Menu principal

Relógio de Bolso Fico - movimento.

Iniciado por jothata, 17 Maio 2009 às 14:01:14

tópico anterior - próximo tópico

jothata

Me foi oferecido um relogio de bolso Fico com o movimento da foto, tenho um igual só que o movimento assinado Prima, pergunto aos mestres entendidos ....será uma adaptacao ou saiu tambem com este movimento?

Grt/Thadeu

Gravina

Oi amigo Thadeu,

Depois de passado 90 dias de coleção, posso ao menos tecer um comentário!!!

Nunca vi!!!! (isso não quer dizer muita coisa, pois a cada dia que passa vejo algo que não conhecia dantes ;D)

Observe a fixação da máquina à caixa ;)

Abração

Gravina

igorschutz

Thadeu,

Não sei dizer se o movimento pertence ao relógio, mas sei dizer que está faltando o "pescoço de cisne" no microregulador, ou seja, esta máquina já passou pelas mãos de algum carniceiro. :(

Abraços,

Igor
Opinião é como bunda: todos têm a sua. Você dá se quiser.
Opinião é como bunda: você dá a sua e eu meto o pau.

NÃO ACREDITE NO QUE 'FALAM' AQUI, ESTUDE BEM E TIRE SUAS PRÓPRIAS CONCLUSÕES

sat

Engraçado. Já vi vários desses e nunca reparei no movimento. Era uma época que não me interessava por relógios antigos.
Abraços,

SANDRO

Gravina

Observando melhor, até que este movimento postado pelo Thadeu poderia ser um anterior ao Chronometre Prima (mera questão de desenho - platina.etc..)...............porém este espaço existente entre a caixa e o movimento (assinalado em vermelho), deixa-me dúvidas

Muito bem observado pelo Igor a falta do pescoço de cisne...........que existiu um dia neste movimento postado pelo Thadeu
Falta-me um parafuso de fixação :'(

Abs

Gravina

Ps. Não devemos esquecer que é um Ebauche

jothata

Agradeco aos amigos as informacoes, acabei abrindo mao do relogio, uma vez que nao consegui atestar a originaliade do mesmo.

Grato/Thadeu

TempusVivendi

Pessoal,

Vou dar meu pitaco nesse tópico.
Achei intrigante essa não assinada nesse relógio.

Percebam os detalhes nas fotos que o Gravina postou.
O com maquina Prima está faltando um parafuso, acho que de proposito para analise.
E todo parafuso de fixação de um relógio deixa sua assinatura na caixa.

No outro não existem marcas de fixação da maquina na caixa daí vem 2 hipóteses a serem analisadas.
1- Maquina trocada e por uma incrivel coincidencia os parafusos de fixação estão na mesma posição da maquina original.
2- A maquina é original e originalmente havia um anel entre a maquina e a caixa e algum açougueiro perdeu.

A história desses relógios é nebulosa, foi um relógio encomendado para comemorar os 100 anos de independência do Brasil e ficou conhecido como relógio do Fico. Isso porque está escrito Fico no pescoço do relógio e se refere ao dia do Fico.

Esse relógio fez muito sucesso em sua época, eu tenho um NOS. Meu pai ganhou do padrinho no batizado em 1922, nunca usou e agora é meu.

Em todos esses anos tirando 2 um com maquina Cyma e esse agora da foto eu só tinha visto com máquina Prima.

Voltando ao relógio como não existem outras marcas de parafusos na caixa eu diria que essa maquina é original do relógio, mas falta um aro interno.

Paulo

Alberto Ferreira

Salve, amigos!

Essa "dica" do Paulo, de "ler" as marcas dos parafusos (feitas pelos originais) na caixa, é muito importante.
Sempre.

Não tem erro.
Seja com um aro perdido ou não (que também me pareceu ser o caso em pauta), se aparecerem (na caixa), em outra localização, as marcas feitas pelos parafusos de fixação, é porque ou o movimento ou a caixa foram "descasados" por alguém, e depois contraíram novo "matrimônio".
;)

Agora, uma pergunta?
Para efeitos "didáticos"...
Alguém teria uma foto, de um movimento igual ao analisado, com o seu "pescoço de cisne" original?

Abraços a todos!

Gravina

Citação de: Alberto Ferreira online 19 Maio 2009 às 12:21:43
Salve, amigos!

Agora, uma pergunta?
Para efeitos "didáticos"...
Alguém teria uma foto, de um movimento igual ao analisado, com o seu "pescoço de cisne" original?

Abraços a todos!

Oi Alberto,

Igual ao analisado, não.....
Mas para fins didáticos, até para o caso de algum companheiro não saber o que é esse troço com nome engraçado (Pescoço de Cisne)

Abs

Gravina