Menu principal

Dicionário de Complicações

Iniciado por JotaA, 28 Abril 2009 às 13:53:22

tópico anterior - próximo tópico

HumbertoReis

R$1.400.000?

Não sei se o compro agora ou se espero passar o surto de gripe suína, pra pegá-lo pessoalmente na Suiça...

FALCO

FRM: contra argumentos, não há fatos !!!

O Cara

Um abraço
Fábio

FALCO

Citação de: O Cara online 03 Maio 2009 às 22:53:54
Citação de: broker online 03 Maio 2009 às 20:34:51
Minute Repeater

http://www.youtube.com/watch?v=Qpt_0bNpKK8

Bacana, mas dá pra expilcar o que significam as batidas, fiquei boiando.

Sao tres conjuntos de sons, as 9 primeiras batidas representam as horas, as 3 proximas representam quartos de hora e as 13 batidas seguintes os minutos a serem somado aos quartos de hora. Somando tudo 9 horas + 45 minutos + 13 minutos = 9:58.

O Cara

Valeu pela Explanação Broker,
eu desconfiei que fosse isso, mas imaginei que 9:58 seriam 9 batidas + 5 batidas + 8 batidas, porém quando ouvi 13 batidas no final enrolou o meio de campo (pois pela minha explicação só poderiam ter no máximo 9 batidas no final).

Obrigado.

Um abraço
Fábio

Alberto Ferreira

Salve, amigos!

Pois é,...
Mas, talvez seja conveniente entendermos um pouco melhor as "definições" de Pequena Soneria ("Petite Sonnerie") e Grande Soneria ("Grande Sonnerie", em francês).

PETITE SONNERIE.
"Watch that strikes the hours and quarters in passing without repeating the hours at each quarter.
The hour and quarter strikes can be repeated on demand if the subsidiary seconds are coupled to a striking mechanism."

Fonte: http://www.hautehorlogerie.org/en/encyclopaedia/glossary/petite-sonnerie.html

Tradução livre.
"(Dito do) relógio que bate as horas e os quartos de hora em cada passada, sem repetir a hora a cada quarto.
As batidas de hora e quartos de hora podem ser repetidas se solicitadas, caso o "segundeiro descentralizado" – também chamado de "Petite Seconde" – o segundeiro em que o eixo do ponteiro não é concêntrico com o dos ponteiros de horas e minutos (neste caso chamadode  "segundeiro central") esteja acoplado a um mecanismo de percussão (para a emissão do som)."

GRANDE SONNERIE.
"Watch that strikes the hours and quarters in passing and repeats the hour at each quarter.
The hour and quarter strikes can be repeated on demand.
Certain Grande Sonnerie mechanisms are combined with a minute-repeater which repeats hours, quarters and minutes on demand."

Fonte: http://www.hautehorlogerie.org/spip.php?page=article&id_article=1529

Tradução livre.
"(Dito do) relógio que bate as hora e repete a hora e os quartos de hora a cada quarto.
As horas e os quartos de hora podem ser repetidos sempre que solicitado.
Certos mecanismos "Grande Sonnerie" são combinados com a repetição de minutos, que repete horas, quartos de hora e minutos quando solicitados."

Vejam uma Grande Soneria" em ação.

http://www.youtube.com/watch?v=TgYhitp2icQ

Bem, amigos, eu espero ter ajudado.
E, infelizmente,...  :-\

A locução do filminho é muito boa, ela explica muita coisa, ajustes dos tons (notas) musicais, etc,...

Mas,...
Pardon my english,...
;)  :-\

Um grande abraço a todos!
8)

PS:
Vocês sentiram a emoção do relojoeiro?
A paixão de quem trabalha, dias (ele disse, e eu repito DIAS!) para ajustar uma "simples" peça, responsável por uma "simples" nota?

Complicado,... Não?
;)

E o "preço" disso?
;)

Pois é,....
8)

O Cara

Obrigado pela explicação e tradução Alberto. Contribuiu bastante.
Um abraço
Fábio

Atalo

Amigos,

Este tópico tem tudo para se tornar um dos clássicos. Que tal se o transformarmos numa espécie de Watchpedia? Postamos uma lista de complicações e quem tiver informações a respeito vai complementando.
Que acham da idéia?

