Menu principal

A tecnologia já pôs fim à antiga manufatura?

Iniciado por mpbum, 30 Junho 2009 às 23:49:43

tópico anterior - próximo tópico

mpbum

Texto extraído da Revista Pulso, n.º 62, página 72. Entrevista concedida por Vianney Halter, dono da Janvier S/A, relojoaria independente Suíça:
Pergunta: Como vc consegue ter essa visão e inspiração para criar novos movimentos e caixas para seus relógios?
Resposta: O processo de criação é longo e difícil. Tenho de desenhar  minhas próprias máquinas e programas de software de CAD/CAM para construir meus calibres, uma vez que minhas criações são únicas e não existem exemplos anteriores(...)
Software, CAD/CAM? Seria um tiro no coração dos puristas? A inferioridade dos modelos a quartzo pela utilização de tecnologia não estaria sendo apenas um mito?
Dá para depreender que os movimentos mecânicos são montados a mão mas criados por computação gráfica(como na concepção e montagem de veículos, em que boa parte é manual e boa parte realizada por máquinas)?
Abraço a todos.

- STR -

Grande Augusto...

isso vem de encontro àquela conversa que tivemos em nosso encontro no escritório do amigo Pandolfi... a prancheta, régua T, lápis, borracha e muito cálculo a mão já acabou... querendo ou não existe muita tecnologia envolvida, tanto no projeto quando nos materiais..

Grande abraço

Rodrigo ;D

"O mundo não está ameaçado pelas pessoas más, mas sim por àquelas que permitem a maldade." - Albert Einstein

Adriano

Penso que o computador é apenas a ferramenta, tanto quanto o papel e o lápis. Não cria nem desenvolve nada. Apenas facilita para o criador o processo de passar sua idéia para um modelo final de produção. Quem cria é quem está por trás do teclado. Sem talento, conhecimento e outras coisas, pode-se ter o melhor computador e o melhor software, que o resultado será medíocre. Falo isso com a palavra de quem viveu e conviveu por vários anos com arquitetos.

Fiz uma pergunta sobre esse assunto pessoalmente para o mestre Kurt Klaus, da IWC, e sua resposta foi a de que o computador não cria nada. Ele é apenas uma ferramenta, uma ótima ferramenta aliás, que permitiu que se reduzisse o tempo de criação, eliminando a necessidade de protótipos toscos, em escala, que eram custosos e demorados (falamos especificamente de complicações). O computador permite a produção de protótipos praticamente idênticos ao produto final, com perfeita compatibilidade de peças, entre outras vantagens.

A manufatura não deixou de ser tradicional por causa disso e creio que a própria IWC é uma prova disso. Sem a cabeça de um gênio como Kurt Klaus, eles não teriam os complicados que têm hoje, com ou sem computadores e softwares de última geração.

Abraços!

Adriano

- STR -

Concordo plenamente Adriano...
Da mesma forma a criação do Relógio Quartz, digitais, Kinetics... eco-drives, também dependeu de pesquisa e conhecimento... e utilizou o computador como ferramenta....

O que quis dizer é que muitas pessoas (não é o caso aqui do fórum) são extremamente puristas... e de maneira nenhuma aceitam citações de relógios a quartz..digitais... enfim de relógios que não sejam estritamente mecânicos... e nos dá a impressão que esses relógios ainda são feitos em prancheta, lápis e a mão...

Eu em particular sou apaixonado por mecânicos... gosto dos Citizens... pois é o que eu tive contato na minha adolescência...

Grande abraço

Rodrigo ;D

"O mundo não está ameaçado pelas pessoas más, mas sim por àquelas que permitem a maldade." - Albert Einstein

FALCO

Citação de: Adriano online 01 Julho 2009 às 08:42:58Penso que o computador é apenas a ferramenta, tanto quanto o papel e o lápis. Não cria nem desenvolve nada. Apenas facilita para o criador o processo de passar sua idéia para um modelo final de produção. Quem cria é quem está por trás do teclado. Sem talento, conhecimento e outras coisas, pode-se ter o melhor computador e o melhor software, que o resultado será medíocre. Falo isso com a palavra de quem viveu e conviveu por vários anos com arquitetos...

Concordo 100%

Fugindo do tópico...
Eu gosto muito de: computadores, mecânica, trabalhos manuais e relógios.
Isto dito, imaginem se no futuro, se eu viver até lá (tenho +/- 35 anos), seja possível ter uma impressora capaz de "imprimir" (esculpir) em 3D em metal.
Eu poderia comprar um projeto pela Internet, comprar o metais na loja de "artesanato" e imprimir meu relógio em casa.
Se eu já me animo em montar um ETA 2801-2 do kit do Timezone Watch School, imagina um criação do zero (à partir do projeto)
Link do KIT: http://www.tztoolshop.com/page131.html

Imaginem o RM50 sendo uma compra conjunta de um "kit" de planos de um "super" relógio suiço com personalizações impensáveis hoje...

