Menu principal

Origem do mostrador "California"??

Iniciado por Adriano, 02 Junho 2009 às 11:57:12

tópico anterior - próximo tópico

Adriano

Salve! Alguém sabe dizer qual a origem desse tal tipo de mostrador? Fala-se tanto, todo mundo acha bacana, embora eu nunca tenha entendido qual é a graça. Sei que é coisa lá da década de 1930 ou 1940... Mas era só uma moda ou tem alguma razão de ser? Alguma lógica, algo assim? Alguma coisa a ver com o subconsciente, lado direito ou esquerdo do cérebro, alguma viagem assim? Estou perguntando porque já cansei de tentar entender a lógica disso e nunca cheguei a conclusão nenhuma.

Para quem não sabe, mostrador "California" são aqueles que possuem números romanos na metade superior e arábicos na inferior.

Abraços!

Adriano

igorschutz

Segundo este link, o termo "California dial" começou a ser usado nos anos 80, quando uma empresa californiana passou a refazer vários mostradores nesta configuração.

Obviamente este tipo de mostrador existia antes, mas não eram denominados assim.

Abraço,

Igor
Opinião é como bunda: todos têm a sua. Você dá se quiser.
Opinião é como bunda: você dá a sua e eu meto o pau.

NÃO ACREDITE NO QUE 'FALAM' AQUI, ESTUDE BEM E TIRE SUAS PRÓPRIAS CONCLUSÕES

rlessa

Foi o que achei na wikipedia tambem...

In watch-making, or horology, a California dial refers to a clock face that consists of half Arabic (usually 10 o'clock to 2 o'clock) and half Roman numerals (usually 8 o'clock to 4 o'clock). Sometimes the hours of 3, 6, and 9 are replaced with a dash instead of a numeral and an inverted triangle in place of the 12. The use of this dial style dates back to the 1930s, for example in early Rolexes, Marina Militare and Kampfschwimmer diver's watches. A number of Rolexes were refurbished by a company based in California using this style of dial, and resulting in the name "California dial".