Menu principal

Dúvida técnica III

Iniciado por mpbum, 09 Junho 2009 às 16:35:19

tópico anterior - próximo tópico

mpbum

Qual o melhor carregamento para um relógio automático se é que existe um que seja: o unidirecional ou o bi-direcional? Se um for melhor que o outro pq as marcas optam pelo outro? Questões de custo?

flávio

Isso foi discutido há alguns anos e um estudo foi postado, não sei onde, a respeito, dando vantagem aos unidirecionais, pela falta de "lag" entre a reversão do sistema bidirecional. Eu sinceramente, na época, não confiei muito nas explicações e achei uma generalização. Eu acredito que exitem bons projetos bidirecionais e maus projetos bidirecionais, sem contar que há relógios que funcionam melhor numa pessoa do que em outra.

A título de exemplo, citando bidirecionais, vejo questões paradoxais em relação a mim. Meu Swatch Irony possui carregamento perfeito, mesmo depois de 10 anos de uso (ainda é a versão com levees em rubi), bidirecional; já meu Omega Speedmaster auto e meu Avigation da Longines são horríveis, e o Longines foi recentemente revisado. Mudou o sistema? Peguemos outro sistema que não o de rodas reversas. O seiko fodidaço 7s26 sempre carregou muito bem no meu pulso, com sistema magic lever, já o Ebel Type E, com o mesmo sistema, não. Vá entender...

Ou seja, a resposta, para mim, ao contrário do tal texto que foi divulgado na net há alguns anos, seria: depende.

Flávio

mpbum

Grato pela resposta. Engraçado que na minha experiência de uso os Orient e os 2500 Co-axial são os que melhor funcionam. Tive um Seiko 7s36(será que este número está certo?) e era um dos mais complicados de carregar.