Vou começar com as que eu conheço, pelo menos de nome e vamos complementando as informações, do tipo: o que são, como funcionam....

•   Calendário e Datador
•   Calendário Anual
•   Calendário Perpétuo
•   Fases da Lua
•   Cronógrafo: Split-second, Fly-back, Rattrapante
•   Règulateur
•   GMT – Dual Time
•   Hora Mundial
•   Equação do Tempo
•   Reserva de Marcha
•   Retrógrado
•   Horas saltantes
•   Turbilhão
•   Soneria

Grande abraço a todos.
Átalo
:D :D :D :D :D :D

FALCO

Não sei se este é o tópico ideal para postar este video, mas vai lá:

http://www.breitling.com/service-chrono/

Robson

Não sei se pode ser considerada uma complicação, mas tem a função que imobiliza o segundeiro em rellógios mecânicos, que é muito útil por sinal.
"Aprenda a suportar o desconforto e a fadiga sem queixar-se e seja moderado em suas necessidades."

igorschutz

Citação de: Robson online 10 Maio 2009 às 03:57:56
Não sei se pode ser considerada uma complicação, mas tem a função que imobiliza o segundeiro em rellógios mecânicos, que é muito útil por sinal.

Essa função se chama "hack", ou, de acordo com alguns vendedores do ML, "parada da agulha".
Não pode ser considerada uma complicação, mas realmente é das coisas mais úteis num relógio.

Abraços,

Igor
Opinião é como bunda: todos têm a sua. Você dá se quiser.
Opinião é como bunda: você dá a sua e eu meto o pau.

NÃO ACREDITE NO QUE 'FALAM' AQUI, ESTUDE BEM E TIRE SUAS PRÓPRIAS CONCLUSÕES

betampex

JotaA,  :D

Parabéns ! Excelente tópico !

Abs

Paulo ;)

FALCO

Citação de: igorschutz online 10 Maio 2009 às 13:45:51
Citação de: Robson online 10 Maio 2009 às 03:57:56
Essa função se chama "hack", ou, de acordo com alguns vendedores do ML, "parada da agulha".
Não pode ser considerada uma complicação, mas realmente é das coisas mais úteis num relógio.
Abraços,Igor

Outra função legal que existe envolvendo os segundos (seu ponteiro) é o "reset function" ou "Nullstellfunktion" :o
Um botão que joga o ponteiro dos segundos automaticamente para o "00" com intenção de sincronizar com algo.
Esta função pode ser vista no excelente calibre 100 da "Glashütte Original" encontrado nos "Senator Navigator"

Calibre 100:

Senator Navigator Panorama Date - o botão de "reset" pode ser observado na parte inferior esquerda

Senator Navigator Automatic - o botão de "reset" pode ser observado na parte inferior esquerda

Alberto Ferreira

Salve!

Legal, Fernando!
Essa função, embora "pouco comum", é mesmo muito útil.

Grato por compartilhar a informação.

Alguém sabe como seria o nome específico da função em francês?

Aliás, eu não sei se há um nome específico ou se devemos usar o "retour en vol" (fly-back) mesmo.  ::)

Abraços!
8)

Alberto

Atalo

Pessoal,
Vcs viram a novidade da Chronoswiss na Revista Pulso deste mes?
Abraços
Atalo

FALCO

Citação de: Alberto Ferreira online 10 Maio 2009 às 18:08:07...Alguém sabe como seria o nome específico da função em francês?
Aliás, eu não sei se há um nome específico ou se devemos usar o "retour en vol" (fly-back) mesmo.  ::)...

A Glashütte Original chama de "function de remise à zero", o que está mais para tradução que para outra coisa...

ACPavanato

Citação de: Atalo online 12 Maio 2009 às 09:52:00
Pessoal,
Vcs viram a novidade da Chronoswiss na Revista Pulso deste mes?
Abraços
Atalo

Olá Atalo, vi sim e achei muito interessante a matéria e também o relógio!  ;)

Inclusive a matéria é assinada pelo amigo nosso aqui do Fórum, o César Rovel - Parabéns César!  :D

Abraços!

ACPavanato