Menu principal

Bulova

Iniciado por LUW, 01 Julho 2009 às 12:55:24

tópico anterior - próximo tópico

LUW

Como disse em outro tópico, acabei de pegar meu Bulova (Marine Star SE-1108) da autorizada. Fazia tempo que não usava, primeiro porque acabou a pilha e segundo porque estava usando relógios mais práticos. E quando peguei-o me lembrei porque não gosto muito dele: o segundeiro só funciona se o cronômetro for acionado .

Por causa disso eu sempre usava com o cronômetro funcionado, para que pudesse ter a marcação dos segundos no mostrador principal, e não no mostrador inferior. Ele é relativamente velho (ganhei acho que em 97 ou 98), por isso não consegui achar referência online nenhuma quanto a ele. E por causa disso tenho uma dúvida: faz mal usar o cronógrafo constantemente assim?
???
[ ]s
Luciano

Adriano

A maioria discorda, mas minha opinião é não. No caso de um relógio a quartzo, o impacto é menor ainda. O máximo que acontecerá e aumentar o consumo da bateria, que durará algo em torno de 30 a 40% menos do que se deixasse o cronógrafo parado.

Com relação aos mecânicos, apesar de concordar que é um sistema projetado para ser utilizado eventualmente, ele não é subdimensionado por causa disso. Além disso, as pressões envolvidas nos eixos, especialmente no dos segundos centrais, ainda é bem pequena, mesmo sendo a roda mais solicitada. Seus eixos não são mais delicados do que seria o de uma quarta roda comum. Ele atende às mesmas exigências e é dimensionado de acordo com a pressão no local e a velocidade de giro. O acumulador de minutos sofre pressão desprezível e o mesmo vale para o acumulador de horas, cuja pressão é pequena e a velocidade é baixíssima. A lubrificação trabalha ali em um regime em que jamais existe contato direto entre as superfícies envolvidas.

Considerando o relógio em boas condições, não haverá no crono mais desgaste do que haveria no resto do relógio. Notaría-se algum problema depois de décadas sendo usado com crono ligado direto e sem revisão. Mas aí, o problema apareceria em todo o relógio.

Então minha opinião: quer usar o crono ligado, use. Esse negócio de acentuar desgaste, para mim, é neura. Lembrem-se apenas disso: as partes envolvidas em um cronógrafo não são subdimensionadas.

Abraços!

Adriano

LUW

Adriano, eu sempre pensei dessa forma, que se existe a complicação, o mecanismo foi projetado para que a complicação possa ser usada, por isso que sempre usei. Porém, obviamente que vai gastar mais energia. O problema é que depois que passei a freqüentar fóruns horlógicos, a neura reinante quanto a preservar o relógio (admito, contudo, que isso seja mais entre os automaticófilos), me fez pensar se realmente não haveria problema. Muito pouco provável na minha opinião por nesse caso se tratar de um quartzo, mas sempre é bom ouvir outras opiniões.
Obrigado por compartilhar a sua :).
[ ]s
Luciano

Adriano

Eu honestamente acho que há um exagero muito grande com preservação do relógio entre colecionadores, apreciadores e etc.

Não preciso provar para ninguém o quanto sou cuidadoso com meus relógios. Claro que sou! Mas vejo demonstrações de cuidados que passam do limite do "cuidar" e passam a ser uma neura. Muita gente aqui deve-se lembrar do velho, muito velho tópico, pre-histórico na verdade, sobre desregular ou quebrar o relógio ao bater palmas com ele. A recomendação era não bater palmas com relógios mecânicos no pulso, mas sim estalar os dedos...  :P
Isso é estágio avançado de transtorno-obsessivo-compulsivo!

Passei a ter uma noção diferente da resistência que os relógios de qualidade possuem, devido ao meu contato com relógios extremamente abusados, e como é incrível que eles funcionem, muitas vezes muito bem, depois de sofrerem tantos abusos. Abusos mesmo, sofrendo uso que passa de todos os limites decentes de cuidado com qualquer objeto.

Abraços!

Adriano

LUW

Citação de: Adriano online 01 Julho 2009 às 15:53:21...desregular ou quebrar o relógio ao bater palmas com ele. A recomendação era não bater palmas com relógios mecânicos no pulso, mas sim estalar os dedos...  :P

Vc está brincando, né?!? Não posso acreditar que tenha gente que pense isso!
[ ]s
Luciano

Cavaleiro

Tenho apenas um relógio chrono (um Tissot a quartz).
Sempre utilizei o cronógrafo ligado, pelo mesmo motivo que o amigo LUW.
Bem, tenho esse relógio há exatos 10 anos e o mesmo está funcionando perfeitamente.
Pergunta: todos os chronos são assim? Os segundos são sempre marcados em mostradores pequenos?
[]´s
Carlos Cavaleiro

igorschutz

Citação de: Cavaleiro online 01 Julho 2009 às 17:57:54
Pergunta: todos os chronos são assim? Os segundos são sempre marcados em mostradores pequenos?

Carlos,

Sim! Tanto nos cronógrafos mecânicos quanto nos quartzo.
Os segundos sempre são marcados nos acumuladores ("mostradores pequenos", como você diz).

Um abraço,

Igor
Opinião é como bunda: todos têm a sua. Você dá se quiser.
Opinião é como bunda: você dá a sua e eu meto o pau.

NÃO ACREDITE NO QUE 'FALAM' AQUI, ESTUDE BEM E TIRE SUAS PRÓPRIAS CONCLUSÕES

Cavaleiro

Claro, Igor, exatamente o que eu quiz dizer: acumuladores.  :-[  :-[  :-[
Aprendi mais uma!  :D
Valeu.

