à disposição de quem quiser expor os fechos de seus relógios:

Omega Speedmaster Reduced amarelão:


Clique para ver em alta resolução (1280 x 853)

64
Fórum principal / Crono chinês com roda de colunas
« Online: 03 Março 2010 às 09:47:15 »
Se estão achando que falo do velho conhecido ST-19 da Seagull, estão enganados!

Lá no Watchuseek um camarada postou a foto de um novo movimento, e alegou que é de origem chinesa, sem outras informações.
Dei uma olhadinha rápida na internet pra ver se achava algo parecido, mas minha pesquisa não rendeu nada.

Vejam:


Fonte: Chascomm @ WUS


E aí, alguém tem alguma suspeita sobre qual movimento este novo cronógrafo é baseado?
Vejam como o balanço é enorme!

Um abraço,

Igor

65
Amigos,

Tenho visto no mercado de segunda mão brasileiro que os Rolex Daytona em aço e ouro ainda são mais baratos que os inteiramente de aço.

Aos entendidos: vocês acham que isso ainda é justificável, ainda mais aqui no Brasil, onde atualmente encontramos Daytona de aço fácil fácil para ser adquirido?

Outra coisa: nunca reparei, mas nas autorizadas, qual a diferença de preço entre um Daytona aço e o aço/ouro?

Um abraço,

Igor

66
Fórum principal / Desafio nº 14 (é isso mesmo?)
« Online: 01 Março 2010 às 16:03:29 »
Caros amigos,

Estou devendo este desafio há um tempão, tanto que o Humberto já até veio me cobrar. ;D
Desculpem aí! :D

Vou propor cinco perguntas. Quem acertar mais, leva a taça.
A última é a mais difícil, e é possível que ninguém queira pesquisá-la, então fica como opcional. Mas se alguém acertá-la, leva dois "pontos", ok?

Vamos lá:

  • 1-) Nivarox, além do nome de uma empresa, também é o nome da liga utilizada na maioria das molas de balanço dos relógios suíços. De onde vem esse nome? Qual o nome (completo) de quem o cunhou?

  • 2-) Quem foi o inventor do escapamento destacado, isto é, aquele em que o elemento oscilante movimenta-se livremente, entrando em contato com a alavanca apenas no momento do impulso?

  • 3-) Quem foi o(a) proprietário(a) do primeiro relógio de pulso que se tem registro?

  • 4-) O uso de gemas funcionais em relógio vem de muito tempo, porém seu uso ficou muito mais comum após o início da fabricação de rubis sintéticos. Qual o nome do processo de fabricação dos rubis sintéticos? Qual o nome do seu inventor? Em que ano ele anunciou sua descoberta?

  • 5-) Escapamentos de força constante em relógios portáteis não são comuns. Primeiro porque são dificílimos de desenvolver, e segundo porque, mesmo que funcionem na teoria, nada garante que na prática o resultado será o esperado. Ainda assim, alguns chegaram lá.
    Qual o nome do inventor do primeiro escapamento de força constante a equipar um relógio portátil? De que ano é a patente?

Todas as perguntas são claras e objetivas, e só admitem uma resposta, isto é, não há dúvidas ou controvérsias quanto a estas questões.

O desafio vai até as 23:59:59h do dia 07/03, domingo próximo. Mas acredito que vocês vão detonar tudo antes disso.

Um abraço,

Igor

67
Botequim / Parabéns Patrão!
« Online: 19 Fevereiro 2010 às 08:10:33 »
Amigos,

Hoje é aniversário do nosso patrão, Flávio Maia Pimenta! :D :D :D

Palmas para ele, mas baixinho, porque o rapaz tá de ressaca!

Felicidades, Chefe!


