Menu principal

Qual o atraso aceitável para um relógio de bolso

Iniciado por Lourival, 11 Maio 2009 às 11:05:07

tópico anterior - próximo tópico

Lourival

Bom dia,
já li este troço não me lembro onde. Já procurei aqui no forum e não encontrei nada ???
Qual seria o "atraso aceitável" para um relógio de bolso, não muito antigo ? Talvez década de 60!

igorschutz

Acho que vai de cada um, não?
Pra mim, uns +30 segundos por dia está aceitável.

Abraços,

Igor
Opinião é como bunda: todos têm a sua. Você dá se quiser.
Opinião é como bunda: você dá a sua e eu meto o pau.

NÃO ACREDITE NO QUE 'FALAM' AQUI, ESTUDE BEM E TIRE SUAS PRÓPRIAS CONCLUSÕES

Alberto Ferreira

Salve!

Bem,...
Eu diria que, sendo de bolso ou não, tudo vai depender do movimento.

Ou seja, se o dono fizer questão de deixar regulado para a maior precisão possível para aquela peça, para começar, ele teria que se ater às especificações do fabricante.
Ajustar tudo e (então) regular da melhor forma possível. Mas tudo dentro das limitações do próprio movimento.

Agora,...
As pessoas, em geral, podem ser mais ou menos "tolerantes" com relação à precisão.
Cabe também a questão de se o relógio é de uso constante (uso diário prolongado) ou "esporádico" (usa de vez em quando e volta para a gaveta).
Aí, tudo isso deveria ser "avaliado" pelo dono.

Como disse o Igor, talvez considerando o fato de ser eventualmente uma peça antiga, etc., algumas pessoas podem aceitar uma variação maior (provável), e não ficar "brigando" com os ajustes e revisões constantes.

Opinião pessoal.
No meu caso, sendo um relógio muito antigo, eu "aceito" melhor uma eventual variação de marcha e evito ficar mandando o "paciente" para o "hospital",..

Onde, dentre outras coisas, eventualmente, ele até poderia correr o risco contrair alguma "infecção hospitalar", não é?
Digamos que eu "aceito" os 30 segundos por dia dos "velhinhos" e os deixo curtirem o seu ritmo.  ;D
;)  :D

Um grande abraço a todos!

Alberto

Adriano

Difícil responder. Atraso não deveria ser tolerável em nenhuma escala. Se o relógio pode atrasar, pode adiantar também. Então o preferível é deixar ele adiantando, na média das marchas. Se fôr necessário deixar uma posição com marcha negativa, para efeitos de compensação, tudo bem.

Além disso, o mais importante é saber de que máquina estamos falando! Se for da década e 60, não tem mais balanço bimetálico e desse modo não há motivo para a tolerância ser diferente do que a de um relógio de pulso. Pelo contrário, deveria se menor a tolerância pois estamos falando de um relógio com balanço maior, mais estável, e menos sujeito a demonstrar erros de isocronismo. Sem falar na qualidade da própria máquina. Varia muito.

Por exemplo, se falarmos de um bicho da década de 1910, com balanço bimetálico (obviamente), escapamento de cilindro, mexido por uns 10 açougueiros diferentes durante seu século de vida, +30s/dia é um recorde!

Resumindo: década de 1960, suponho máquina bem moderna, balanço monometálico. Média de +15s/dia está bom para qualquer qualidade.

Abraços!

Adriano

Pandolfi

Caros amigos, só tenho relógios de bolso, com exceção de um Longines de pulso recentemente adquirido.
Todos estão certos quanto ao atraso, mas o Adriano falou em +-15s/dia, acho este atraso bem mais tolerável, pois no segundo dia são 30s, no terceiro dia, 45s e no quarto dia um minuto.
Forte abraço.
Pandolfi

Mauro

Amigos,

Levando em considerações o que o Alberto e o Adriano comentaram, vejamos o seguinte.

Tudo vai depender da condição do mecanismo, se o movimento foi bem judiado, ai fica mais dificil ter um melhor resultado,

Podemos levar em consideração que faremos um equilibrio dinâmico e o movimento fica com uma média de 10s/dia nas 3 posições, mais se usado no dia a dia pode aumentar ou diminuir até.

Então geralmente se coloca a média com ele estavel e mostrador acima, entre 10 a 15s/dia está ótimo, e como falou o Adriano , se for cilindro ai complica mais.

Abs,

Mauro

Daniel

Olá !!

Acredito que cada um é mais ou menos "sensível" a variações em relógios, eu por exemplo era muito chato em relação a isso, sempre ficava medindo para ver as variações, principamente depois de revisões. E de vez em quando, levava ao relojoeiro para um ajuste, para ver se era possível " tirar a diferença " .

Até que um dia, lendo uma Seleções do Readers Digest, vi uma matéria chamada : " Você é Neurótico ? " e descobri que estava ficando neurótico com isso de ficar medindo variações !!!  :P :P !!! e nem estava percebendo !! rsrsrs.

Agora é o seguinte !! veio da revisão, e numa semana ( 7 dias ) ele adianta,  1 minuto ou até 2 ( no máximo, e falando somente dos vintages ) ! está louco de bom. Acredito que ninguem vai perder um compromisso ou coisa parecida com uma variação desta. Senão  .... fica neurótico !!  ;D ;D ;D porque o que fazer ?? o relógio está revisado !  o profissional que revisou é de confiança e altamente qualificado e o relógio não fica com precisão absoluta ....  ???

Então com isso o relógio estando dentro do razóavel  (este razóavel é variável entre nós ) aceite ! e saiba conviver com as diferenças !!  :D :D

abraços,

Daniel

sat

A pergunta que não quer calar: a precisão dos relógios de bolso é menor do que a dos relógios de pulso?
Abraços,

SANDRO

igorschutz

De forma alguma.
Aliás, costuma ser melhor, pelos motivos já expostos na mensagem acima do Adriano.

Abraços,

Igor
Opinião é como bunda: todos têm a sua. Você dá se quiser.
Opinião é como bunda: você dá a sua e eu meto o pau.

NÃO ACREDITE NO QUE 'FALAM' AQUI, ESTUDE BEM E TIRE SUAS PRÓPRIAS CONCLUSÕES

Alberto Ferreira

Salve, amigos!

Como foi sugerido, eu também acho que estas postagens do nosso amigo Douglas contribuem para o entendimento da coisa,...

Por isso, eu estou tomando a liberdade de "replicá-las" aqui.

< QUOTE >
Mensagem de Gravina em 14-05-09.

Não é uma propaganda, mas o Certificado de um relógio de coleção!
Interessante os dizeres do verso! (grifos meus)

Calibre 351 de 1949.................o 352 é igual, mas com boletim de marcha (este equipou o primeiro Constellation em 1952)

Abs

Gravina

Mensagem em 15/05/09.

Creio que a informação oficial de época (1949), sirva também para o tópico "Qual o atraso aceitável para um relógio de bolso' ;)...............é não é de qualquer manufatura, é da Omega........(premiada várias vezes)

Abs

Gravina

<UNQUOTE >

Abraços a todos!
8)