[]´s
Carlos Cavaleiro

Adriano

Amigo Igor, permita-me um comentário, que creio que vá concordar: entendo que nem todo sub-mostrador de um cronógrafo é um acumulador. Justamente o indicador de segundos (ou segundeiro) do relógio não é um acumulador, embora seja um sub-mostrador. Entendo como acumulador somente os que "acumulam" o tempo decorrido da medição do cronógrafo. Logo, Valjoux 7750 por exemplo possui 3 sub-mostradores, sendo 2 acumuladores (às 12h e às 6h) e um segundeiro (às 9h).

Além disso, já vi, não me lembro se era Citizen ou Seiko, um crono cujo ponteiro de segundos central era do relógio, e toda a função do crono ficava indicada em submostradores. Mas é um caso único, então considere-se na prática que todo crono realmente tem o segundeiro em um sub-mostrador.

Abraços!

Adriano

LUW

Pelo menos nesse meu Bulova não há "acúmulo" de tempo no sub-mostrador inferior quando se usa o cronógrafo, pois ele serve para medir 1/20 segundos (mas só no 1º minuto, depois ele zera e fica parado na posição 10 superior). Os outros dois sub-mostradores, um às 3 horas e o outro às 9 horas, esses sim acumulam tempo, em horas e minutos.

Uma pena, pois relógio para mim TEM DE TER segundos e data :(. E que chato isso que todos os cronógrafos são assim! Tinha esperança que apenas o meu modelo tivesse essa disposição. Bom saber para futuras compras.

PS: Vai me dizer que o Omega Speedmaster também é assim? ARGH!!!!
[ ]s
Luciano

Adriano

Citação de: LUW online 02 Julho 2009 às 08:49:27

PS: Vai me dizer que o Omega Speedmaster também é assim? ARGH!!!!

Todos, com exceção do X-33.

Mas por experiência própria, isso é algo que se acostuma. Depois, nem se dá mais bola para o ponteiro de segundos.

Abraços!

Adriano

LUW

Puxa que pena! :(
Eu não consigo me acostumar com a falta, pois por necessidade profissonal preciso ver os segundos passando.
[ ]s
Luciano

igorschutz

Citação de: Adriano online 02 Julho 2009 às 08:28:42
Amigo Igor, permita-me um comentário, que creio que vá concordar: entendo que nem todo sub-mostrador de um cronógrafo é um acumulador. Justamente o indicador de segundos (ou segundeiro) do relógio não é um acumulador, embora seja um sub-mostrador. Entendo como acumulador somente os que "acumulam" o tempo decorrido da medição do cronógrafo. Logo, Valjoux 7750 por exemplo possui 3 sub-mostradores, sendo 2 acumuladores (às 12h e às 6h) e um segundeiro (às 9h).

Está certíssimo!

É que eu chamo qualquer subdial de "acumulador", até o indicador de reserva de marcha...
Erro meu!

Um abraço,

Igor
Opinião é como bunda: todos têm a sua. Você dá se quiser.
Opinião é como bunda: você dá a sua e eu meto o pau.

NÃO ACREDITE NO QUE 'FALAM' AQUI, ESTUDE BEM E TIRE SUAS PRÓPRIAS CONCLUSÕES

Gravina

Citação de: igorschutz online 02 Julho 2009 às 10:17:28

Está certíssimo!

É que eu chamo qualquer subdial de "acumulador", até o indicador de reserva de marcha...
Erro meu!

Um abraço,

Igor

Apesar de concordar com o Adriano, não vejo como sendo um erro crasso  denominar de  "acumulador", ou ainda............. "contador (es)" ;).......inclusive para o segundeiro, afinal ele está contando algo, e por alguns instantes, acumulando informações também.

Abs

Gravina

paulorocha

Interessante... Eu tenho um Bulova Marine Star também, só que no meu o ponteiro central marca os segundos normalmente. Quando o crono é acionado, ele reseta o ponteiro para a posição zero e opera como um crono normal. Quando a função crono é desativada, o ponteiro central retorna a sua função normal de marcar os segundos. Com um detalhe: ele não perde o sincronismo, ou seja, o ponteiro retorna a posição correta de segundos que teria se o crono não tivesse sido acionado.

O mesmo acontece com o acerto do alarme: colocando a coroa na posição de acerto de alarme, os ponteiros de hora e minuto se movimentam para a posição previamente marcada e ficam aguardando a nova programação, que pode ser feita minuto a minuto ou de forma contínua. O ponteiro de segundos fica estacionado na posição zero. Voltando a coroa para a posição normal, os três ponteiros retornam automaticamente para as posições corretas.

Achei que todos os modelos da linha Marine Star fossem assim...

Um abraço
Um grande abraço

Paulo Rocha

Alberto Ferreira

Salve!

Bem,...
Pode ser uma questão de mera "semântica",...  ::)

Mas, para mim,...

Acumuladores são os tais "sub-dials" nos quais a informação pode ser "congelada" (totalizada, mantida estática) para uma conveniente leitura.

Abraços!
Alberto

LUW

Paulo, se o meu fosse assim ele passaria bem mais tempo no meu punho... :(

Alberto, por definição eu também considero acumulador como vc definiu. Se o tempo decorrido não fica "acumulado" lá, deixa de ser um acumulador e vira sub-dial ou sub-mostrador.
[ ]s
Luciano

Adriano

Citação de: igorschutz online 02 Julho 2009 às 10:17:28

Está certíssimo!

Erro meu!

Um abraço,

Igor

Mas eu sempre lembro desse detalhe porque quando escrevo é uma coisa, mas quando estou falando com alguém, acabo também erroneamente chamando tudo de acumulador, por hábito...  ::)  :-[

Abraços!

Adriano