Um abraço,

Igor

68
Botequim / O quêeee? Outro aniversário??? Parabéns Alberto!
« Online: 21 Janeiro 2010 às 10:16:29 »
E a festa não pára no Fórum Relógios Mecânicos... ;D

Semana passada foi o Mestre Gravina; ontem foi o dia do nosso moderador e webmaster Bruno Recchia, e hoje começa um novo ano para nosso veterano "xerife" (ele não gosta que o chame assim, eheheh ;)) Alberto Ferreira!

PARABÉNS MESTRE!


Sinta o forte abraço deste amigo e o desejo para que permaneça conosco por mais longos e produtivos anos!

Igor

69
Botequim / Feliz aniversário Bruno!
« Online: 20 Janeiro 2010 às 10:29:46 »
Amigos,

Hoje é aniversário do nosso amigo e moderador Bruno Recchia!

Muitas felicidades e anos de vida ao lado das pessoas amadas!

Parabéns!

Um forte abraço,

Igor

70
Fórum principal / SIHH 2010
« Online: 20 Janeiro 2010 às 00:13:46 »
Amigos,

Alguém está acompanhando a cobertura deste evento (o segundo mais evento relojoeiro da Suíça)?

Tenho visto as novidades pelos maiores fóruns internacionais e, sinceramente, não ando me entusiasmando...

Não sei se é porque tudo parece ser "mais do mesmo", ou se é porque os modelos apresentados são tão extraordinários que passam longe do meu alcance... :-[

Para quem está acompanhando: acharam alguma peça extraordinariamente fantástica?

Um abraço,

Igor

71
Fórum principal / A Lip e o movimento trabalhista francês
« Online: 17 Janeiro 2010 às 13:45:23 »

Reconhecida entre os entusiastas por seu design de vanguarda, a Lip é uma das marcas mais famosas e tradicionais da relojoaria francesa.

Fundada em 1893, em Besançon, maior centro relojoeiro da França, a Société Anonyme d'Horlogerie Lipmann Frères foi pioneira na manufatura industrial de relógios em território francês e também no desenvolvimento dos relógios elétricos, eletrônicos e quartzo em nível mundial.


Porém, apesar de toda a competência no que fazia, a história da Lip ficou mesmo marcada por outros motivos: a luta de seus funcionários contra a falência da empresa. Uma verdadeira batalha, que envolveu greves, piquetes, seqüestro de pessoas e materiais e até uma autogestão perpetrada pelos próprios trabalhadores. Tal saga mexeu com toda a França e chegou a ser tema de um documentário de cinema!

Nos anos 60, a Lip andava mal das pernas financeiramente: era uma companhia altamente especializada, que dependia de mão-de-obra qualificada, mas sofria pela gestão arcaica e paternalista (comum à França na época). Em 1964, Fred Lipmann, seu proprietário e diretor, abriu o capital, a fim de levantar fundos; oportunidade na qual a Ébauches S/A adquiriu 33% da empresa.

Durante o Maio de 68, assim como milhões de trabalhadores de todo o país os funcionários da Lip também aderiram à greve geral. Esta breve insurreição marcou profundamente os operários da empresa, que passaram a exigir melhores condições de trabalho.


Esta situação enfraqueceu ainda mais as finanças da companhia, levando a Ébauches S/A, então sua maior acionista, com 43% das ações, a demitir 1.300 funcionários. Um terrível golpe na moral dos trabalhadores.

No ano seguinte, por uma decisão dos acionistas, foi a vez de Fred Lipmann ir para o olho da rua.

Em 1973, a Lip finalmente lançara seu primeiro movimento quartzo (e também primeiro movimento quartzo francês), mas a intensa competição dos norte-americanos, japoneses e suíços esgotaram toda a capacidade da empresa: em 17 de abril, a companhia deu início às formalidades necessárias para sua liquidação.


Aí começam os episódios que tornaram a história da marca tão singular: os operários da fábrica, orientados por lideranças sindicais, se organizaram e simplesmente não permitiram o fechamento da empresa!

