Menu principal

Pequeno Frankstein (1/2 Tissot - 1/2 Omega)

Iniciado por Fmassu, 19 Julho 2015 às 16:19:13

tópico anterior - próximo tópico

Fmassu

Máquina: Omega Swiss - 16 jewels - cal. 30 T2 SC /  9.45X.XXX, mecânica de corda manual;
Tampa: Modele+Depose / Omega - Fab.Suisse - Swiss*Made / 10.24X.XXX;
Mostrador: Tissot - Antimagnetique, numeração arábica de horas e 5 em 5 minutos/segundos;
Caixa: Sem assinatura, com 32 x 38 mm e pinos da pulseira fixos;
Pulseira: 18 mm, veio com uma pulseira de aço inox Beta, fabricada na ZFM, porém substitui por uma pulseira estilo militar de couro marrom Diloy de Lux;
Coroa: Sem assinatura, 6 mm de diametro;
Sinais notáveis: Um pequeno lascado na ponta da aba inferior esquerda; e um pouco de manchas e patina no mostrador.

Fotos:

Identificação:
O primeiro desafio foi datar a máquina, no site www.ranfft.de encontrei um Cal. 30T2SC SN 10.40X.XXX datado em 1945 e um Cal.30T1SC SN 9.21X.XXX datado em 1940. Por interpolação cheguei a uma data aproximada de 1941. Com esta data na mão, comecei a procurar Omegas com esta maquina, encontrei em http://www.darlor-watch.com/omega_watches_6.html sob o título: OMEGA MILITARY STYLE BLACK DIAL WRIST WATCH 1942, um com maquina SN 9.48X.XXX e Caixa SN 10.22X.XXX e datado de 1942. Isto sem contar diversas outras fontes que o coloca entre 1941 e 1943, creio que a máquina em questão refere-se a um Omega produzido em 1942.

Ao restringir a busca a um calibre específico e um intervalo curto, encontrei duas referências interessantes:

A primeira num site da República Tcheca (http://www.antik-hodinky.cz/naramkove-ocelove-hodinky-chronometer-omega-c-30-sc-t2), cujo relógio me surpreendeu, por conta dos ponteiros serem idênticos, inclusive o de segundo, contudo a tampa da caixa é significativamente distinta. Creio que o modelo deste seria o Omega CK2242 (ou CK2244);

Em outro site (http://omega-chronometers.blogspot.com.br/2010/03/air-chronometer-omega-2292-30-t2-sc.html) eu encontrei o Omega CK2292 (modelo produzido para a RAF em 1942), com ponteiro de minuto, tampa e caixa semelhantes.

Por outro lado, encontrei no Ebay um relógio Tissot com mostrador semelhante, também datado dos anos 40 (Com uma máquina Tissot SN 1.35X.XXX, o mesmo seria de 1943).

Em suma, o relógio é do período de 1941 a 1943, sendo a maquina, tampa e ponteiros da Omega; Mostrador da Tissot. A caixa por sua vez não sei precisar.

Alberto Ferreira

Boa tarde!

Muito interessante, tanto o tema quanto as suas pesquisas, Fmassu!
Grato por compartilhá-las conosco.

Bem,...
Eu não sei se o objetivo do seu tópico seria apenas informativo ou se você pretende abrir um "canal" para possíveis contribuições e debates, mas tanto em uma hipótese quanto na outra, como "vintageiro" assumido, no momento eu apenas teria o seguinte a dizer.

- Nada a contestar, as suas pesquisas me parecem consistentes.

- Infelizmente, e eu tenho certeza que você sabe disso, nem sempre as nossas pesquisas nos levam a um término (ou definição) incontestável. Mais ainda quando baseadas (apenas) em informações da NET.
Pena que assim seja, mas é a pura realidade.  :(

- Por outro lado, nada a desanimar, pois parte do "processo", talvez a maior e a mais interessante, é a pesquisa em si, o estudo da história do relógio.

Um grande abraço e vamos ver se alguém que saiba mais que nós pode contribuir.  8)
Se este for o seu objetivo, mostre aqui fotos do movimento e do interior da tampa.

Alberto

Fmassu

Boa noite,

Alberto Ferreira, confesso que a principio ia postar as fotos, pois um colega do fórum as pediu, nisso pensei que deveria colocar o que havia descoberto sobre o mesmo.

Não me preocupei muito em pedir informações, pois se trata de um relógio da década de 1940, um Tissot/Omega, creio que qualquer um por aqui que souber algo, dificilmente perderia a oportunidade de falar sobre.

Comecei a estudar um pouco sobre relógios a duas ou três semanas, a biblioteca esta bem restrita ainda, se bem que tive muita sorte de encontrar o "Tissot: 150 Years of History, 1853-2003" em um sebo por 40 reais, um belíssimo livro, com o bônus das tabelas no final do mesmo que são absolutamente perfeitas (Número de séries por ano de fabricação; isso além de uma planilha com todas as características, período de fabricação, fabricante de cada movimento utilizado pela Tissot entre 1853 a 2003.

Por outro lado, a internet me parece imbatível no aspecto visual, a capacidade de buscar fotos para comparar é formidável.

Segue algumas fotos da máquina e da tampa, coloquei-as em tamanho maior que as do exterior, o motivo é óbvio, não é?

Fotos: