Exibir posts

Esta seção lhe permite ver todos os posts deste membro. Note que você só pode ver os posts de seções às quais você tem acesso.


Posts - helio

Páginas: [1] 2 3 ... 50
1
Fórum principal / Re:Relógios chineses
« Online: Ontem às 11:52:13 »
Numa boa, eu não acho que o estrago será gigantesco. Primeiro, o quanto a indústria chinesa "quer entrar de verdade na brincadeira"? Quanto eles ganham vendendo Pagani pra quem usava falsificação e quanto eles vão ganhar tentando realmente roubar mercado de uma Seiko, de uma Tissot, por exemplo?

O grosso da indústria chinesa (e onde está o dinheiro) nada mais é do que a substituição dos nomes das marcas, que eram vendidos como falsificações, por nomes próprios e completamente bizarros, como "Fellnever", do seu exemplo. O mercado de falsificações é gigantesco e é daí que as marcas de homage estão roubando mercado. Eu realmente não consigo ver um movimento significativo de entusiastas e colecionadores de fato migrando de relógios com tradição pra essas homages, só casos mais pontuais - tanto que essas empresas, na prática, continuam a não incomodar o mercado já estabelecido.

Existiram diverssas reviravoltas na industria, os suissos começaram copiando os ingleses até se estabelecerem, a industria Norte Americana de relógios já foi extremamente importante, a crise provocada pela acenção dos quartz quase acabou com a industria relojoeira na Suissa.... E sim os chineses já impactaram a industria, posto que muito do que é vendido hoje como suisso de entrada tem grande parde de seus componentes produzidos na China (acho que o Adriano postou que grande parte da melhora de qualidade nos produtos chineses pode ser advinda desta terceirização da industria suissa).

Quanto aos Homege, eu acho que são uma excelente alternativa a falssificações e honestamente eu não enxergo paralelo nisto, algo que ocorre inclusive na Europa (A Steinhart é um exemplo disto), mesmo empresas como Seiko e Citizen e outras já produziram seu Homeges, e de quebra é um excelente mata "T".

A industria chinesa oferece coisas interessantes, o tourbillion mais barato na europa feito por um independente custa cinco mil euros, os chineses me venderam um AESOP por $300.00 (pouco mais de 7% disto, eu nunca imaginei comprar um, por 5K existem coisas muito mais interessantes no mercado de vintages), alias eles sabem fazer barato e bem e precificam conforme a qualidade do que entregam (os gagets da Apple eram feitos lá, bem como muita coisa de quaidade; mas admito eles tambem sabem fazer lixo); a partir dos $200.00 vc encontrara muita coisa interessante (procure por OBLVLO, um colega ostou um aqui extremamente interessante) preço menor que os MoonSwatch com base ETA G1x (maquina e caixa blidada).

Sobre ser colecionavel é tudo uma questão de perspectiva (neste meio tem gente que coleciona swatch), o que torna algo colecionavel é o prazer que traz ao colecionador (vide as figurinhas da PANINI). Se vc acompanha o Flavio ele postou no instagram a pouco tempo que a produção suissa vem caindo e o faturamento aumentando, talvez eles se concentrem em alta relojoaria afinal a centenaria Tissot vem reduzindo sua produção e participação. Mesmo relógios japoneses vem escalando seus preços, há 5 anos vi um chrono da Seiko numa vitrine em Paris por miseros vinte e cinco mil euros (edição especial e bla bla bla), mas ao seu lado diverssos modelos na faixa dos cinco mil (por um Seiko, lembro que cheguei a ver um Ananta há uns 10 anos em Orlando por $1,500.00 e já achava caro), talvez num futuro proximo a unica alternativa custo-beneficio sejam os chineses.

[]s

2
Fórum principal / Re:Novo Speedmaster da Swatch
« Online: 02 Abril 2024 às 09:13:43 »
Bonitinho, seria mais legal se os acumuladores e o disco fossem em azul. Consseguiram aproximar o preço (e provavelmente melhorar muito sua margem) em mais de 20% de seu colab com a BlancPain. Ano passado eu comprei um mission to Saturn e devo te-lo usado no maximo umas 10 vezes. Depois peguei um Fifty Phantos (Ocean PAcific), ambos se juntaram a meus outros dois Swatch Chrono Auto (https://monochrome-watches.com/swatch-automatic-chronograph/ ) que já tem mais de uma década e nunca valorizaram $0.01; Dai se vc tem T pega e usa, como coleção é apenas uma curiosidade no meio dos demais.
[]s