A experiência de 73

Em 12 de junho de 1973, por um mero acaso do destino, um dos empregados descobriu um plano secreto do conselho diretor para a demissão em massa de centenas de operários e corte de departamentos, o que revoltou os trabalhadores. No mesmo dia, os revoltosos, liderados pelo gerente de operações da empresa, Charles Piaget, tomaram o controle da empresa e retiveram dois diretores e um fiscal do trabalho como reféns. Um destacamento da força de elite da polícia francesa teve de entrar em ação para efetuar o resgate!

Mas os operários não se deram por vencidos: perderam seus reféns humanos mas fizeram reféns máquinas, equipamentos e, o mais importante, todo o estoque de peças e relógios prontos da companhia e seus projetos, totalizando 65 mil unidades, que foram escondidos em diversos lugares longe dali.

A ocupação da fábrica continuou por noite e dia, enquanto representantes governamentais tentaram negociar o fim da ocupação. No entanto, em 15 de junho, cerca de 12 mil pessoas (o que era uma enormidade de gente para uma cidade do tamanho de Besançon) realizaram uma manifestação de apoio aos operários, que então decidiram não só ficar na fábrica, como tocá-la eles próprios sem um empregador!


A fim de levantar capital para o recomeço das operações, os funcionários organizaram a venda do estoque que havia sido escondido, e em seis semanas venderam metade do que normalmente a empresa comercializaria em um ano! Todos se entusiasmaram, a ponto de até mesmo desenvolverem um slogan: C'est possible: on fabrique, on vend, on se paie! (É possível: nós os fabricamos, nós os vendemos, nós nos pagamos!)

O sonho não durou muito tempo, porém. No começo de agosto, tropas militares foram chamadas para tomar a fábrica a força e expulsar os grevistas.

A violência desta retomada levou diversas indústrias de Besançon e região a iniciarem uma paralisação, que, por fim, culminou numa manifestação que reuniu mais de 100 mil pessoas e foi notícia em todo o país.

Recomeço e punição

A publicidade e pressão gerada por esta manifestação, apelidada à época de marche des 100.000, forçou a classe empresária e o governo a arranjar uma solução para o conflito.

A Lip foi adquirida pelo conglomerado BSN, e teve um administrador nomeado, Claude Neuschwander. Os empregados outrora demitidos foram reintegrados aos seus postos de trabalho e a greve finalmente acabou. Ainda, a nova administração conseguiu negociar com o governo uma moratória para suas dívidas fiscais e com fornecedores. Parecia que tudo estava resolvido, enfim! Ledo engano...

Em maio de 74, a França elegeu um novo presidente, Valéry Giscard d'Estaing, que considerava o levante organizado pelos operários um abuso que não poderia ficar sem punição, sob risco de abrir um precedente perigoso.

Como reprimenda, ao longo de seu mandato, Giscard determinou o cancelamento de todas as encomendas da Renault ‒ então uma empresa estatal ‒ junto à Lip, o que por si só foi um belo baque, já que a fabricante de automóveis era a maior cliente da empresa. Ademais, o Tribunal de Comércio cancelou a moratória negociada e exigiu o pagamento de 6 milhões de francos devidos à fornecedores.

No começo de 1976, a Lip novamente encontrara a falência... Mas novamente os operários não deixaram que fosse assim tão fácil!


Em maio de 76, os empregados novamente retomaram a produção da fábrica, porém desta vez eles não arregimentaram nenhum suporte, nem de empresas, nem da sociedade.

Sozinha, a Lip finalmente foi declarada falida em 12 de setembro de 1977.

Pós-falência

Após a liquidação da empresa, alguns funcionários organizaram-se em cooperativas de produção, que acabaram por ser adquiridas em 1984 por uma empresa chamada Kiplé.

Seis anos depois, a marca foi comprada pelo investidor Jean-Claude Sensemat, que a relançou em 1992 e a manteve no mercado até 2002, quando repassou à MGH (La Manufacture Générale Horlogère), que hoje detém os direitos de produção e produz os icônicos relógios da marca com a tecnologia atual.


