Menu principal

Maquina de ultrasom certo ou errado ? para limpeza dos relógios

Iniciado por Felipejunior, 17 Novembro 2013 às 18:36:10

tópico anterior - próximo tópico

Felipejunior

Olá amigo

Comprei uma maquina dessas para fazer a limpeza dos meus relógios , gostaria de saber se dá certo a limpeza

Adriano

Claro, é essencial para uma boa limpeza de todos os componentes, MAS tudo depende de como usar.

Nem todas as peças pode ir no ultrassom sob o risco de danificá-las, e óbvio, estamos falando de tudo desmontado.

Estou falando isso porque já vi nego dizer aqui que podia jogar o relógio todo dentro do ultrassom para lavar...

Abraços!

Adriano

Felipejunior

Eu pensei em  colocar o relógio inteiro nela e ligar !!!    Para uma limpeza externa .

Obrigado pela informação

flávio

Eu já vi relojoeiros limpando braceletes em máquinas ultra som mas... O questionamento é interessante, se colocar o relógio inteiro dentro do aparelho tem perigo de entrar água pela vibração do sistema?

E já que tocou no assunto Adriano, numa autorizada o ultra som é usado como? E onde não pode ser usado? Eu achei que tudo pudesse ser lavado em máquinas ultra som! Aliás, acho aquele sistema de chacoalhar as peças em "redinhas" metálicas (o padrão de toda relojoaria) algo tosco demais! Sempre pensei assim: "não é possível que não inventaram algo menos tosco do que isso..."

Flávio

Adriano

Jogar relógio todo, jamais. As máquina de lavar, aquelas das redinhas, possuem ultrassom integrado. Chacoalhar as peças como numa máquina de lavar roupas ainda é o método mais eficiente. E não tem jeito: a sequência de banhos é o grande segredo para deixar a sujeira para trás. O ultrassom apenas ajuda a desencrustar mais sujeira. Balanço completo e âncora não é legal lavar no ultrassom.

E usa-se outro ultrassom, com aquecimento, para lavar caixas e braceletes depois do polimento para soltar a massa, ou para uma limpeza (mesmo que não passe por polimento).

Abraços!

Adriano

paulorocha

Adriano, para uso não profissional, caso dos colegas que fazem as próprias limpezas (me incluo na categoria), pode-se utilizar um destes?

Link para o site de leilões editado pelo moderador (*)

(*) Alberto Ferreira - Equipe de Moderação
Um grande abraço

Paulo Rocha

Adriano

Pode tranquilo! Esses apenas são aparelhos com menor capacidade na cuba e menos robustos, mas funcionam do mesmo jeito. Apenas diferem dos de uso profissional pelo volume da cuba, o poder de aquecimento e a robustez da construção. Os profissionais são projetados para aguentar mais tempo ligado, e para terem partes externas resistentes à corrosão (normalmente, tudo em inox).

Abraços!

Adriano