Acho que este dia não está perto, mas não está longe...
FRM: contra argumentos, não há fatos !!!

Pandolfi

É como disse o Adriano, citando o Klaus, hoje não se usa mais prancheta com desenhos feitos à mão, o CAD está aí pra isso mesmo.
Agora, o CAD só molda o que for inserido nele, ou seja, alí tem o cérebro humano.
Grande abraço.
Pandolfi

LUW

Pessoal, só um detalhe: NENHUM relógio moderno é feito a mão mais. Algumas marcas tem alguma porcentagem de trabalho manual na montagem do relógio, mas é só.
[ ]s
Luciano

- STR -

Assim...

de modo geral não vamos conseguir definir muita coisa com essa discussão, afinal de contas tudo vai partir do homem... foi ele quem fez o computador.. que é usado no projeto... ele que fez as ferramentas automatizadas que são utilizadas no processo... ele quem construiu os equipamentos CNC que são utilizados para usinagem de peças de precisão...

Bom... em linhas gerais... os relógios mecânicos ainda são montados pelo homem... mas muitas etapas de sua fabricação com certeza já estão automatizadas (creio eu) a parte de usinagem das platinas, de engrenagens... fabricação da corda...

Aquela coisa da velha lima.... e estamparia, torno manual, penso eu que praticamente não existe mais..

Penso que no fundo nos confundimos... entre manufatura e o que eu definiria como "relojaria artesanal" !!

Grande abraço

Rodrigo ;D

Robson xavier

Manufatura não é o que é feito com as mãos? 

Pois é, primeiro escrevíamos tudo à mão, depois veio a (já antiga) máquina de escrever, o que não acabou com o conteúdo de bons textos, e o que fazemos hoje no computador é exatamente o que fazíamos (nem todos) na máquina de escrever, digitar o que está na nossa cabeça... Fica claro que as tecnologias que vão evoluindo e se sucedendo servem apenas e unicamente como ferramentas para concretizar a criatividade humana.

A manufatura nunca vai acabar enquanto "colocarmos as mãos na massa" para pensar e criar.

No dia em que os computadores começarem a pensar e criar relógios sozinhos (e sabe mais lá o que!), lascou tudo...Corram para as montanhas!

Abraços a todos,

Robson Xavier.

FALCO

Citação de: Robson xavier online 01 Julho 2009 às 11:15:58...No dia em que os computadores começarem a pensar e criar relógios sozinhos (e sabe mais lá o que!)...

Isto já aconteceu, August 29th, 1997 at 2:14 a.m. Eastern time

flávio

Gente, para quem conhece um pouco, disse um pouco da história da relojoaria que, aliás, é meu foco de interesse (sobretudo relojoaria de precisão), sabe que os relojoeiros estilo Daniels, Dufour, etc, somente existiram na indústria (que nem indústria era), nos primórdios. E por primórdios estou falando século 16 no máximo. A regra sempre foi a subcontratação, de modo que nenhum relojoeiro fazia algo à mão do início até o fim. Isso é coisa mais moderna, acreditem se quiser. Se andarmos um pouco mais na história, século 18, veremos que nem mesmo os grandes fabricavam tudo, apenas projetavam e mesmo assim...Breguet por exemplo, se fabricou em sua vida do começo ao fim uns 100 relógios deve ser muito. Na verdade subcontratava tudo e usava ebauches de terceiros, de modo que a tal noção de manufatura, que na net começou com um ferrenho defensor, o Walt Odets (na época do Timezone), a bem da verdade, nunca existiu mesmo.

Máquina por máquina, estas também existiram e, claro, desde que a indústria surgiu como indústria, o neste ponto eu ressalto os americanos.

OU seja, não vejo problema algum em algo feito por cad. Os ajustes, a montagem (pelo menos nas boas fábricas) ainda é todo manual e, a graça que vejo no relógio mecânico não é nem o lance do ser ou não feito à mão, e sim a interação de um monte de componentes diminutos, onde tudo pode dar errado e, fantástico, não dá. Isso é o que me fascina.

Flávio

Robson xavier

Citação de: broker online 01 Julho 2009 às 12:08:51
Citação de: Robson xavier online 01 Julho 2009 às 11:15:58...No dia em que os computadores começarem a pensar e criar relógios sozinhos (e sabe mais lá o que!)...

Isto já aconteceu, August 29th, 1997 at 2:14 a.m. Eastern time

Boooa Broker, olha a SKYNET aí...