3
Fórum principal / Re:Relógios chineses
« Online: 02 Abril 2024 às 09:04:12 »
Nos últimos 10 anos, a indústria chinesa de relógios tem mostrado um avanço notável, desafiando as marcas tradicionais. Sua capacidade de oferecer uma combinação de qualidade, design inovador e preços acessíveis está conquistando consumidores globalmente. No entanto, surgem questões sobre os padrões de qualidade e ética na produção. Será que esse crescimento rápido compromete a durabilidade e confiabilidade dos relógios chineses a longo prazo? Além disso, como esse avanço afeta as marcas ocidentais estabelecidas? Vamos explorar esses pontos e discutir o impacto da ascensão da indústria chinesa de relógios no mercado global.
Eles estão sim melhorando mas ainda não são 100% confiaveis, aprenderam muito falssificando suissos que hoje migraram para os homege, expandiram sua base de cópias de calibres conssagrados (o PT5000 é uma cópia do 2824). Neste ano comprei 3 relogios chineses (2 pagani que já chegaram e um FEELNEVER, todos abaixo dos $50, os tres juntos custaram menos que um Swatch. Os braceletes podem não ser ter a qualidade de seus pares europeus ou niponicos (as NATO existem pra isso) mas convenhamos que é uma barganha e até o extenssor de bracelete para mergulho vieram nos Pagani, algo que a Technos (que hipoteticamente tem tradição) ignora mesmo em seus relógios de mergulho mais caros (eu peguei birra desde que comprei o Aqua 800 ATM, naquela linha de raciocinio que os micos de hoje serão as raridades de amanhã). Acredito que a China vá fazer com a industria o mesmo que a introdução dos quartz fez a meio século. Mas como diz um amigo meu: o que é bom não fica ruim, o que é caro pode não sustentar seu valor e o que é ruim (ou vulgar) não vira antiguidade. Meu primeiro Chines foi um Seagull 1963 que comprei há uns 15 anos em um site holandes (foi algo impussivel pois achei a história interessante e nasci em 63), hoje são diverssos, algo sem compromisso que dificilmente se tornaram em algum momento colecionaveis. Na hora que eles |(chineses) resolverem entrar de verdade na brincadeira o estrago será gigantesco.
[]s

4
Fórum principal / Re:Que relógio você está usando hoje?
« Online: 02 Abril 2024 às 08:48:27 »
Que maravilha de vintage, Hélio!

Abs!
Sim diferenciado. Eu tenho muitos relógios e ele consegue ter perssonalidade no meio de todos. Obrigado.

5
Fórum principal / Re:Que relógio você está usando hoje?
« Online: 01 Abril 2024 às 09:03:13 »
Cheguei num acordo no ultimo Sabado (não saiu barato negociei por ums duas ou tres semanas, tinha um Tissot na feirinha pata de caranguejo com 35mm saindao por uns 40% a menos, mas T é T) é muito mais interessante em mãos que na foto.Para época é considerado gigante com seus 38mm de caixa (deve ter uns 70 ou 80 anos).

[]s

6
Fórum principal / Re:Longines Ultra Quartz
« Online: 07 Março 2024 às 14:48:25 »
Valeu, Flávio e Hélio.

De fato, é fascinante, Hélio!

Vc tem fotos do seu?

Acho que já postei foto dele aqui, mas é igual ao



https://www.crazywatches.pl/omega-1301-electroquartz-f8192hz-beta21-1972

() s

P. S. - Achei https://forum.relogiosmecanicos.com.br/index.php?topic=4.msg319467#msg319467

7
Fórum principal / Re:Longines Ultra Quartz
« Online: 07 Março 2024 às 09:30:11 »
Mesmo com esse emaranhado de fios, o movimento é bem bonito. E o relógio também é muito bonito.
Em qual frequência vibrava o cristal de quartzo desse movimento? E onde ficava a bateria? Não consegui localizar.

A bateria ficaria no canto superior direito (o contato do positivo está em destaque), quanto ao emaranhado os Beta21 (8192htz) são assim tambem. a frequencia não é especificada mas deve ser neste modelo 9350Hz (a outra frequencia possivel seria 170Hz) veja os links abaixo. Honestamente eu era fascinado por estes relógios históricos, fiquei anos procurando uma oportunidade e peguei um Beta23 (revisão do Beta 21 de 1973), o relógio é uma bomba relógio, levei quase um ano pra conseguir usa-lo (graças a um outro Mauro - Fix Waches), toda vez que ele para (pilha) entro em panico (deve ser o trauma da compra/ajuste).

