Menu principal

Vídeo: manufatura de um Grand Seiko

Iniciado por admin, 21 Julho 2015 às 11:39:35

tópico anterior - próximo tópico

flávio

Pelo que pude perceber no rápido vídeo, a construção das peças é bastante automatizada, o que também é a tônica na indústria suíça. No entanto, a montagem parece ser completamente manual e feita por apenas um relojoeiro para cada relógio, inclusive espiral e balanço, o que não é a tônica na indústria suíça, pelo menos não nas de nível médio. Do ponto de vista de qualidade, eu sinceramente não sei se a montagem completa de cada relógio por apenas um relojoeiro melhora o produto, uma vez que tarefas simples repetidas por uma pessoa tendem a ser mais eficazes. No entanto, um relojoeiro que monta tudo de uma vez consegue ter uma visão global do produto e, quiçá, até mesmo detectar erros. A título de exemplo, na Lange cada relojoeiro monta apenas um relógio de cada vez e, pior, depois de testado, o desmonta e o remonta novamente.

O vídeo:

Flávio

GuilhermeAzeredo

Antes de mais nada, quero deixar claro que sou um grande fã da Seiko, ainda mais da GS, sendo uma de minhas manufaturas preferidas, mas, Flávio, sua baixa produção, o que lhe daria uma vantagem pela exclusividade, talvez não se justificaria, em partes, pela baixa demanda mundial de GS's. Por outra via, não seria possível a sua produção massificada sem detrimento de sua renomada qualidade?

Penso que não exista uma diferença tão abismal entre um GS e um Rolex ou Omega, ou mesmo um JLC de entrada. Apesar de nunca ter pego um nas mãos e olhado de perto :-\

Abração!!

flávio

A GS passou a vender seus produtos no mercado internacional há poucos anos, menos do que 5, justamente porque esta só era reconhecida como algo de luxo no Japão. Com a profusão de sites como o FRM e, claro, o enaltecimento da marca por conhecedores, eles passaram a buscar outros mercados.

Mas não acredito que a produção vá aumentar. A GS fabrica 30 mil relógios por ano, em todos os estúdios (incluídos aí estão, portanto, todos os modelos a quartz, spring drive e Credor). Exclusivamente mecânicos, são apenas 9 mil, o que faz do GS um dos relógios mais exclusivos do mercado. No entanto, o preço cobrado por eles é médio e, na minha singela opinião, justo. É que costumamos indicar como parâmetro de preços da GS o modelo 36000, que custa cerca de 6 mil dólares, mas a média dos seus produtos gira em torno de 4 mil.

E sim, do ponto de vista técnico não vejo muitas diferenças entre um GS e outros relógios de "preço médio", como Rolex e Omega. É certo, citando a Omega, por exemplo, que os movimentos GS tendem a ser mais "tradicionais" (por mais paradoxal que isso seja...). No entanto, como a Seiko fabrica tudo em casa, eles conseguem jogar grandes sacadas mecânicas no interior dos seus relógios, como ligas proprietárias para produção de molas e técnicas de construção (a roda de escape é um exemplo).

Mas a filosofia do japonês tende a ser muito "germânica" em seus produtos, com a "forma seguindo a função". Eles querem fazer um produto que voe abaixo do radar, não estoure tanto o orçamento, bem feito, mas sem muita frescura. E acho que seguem tal filosofia nos GS.

Flávio

shun

Obrigado por compartilhar! Ainda nao tinha visto!

A musica eu achei meio dispensável! De resto show de bola!  :-* :-* :-*

GuilhermeAzeredo

http://www.ablogtowatch.com/love-grand-seiko-timeless-luxury-watches-explains/

Show de máquina mesmo!! Acho muito legal o acabamento das pontes, mesmo não sendo manuais, eles conseguem deixar muito bem feito :o

Abraços!

heracles

Esse eu não tinha visto, bacana.
mais legal ainda o micrômetro, enorme... :-*

Heracles

Il capo

Japonês quando quer fazer bem feito, e sempre querem, são um show.
Acho os GS um tesão
"Resisto a tudo, menos às tentações."

paulo abib

ESPETÁCULO, é a melhor palavra que encontrei..!!!

Paulo Sergio

Teria o endereço eletrônico do vídeo?
Obrigado!
Abraço
Paulo Sergio
Abraço
Paulo Sergio

shun

Paulo Sergio

Obrigado amigo!!!  ;) ;) ;)
Abraço
Paulo Sergio