Adriano

Citação de: broker online 01 Julho 2009 às 09:56:13
Citação de: Adriano online 01 Julho 2009 às 08:42:58Penso que o computador é apenas a ferramenta, tanto quanto o papel e o lápis. Não cria nem desenvolve nada. Apenas facilita para o criador o processo de passar sua idéia para um modelo final de produção. Quem cria é quem está por trás do teclado. Sem talento, conhecimento e outras coisas, pode-se ter o melhor computador e o melhor software, que o resultado será medíocre. Falo isso com a palavra de quem viveu e conviveu por vários anos com arquitetos...

Concordo 100%

Fugindo do tópico...
Eu gosto muito de: computadores, mecânica, trabalhos manuais e relógios.
Isto dito, imaginem se no futuro, se eu viver até lá (tenho +/- 35 anos), seja possível ter uma impressora capaz de "imprimir" (esculpir) em 3D em metal.
Eu poderia comprar um projeto pela Internet, comprar o metais na loja de "artesanato" e imprimir meu relógio em casa.
Se eu já me animo em montar um ETA 2801-2 do kit do Timezone Watch School, imagina um criação do zero (à partir do projeto)
Link do KIT: http://www.tztoolshop.com/page131.html

Imaginem o RM50 sendo uma compra conjunta de um "kit" de planos de um "super" relógio suiço com personalizações impensáveis hoje...

Acho que este dia não está perto, mas não está longe...

Fernando, não sei se já teve a oportunidade, mas precisa ver as máquinas CNC de sei-lá-quantos eixos trabalhando, esculpindo caixas de relógios praticamente prontas a partir de blocos de aço. Uma atrás da outra. Coisa de louco! É praticamente uma impressora: conecta-se o cabo do notebook ou qualquer outro computador, transfere-se o arquivo vetorial do desenho (em formato .DXF, por exemplo), e é só ir tomar um café e um pão-de-queijo, que quando voltar tem uma caixa prontinha, que em muitos casos precisará somente de polimento para ser montada e vendida como um relógio!

Não querendo fugir do assunto, esse feitiço se virou contra os feiticeiros: foram-se os moldes tradicionais, e hoje são meros arquivos de computador. Pega-se uma peça original, escaneia-se com uma "caneta 3D", ou um escaner a laser, joga-se em um CAD, faz-se um ajuste aqui ou ali, e manda uma máquina dessa reproduzir a peça. Por isso hoje temos falsificações com um nível de perfeição tão alto.  :-[

Abraços!

Adriano

mpbum

O que eu procurei com esse post foi destacar que não se justifica mais o "ser purista" no tocante a relógios.
Claro que o CAD/CAM, o software, e tudo o mais foi criado e só funciona pelas mãos do homem.
E o relógio a QUARTZO tb. Mas já vi muitas pessoas, menos aqui no Fórum, diminuirem os relógios a quartzo sob essa falsa argumentação: concepção e montagem toda manufaturada da peça MECÂNICA. Então, apesar de preferir os mecânicos eu não posso aceitar a diminuição dos modelos a quartzo sob argumentos não condizentes com a realidade.
Era apenas isso que eu queria demonstrar.
Abraço a todos.

LUW

Augusto, isso a que vc se refere é o meu maior problema com a maioria dos fóruns estrangeiros: um desdém palpável contra quartzos como se fossem menos sofisticados ::). E o pior é que a maioria da turma do quartzo-deus-me-livre usa relógios mecânicos de "tradicionais marcas suiças" que são 100% montados por máquinas.
[ ]s
Luciano

Adriano

Citação de: LUW online 01 Julho 2009 às 15:55:51
E o pior é que a maioria da turma do quartzo-deus-me-livre usa relógios mecânicos de "tradicionais marcas suiças" que são 100% montados por máquinas.

Totalmente verdade.

Abraços!

Adriano

FALCO

Citação de: Adriano online 01 Julho 2009 às 15:41:57
Citação de: broker online 01 Julho 2009 às 09:56:13
Citação de: Adriano online 01 Julho 2009 às 08:42:58...
...
Fernando, não sei se já teve a oportunidade, mas precisa ver as máquinas CNC de sei-lá-quantos eixos trabalhando, esculpindo caixas de relógios praticamente prontas a partir de blocos de aço. Uma atrás da outra. Coisa de louco! É praticamente uma impressora: conecta-se o cabo do notebook ou qualquer outro computador, transfere-se o arquivo vetorial do desenho (em formato .DXF, por exemplo), e é só ir tomar um café e um pão-de-queijo, que quando voltar tem uma caixa prontinha, que em muitos casos precisará somente de polimento para ser montada e vendida como um relógio!
...

Adriano, com peças tão pequenas nunca vi, mas já vi em peças grandes, pouco maiores que uma bola de futebol e o nível de precisão e acabamento, logo que sai da máquina são impressionantes...
O Igor falou uma vez algo muito inteligente sobre a ilusão que temos, consciente ou não, dos "velhinhos" na Suiça, de avental e lima na mão, montando relógios em um porão escuro à luz de velas...

Um dia ainda imprimo um perpetual fases da lua...