Fontes

http://www.watchismo.com/about-lip-watch.aspx

http://en.wikipedia.org/wiki/LIP_(clockwork_company)

http://fr.wikipedia.org/wiki/Lip

http://people.timezone.com/msandler/Articles/DownesLip/Lip.html


Postado originalmente em: http://relogiando.blogspot.com/2010/01/lip-e-o-movimento-trabalhista-frances_16.html#more

72
Fórum principal / Resultado do 1º Concurso Internacional de Cronometria
« Online: 04 Dezembro 2009 às 09:58:43 »
E quem será que ganhou?



Segundo as regras do Concurso, somente o primeiro colocado é publicamente revelado. Deve ser para não ferir o "ego" dos outros participantes, derrotados. Sem graça pra caramba, né? ::)

O que acham?
Eu não acho nada...

Um abraço,

Igor

73
Fórum principal / Klub
« Online: 01 Dezembro 2009 às 23:20:50 »
Alguém conhece e freqüenta este site, http://www.klub.com.br?

Um abraço,

Igor

74
Fórum principal / Alguém quer um catálogo?
« Online: 11 Novembro 2009 às 21:45:17 »
Amigos,

Quando comecei a me entranhar nesse mundo dos relógios, uma das coisas que mais gostava era pedir e colecionar catálogos de relógios.
Cheguei a ter dezenas deles, alguns raros e bem exclusivos, inclusive. Aprendi bastante com todos!

Atualmente, por falta de interesse e também de espaço deixei esta "coleção" de lado e joguei todos os catálogos fora, e não peço e nem guardo nenhum, nem os que recebo involuntariamente.

No entanto, hoje recebi um catálogo belíssimo, em português, da linha Haute Horlogerie da Cartier (acredito que alguns amigos também receberam!). Tão bonito, tão caprichado que fiquei até com pena de jogá-lo na lata do lixo.

Trata-se de um livro de fotografias, com poucos textos, mas muito luxuoso, com uma qualidade que não vejo em nenhum dos meus livros. E olha que possuo livros que me custaram quase mil reais!

Não tenho interesse em mantê-lo comigo, mas entrego de mão aberta para qualquer colega que queira recebê-lo.
Quem quiser, por favor, entre em contato por MP.

Vejam algumas fotos (e desculpem pela péssima qualidade):



















Um abraço,

Igor

75
Fórum principal / RIP Derek Pratt
« Online: 05 Outubro 2009 às 18:47:34 »
Fiquei sabendo apenas hoje quando li no ThePuristS: dia 16 de setembro morreu um dos maiores gênios da relojoaria contemporânea, Derek Pratt.

Era um relojoeiro "low profile", portanto muito pouco conhecido, mas era casca grossa, no nível do George Daniels, Anthony Randall, Ludwig Oeschlin...

Aliás, falando em George Daniels, este foi muito amigo de Pratt, que o ajudou no desenvolvimento do escapamento coaxial e traduzindo seu livro "Watchmaking" para o francês, entre outras contribuições.
Daniels reputava Derek Pratt melhor relojoeiro que ele próprio (acreditem, é um grande elogio, ainda mais considerando de quem vem...)!

Além de completo no manejo do ferramental, sendo capaz de construir um relógio de cabo a rabo, Pratt era um grande teórico.
Na minha opinião, seu maior feito foi reproduzir as palhetas de diamante do H4, coisa que jamais foi alcançada por qualquer outro relojoeiro ou empresa, e diversos já tentaram. Portanto, sua cópia do famoso relógio, é a mais perfeita já realizada.

Permitam-me reproduzir aqui seu obituário, no original em inglês, escrito por um amigo de longa data, Dr. Helmut Crott:

Citar
"You will certainly have heard about the death of Derek Pratt, our dear friend and Partner at Urban Jürgensen, after a long and severe illness. One of the most important watchmakers of our times has left us! When Peter Baumberger, owner of Urban Jürgensen, told me the sad news, he was struggling with grief and tears. Through our 35 year old friendship I know Peter Baumberger to be one of these few remarkable entrepreneurs, rarely to be found these days.

Besides his professional excellence, he always selected his employees for their human qualities. This also led to the close relationship between him and Derek Pratt, one of the most outstanding watchmakers of our times. Both were bound by friendship and a passion for Urban Jürgensen's masterpieces. Now his companion and important driving force for revolutionary innovations in watches at UJS, master watchmaker Derek Pratt, has died.

I personally, have known and appreciated Derek as a warm-hearted person and passionate lover of fine watches as well as a scientist in horology. He stood well above what is nowadays quickly presented as an innovation in the watch manufacturing industry, but however too often turns out to be another marketing illusion, just brandishing the signet of luxury. He was a dedicated watchmaker, who took great care in the traditional quality of the manufacture of watches with an emphasis on detail and sustainability. As a professor and teacher of watch craftsmanship and lore at the most renowned institutes, he was able to achieve these aims without compromise. A year ago, when I met him for the last time, he told me enthusiastically about his new project: a remake of the famous Harrison No. 3.

Derek Pratt first started as a watchmaker and restorer, working on the highly complex historical watches that were provided by Peter Baumberger, as he was still one of the leading salesmen for antique watches. Towards the end of the seventies, when Baumberger joined the UJS project, Derek Pratt became a consultant and technical director of UJS.

Derek Pratt was born in 1938 in Orpington, Kent, in England. Between 1955 and 1959, he learned the art of watch-manufacturing at the National College of Horology in London, a period followed by an apprenticeship at Smith & Sons in the British capital. Since 1965 he travelled to Switzerland on a regular basis and worked as a restorer and on the development of chronometers, among them, highly complex ones, as well as early iron clocks.

His impressive watch-manufacturing record includes the actual UJS pocket-watch tourbillion with the unique constant winding-system within the cage. It represents a completely different approach towards the problem of the inertia of the balance, giving proof to the interaction between his creative talent and the significant tradition of the centuries old art of watch-manufacture.

During his long career he received many international awards:


  • 1979 : Freeman of England's Worshipful Company of Clockmakers
  • 1982 : Liveryman of the society
  • 1992 : Silver medal of the British Horological Institute
  • 1999 : Gaia Prize of the MIH in La Chaux-de-Fonds, Switzerland for distinguished merits in the developments achieved in the field of watch making
  • 2005 : Tompion Goldmedal of the Worshipful Clockmakers Company's society.

His latest masterpiece, the oval pocket watch with flying tourbillon, winding mechanism, detend escapement, power reserve and Réaumur represents an homage to some of the most important watchmakers of all times, like Breguet, Arnold and Professor Helwig. The assembly of this unique watch took more than ten years.

Everyone, who knew Derek Pratt will not only miss him for his expertise in watches, but also and especially for his kind and helpful way. Chronometers are made by people for people!

A recognition we certainly owe to Derek Pratt.

Yours sincerely,

Dr. Helmut Crott
"

Que o grande mestre descanse em paz.

Fica aqui nossa homenagem.

Um abraço a todos,

Igor

76
Fórum principal / Teste um Linde Werdelin em casa
« Online: 15 Setembro 2009 às 10:24:48 »
Linde-quem??? ;D ;D ;D

A Linde Werdelin é uma marca nova, novíssima, mas já foi bem comentada em sites como TimeZone e ThePuristS.
Eu não gosto muito da aparência dos relógios, mas reconheço que são bem construídos.

Achei interessante esta ação promocional, que li agora pela manhã no TZ: a marca está oferecendo aos seus consumidores de qualquer lugar do mundo a possibilidade de um test drive gratuito, sem compromisso!