[]s

https://www.crazywatches.pl/longines-ultra-quartz-6512-1970
e
https://electric-watches.co.uk/makers/longines/longines-ultra-quartz/
(de onde acho que o Flavio achou a lustração)


8
Qual é a relevância e importância dos relógios chineses no mercado de relojoaria atual?
A mesma que a revolução dos Quartz made in Japan teve em meados dos anos 70 (lá se vão quase 50 anos). Eles melhoraram muito e quando conseguirem um controle de qualidade mais apurado e conssolidarem sua industria criando inclusive designs proprios, vão fazer um estrago gigantesco na industria suissa (e talvez até na niponica). Resalto ainda que peças interessantes são oferecidas a uma fração de seus pares europeus, vc tem tourbillions por $300.00 verssus $5,000,00 da versão mais barata europeia, vc tem peças de qualidade rasoavel por $200,00, começam a aparecer peças unicas. Cabe ressaltar que muito deste avanço se deve a terceirização na fabricação dos SWISS MADE que produzem grande parte de seus produtos de entrada na China e somente acabam sua montagem ne Europa..
[]s

9
Fórum principal / Re:O futuro dos relógios mecânicos: ameaça ou oportunidade?
« Online: 14 Fevereiro 2024 às 13:14:58 »
Com a crescente popularidade dos smartwatches e a evolução da tecnologia, os relógios mecânicos estão em risco de se tornarem obsoletos? Como os fabricantes de relógios estão se adaptando a essa mudança e quais são as perspectivas para o futuro dos relógios mecânicos?

Mudando o conceirto de utilidade para joia, gerando falssa sensação de escassez (e aguçando o desejo por esta falsa exclusividade)... . Um relogio de luxo de entrada que custava U$5,000.00 há uns 15 anos hoje passa facilmente de U$20K, coisas mais caras ficaram inacessiveis ao publico médio a nivel mundial, coisas simples mais que dobraram de preço.
E sim como utilidade qualquer computador travestido de relógio (ou anel, bracelete...) bate o relogio mecanico mais sofisticado (tem os tais apps que pagam, monitoram o tempo, recebem menssagens....), como longividade dificilmente um computador sobrevice a meia decada (viram sucata simplismente por falta de peças de reposição ou falta de atualização do software ou exposição a liquidos), em meu ajuntamento tenho um fuseé ingles com 15 decadas funcionando perfeitamente ::).
Particularmente eu acho que smartwatchs acabam nos tornando neuróticos por excesso de monitoramento (já tem smartwatch monitorando até glicemia, sem muita precisão, mas...), detesto a duração da bateria (que nunca entrega a autonomia prometida). Mas tudo tem o seu lugar.

[]s

P.S. - Como retenção de valor qualquer objeto eletronico (inclusive relógios) são uma desgraça

10
Fórum principal / Re:Novo Speedmaster da Swatch
« Online: 29 Janeiro 2024 às 09:51:49 »
Depois da Blackpain, na linha do vamos imprimir mais $$$ vem ai o MoonSwatch Snoopy



Já vi pelo menos 4 modelos ::)

https://www.wired.com/story/snoopy-moonswatch-2024/
neste aparecem os modelos
https://mgbwatches.com/en-us/blogs/news/could-this-be-the-end-of-swatch-x-omega-moonswatch-collaboration-swatch-tease-the-moonshine-snoopy-edition

[]s

11
Fórum principal / Re:TAG Heuer Aquaracer
« Online: 17 Janeiro 2024 às 14:37:41 »
Helio, obrigado pela atenção. Como é um relógio semi-novo, precisaria abrir a tampa traseira para checar o mecanismo.

Quais modelos considera mais interessantes?

Abs,
Eu já tenho 60 anos e juntei muita coisa, mas nessa faixa de $3,000.00 (que é o que pedem nestes relógios por aqui) vc encontra diverssos Omegas (a fase esportiva dos Omegas antes da quebradeira dos anos 70 é fantastica) ou mesmo o Speed reduced (Schumacker), tem muito Longines (neste momento tem um Master Collection 775x no ML nesta mesma faixa que é fantastico, o Legend DIver sai por menos e tambem é bem interessante),  tem o Tissot 500 anos pela metade disto....
[]s

12
Fórum principal / Re:TAG Heuer Aquaracer
« Online: 16 Janeiro 2024 às 17:02:04 »
Caros, boa tarde. Alguém sabe informar se o Calibre 5 do TH Aquaracer é baseado no ETA, ou eles estão utilizando Sellita de uns 10 anos para cá....e outra coisa: o que acham deste modelo? Peço que apontem os prós e contras. Abs

Base ETA 2824-2 ou Sellita SW200-1, é bem provavel que os mais novos sejam Selita, mas isto é facil de identificar pois os ETA tem 25 rubis (mancais) e os Selita 26 (acho que isso vem identificado nas caracteristicas).



https://calibercorner.com/tag-heuer-caliber-5/

Eu acho o relógio bonito, mas acho que existem modelos mais interessantes na mesma faixa de preço, mas é algo pessoal, meu primo, que é 20 anos mais novo que eu, gosta muito deste modelo (acabou de se dar um no final do ano).