Eles anunciam que o empréstimo por cinco dias é totalmente gratuito para o consumidor, mas acho que eles não estão preparados para um país sério como o Brasil, onde só o imposto de importação de um relógio desses daria para comprar um belo relógio.
Ou será que alguém aqui tem parte com a RFB e conseguiria um despacho autorizando a admissão temporária para nós? ;D

Os interessados podem solicitar seu test drive aqui: http://www.lindewerdelin.com/get-one/try-it
Só não esqueçam de ler os Termos e Condições.

Um abraço,

Igor

P.S.: Ah, quem pedir um teste, poste suas impressões em nosso humilde Fórum, por favor... :D

77
Fórum principal / Esse é pro Patrão:
« Online: 12 Setembro 2009 às 11:47:54 »


Foto tirada ontem da vitrine da Amsterdan Sauer do Shopping Iguatemi.

Preço da criança? R$ 105.000,00... Mas eles fazem em 10 vezes, aí fica tranquilo! ;D

Aliás, o shopping estava com uma seleção de relógios fantástica:

Na Amsterdan Sauer, além deste Breguet La Tradition, tinha um Breguet alarme fantástico ("La Réveil du Tsar") e um Ulysse Nardin Maxi Marine Diver Chronograph que eu jamais havia visto. Lindo! Sem contar UN perpétuo, outros Breguets, aquela seleção "básica" de Omegas...

Na H. Stern, lindos Pateks Calatrava (vários), um PP hora mundial (5130), um calendário anual diferente (5135R), JLC Master Compressor de todo tipo (Chronograph, Diving Pro Geographic (!), Memovox), Reversos, Master Control, etc.

Na Dryzun, três vitrines comemorativas do Omega Speedmaster e os 40 anos do pouso lunar, com todo tipo de Speedmaster imaginável, inclusive edições limitadas com caixas/embalagens enormes (Mestre Gravina, se você estiver lendo isso, lá tem o Speed Pro Apollo 11 com a medalha da águia no segundeiro).

A Natan, mais pobre do que nunca. Acho que minha macumba para aquele lugar está funcionando. Já fecharam a loja da Oscar Freire... 8)

Na Frattina, alguns Roger Dubois, uns quatro AP Royal Oak Offshore e vááários Panerai.

Na Corsage, Rolex de todo tipo, todos mesmo, Daytona em todos os metais, Sub em todos os metais, GMT em todos os metais e com pedras, Milgauss GV, etc. Um detalhe interessante: um Daytona Everose por R$ 14 mil a vista, ou um pouquinho mais dividido em 6 vezes. :o Estranho, né? Logicamente tratava-se de um erro, e avisei a vendedora. :P

Ademais, havia lindos Baume & Mercier, Cartier, IWC, Tag Heuer, Movado, Breitling, Vacheron, Bulgari, Longines, e outras marcas mais, que valem a vista, mas não a menção, senão ficaria aqui o dia inteiro descrevendo.

Há tempos eu não via o shopping tão recheado de bons relógios. Vale a visita para quem for de São Paulo! :D

Um abraço,

Igor

78
Fórum principal / Coitadinhas das pobres criancinhas...
« Online: 31 Agosto 2009 às 12:55:46 »
...se dependessem de mim, iriam arrecadar muito pouco dinheiro no leilão Only Watch deste ano!

Vejam aqui os relógios oferecidos pelas diversas marcas que apoiam o evento.

Com destaque para os HORRÍVEIS Franc Villa e Omega, creio que o único relógio que eu compraria seria o UN Freak.
Para completar, digo que a maioria eu não queria nem de graça! :-X

E vocês, se fossem obrigados (sob o cano de uma espingarda) a levar um pra casa, qual seria?

Um abraço,

Igor

79
Fórum principal / Material de relojoaria em português
« Online: 26 Agosto 2009 às 08:46:38 »
Olá amigos,

Alguém possui aquele "Manual do Aprendiz de Relojoeiro" do Prof. Dimas de Mello Pimenta, ou então algum outro material em português sobre relojoaria?

Quem tiver, mande-me MP, por favor!