[]s


13
Fórum principal / Re:Postagem de fotos e cobrança
« Online: 16 Janeiro 2024 às 16:58:02 »
Recebi uma mensagem agora de usuário reclamando que o Tapatalk passou a cobrar pela postagem das fotos, que só podem ser colocadas no fórum através de pagamento de mensalidade. Eu sinceramente desconhecia isso... O Tapatalk só cobra para postagens em alta resolução e, que eu saiba, talvez eu seja o único usuário do fórum que posta eventualmente em alta resolução, porque eu tenho mesmo que pagar para sequer ter a conta de administrador. Mas usuário? Nunca ouvi falar nisso. Alguém vem enfrentando o mesmo problema ao postar fotos?

Flávio

Eu fui encamihado a cobrança quando tentei postar fotos. Seriam 30 dias gratuitos e após R$3,45/mes. Sem concordar vc não consegue postar.

[]s

14
Cheguei de viagem e tive a feliz surpresa de ter recebido meu exemplar (fiquei 12 dias fora), vou guarda-lo com carinho. Parabens Adriano pelo seu excelente trabalho.
[]s

15
Fórum principal / Re:VOCÊ GOSTA DOS TECHNOS ANTIGOS,...?
« Online: 20 Dezembro 2023 às 10:21:35 »
Parabens, onde vc fez a reforma do mostrador? As ultimas vezes que cotei ficava inviavel, só se vc tivesse muito T pela peça.

16
Fórum principal / Re:Relógios chineses
« Online: 12 Dezembro 2023 às 17:21:47 »
A tal remessa conforme que disse vir pra agilizar, consegue ser infinitamente mais lenta que o sistema anterior que não possuia esta "facilidade fiscal" ....
Graças a agilidade proporcionada pela linha verde recebi o mostrador apenas 25 dias após chegar em solo brasileiro ::).

17
Fórum principal / Re:Relógios chineses
« Online: 01 Dezembro 2023 às 08:54:00 »
Isso tem nome: modelo de negócios escalável. 

Não é só os chineses que manjam disso os alemães também.
Na realidade a isenção era de $100.00 conforme disposto no Decreto-Lei nº 1.804/80, art. 2º, II, as remessas de até cem dólares, quando destinadas a pessoas físicas, são isentas do Imposto de Importação. Mas como tudo aqui é NARRATIVA e elastica interpretação da lei afirmava serem $50.00 e que devia ser enviado entre pessoas fisicas.....

18
Fórum principal / Re:Relógios chineses
« Online: 30 Novembro 2023 às 15:35:07 »
A tal remessa conforme que disse vir pra agilizar, consegue ser infinitamente mais lenta que o sistema anterior que não possuia esta "facilidade fiscal" para agilizar o processo; uma porcaria de um mostrador e ponteiros (sem marca) que custaram a fortuna de R$105,71 (já com a incidencia de impostos , FOB seriam aproximadamente R$88,50) está parada na "Unidade de Logística Integrada - Valinhos / SP" há duas semanas. Parece que isso virou regra, existem diverssas reclamações na internet, não apenas sobre a morosidade, principalmente quando voce tem a sorte de ter sua encomenda encaminhada para este novo centro que veio pra agilizar os tramites evitando um passeio à Curitiba. Como eu comentei anteriormente, a brincadeira vai acabar por excesso de amor.

19
Fórum principal / Re:Relógios chineses
« Online: 27 Novembro 2023 às 11:42:03 »
Acho que o Flavio fez um post (elogio) sobre este seu relógio no Instagram, dizia impressionado com o que os chineses estavam fazendo e por uma "merreca", realmente interessante (mas bem confuso).
[]s

20
Fórum principal / Re:Relógios chineses
« Online: 27 Novembro 2023 às 10:07:53 »
Existe muita coisa feita por entusiastas na Inglaterra sobre relógios chineses. Tem este post (com pouco mais de um ano) que resume o assunto:
https://www.benswatchclub.com/blog/best-watches-on-aliexpress
outro dia eu ouvi num site local que os chineses passam por um periodo similar ao pós guerra na europa, onde só na suissa existiam mais de 600 marcas (ou montadores), alias ele tentava elogiar um landeron com caixa em metal cujo o unico atributo foi o preço (que honestamente é questionavel, a revisão teria um preço similar ao conjunto apresentado. Eu também já acreditei que ser suisso era sinonimo de qualidade até comprar um Sicura 400m, e entender que era do mar ::) ), não sei se o momento é parecido mas realmente dá pra comprar um relógio inteiro em partes (calibre, caixa, mostrador, ponteiros...) no AliExpress, o que talvez explique a proliferação de marcas, o que dificulta saber o que está sendo vendido, pois na mesma marca o mesmo produto pode apresentar 3 calibres muito diferentes. Acho que meu primeiro chines foi um Seagull 1963 com ST19, seguido por um Alpha com o mesmo calibre, isso há uns 15 ou 20 anos; e sim como já disse o Adriano eles melhoraram de lá pra cá.
[]s

Páginas: [1] 2 3 ... 50