Um abraço,

Igor

P.S.: Antes que me perguntem, sim, conheço o curso online do nosso ex-forista Luís Silva, disponibilizado no endereço http://relojoeiro.no.sapo.pt/.

80
Olá amigos,

Há poucos dias recebi um livro que só agora tive oportunidade de ler, trata-se do American and Swiss Watchmaking in 1876, escrito por Jacques David no original em francês e traduzido para o inglês pelo australiano Richard Watkins, que mantém um ótimo site com diversos livros e textos traduzidos por si gratuitos, neste endereço: http://www.watkinsr.id.au

É um livro curtinho, que li em dois dias, mas com MUITA informação de qualidade para quem se interessa por este período, último quarto do Século XIX, em que a relojoaria norte-americana representou uma verdadeira ameaça aos suíços, em escala mundial.

Trata-se de um relatório detalhado sobre a indústria relojoeira americana, escrito por Jacques David, que na época era um jovem relojoeiro, mas que futuramente se tornaria o diretor da Longines (fundada por seu primo Ernest Francillon) e um dos mais prestigiados “executivos” da indústria relojoeira suíça.

Em 1876, por ocasião do centenário da independência dos Estados Unidos, os americanos organizaram uma mostra em Filadélfia, nos moldes daquelas famosas exposições mundiais, com o objetivo de mostrar ao mundo seus avanços tecnológicos. Todos os países foram convidados a expor também, e lá foram os suíços com seus relógios.
Qual não foi a surpresa dos helvéticos ao ver a avançada indústria relojoeira dos EUA, com suas sofisticadas máquinas automatizadas, que permitiam fazer relógios de alta qualidade, com peças quase que inteiramente intercambiáveis e numa velocidade e custo bem menores que os seus?

Rapidamente, os suíços montaram uma pequena comissão, composta por Edouard Favre-Perret, Théodore Gribi e Jacques David para observar e extrair o máximo possível de informações dos americanos.

Os membros da comissão, quando obtiveram acesso ao parque industrial de fábricas como Waltham e Elgin, ficaram mais do que alarmados: entraram em verdadeiro desespero! Estas fábricas eram muito mais avançadas do que qualquer coisa que existia na Suíça.

Imediatamente puseram-se a escrever à Sociedade Intercantonal das Indústria do Jura, que era o órgão que defendia os interesses das empresas relojoeiras suíças, clamando por uma imediata mudança em seu sistema de trabalho e organização, abandonando de vez a fabricação manual de peças e relógios e adotando a forma industrial de produção, com o uso de máquinas e componentes padronizados e intercambiáveis.

Jacques David foi o representante da comissão mais enfático em postular por mudanças, o mais franco em reconhecer os defeitos de seus pares, e o que descreveu com mais detalhes a indústria estadunidense.
Tamanha foi a importância do seu relato que este documento jamais foi publicado, pelo medo que os suíços tinham de expor abertamente suas fraquezas, e manteve-se secreto por 115 anos, até ser redescoberto pela Longines em 1992, em seu acervo particular.

Richard Watkins, o tradutor da obra, afirma que o relato de David é “o documento mais importante da história da relojoaria moderna”, pois foi a partir deste alerta que os suíços se reorganizaram e se reergueram, adotando o método industrial de fabricação dos americanos e tornando-se a potência que todos conhecemos.

O livro foi muito bem traduzido, e é muito fácil e gostoso de ler por quem tem interesse. Recomendo fortemente!

Dados técnicos:
American and Swiss Watchmaking em 1876
Jacques David, Suíça, 1877
traduzido para o inglês por Richard Watkins, Austrália, 2003
ISBN  n° 0-9581369-2-0

Pode ser adquirido na NAWCC Store por US$ 17,95 + US$ 10 de frete (foi o mais barato que eu localizei).

Quem quiser mais informações sobre o assunto, recomendo estes dois textos:


Um abraço,

Igor

Páginas: 1 2 3 [4] 5 6