Menu principal

Ajuda para identificar...

Iniciado por MAGB-ILHA, 25 Dezembro 2015 às 19:02:45

tópico anterior - próximo tópico

MAGB-ILHA

Prezados Confrades e Amigos,

Possuo um relógio Longines, herdado, da década de 1950, foi restaurado algumas vezes... Entretanto o mesmo é todo de ouro mas atrás onde vem o grau do ouro aparece uma figura que não sei identificar.
Pergunto aos mais experientes se alguém tem alguma ideia, pois não consegui localizar nada.
Desde já agradeço aos Confrades e Amigos.
Seguem as fotos:

Adriano

Estranho. Parece meio apagado. Aquilo é um 18K ou 12K? Que cor de ouro é? A caixa está escrito Swiss Made? Não parece ser um selo suíço... a não ser que seja um esquilo muito deformado pelo polimento. Mas teria que ser 14K e o número parece qualquer coisa menos um "14".

E o formato do escudo que envolve a figura é o formato do escudo da cabeça da vênus. Mas mesmo muito deformado, não enxergo uma cabeça de vênus aí.

Abraços!

Adriano

shun

Acho que deve ser 18kt pois abaixo só consigo imaginar 0.750...
Fosse 14kt ia ser outra proporção..!

Serve pra mostrar como polimentos sucessivos e talvez sem critério podem descaracterizar uma peça!

Espero que alguém com olhos de águia bem treinada possa nos ajudam a identificar o timbre!

E não deixe de postar mais fotos do relógio, por favor!!

Abraços

Adriano

Também tudo indica ser "18K 0.750". Mas o selo não bate com menhum selo de ouro 18K que eu me lembre, nem suíço (vênus, lince), nem francês, nem inglês, nem irlandês.

Abraços!

Adriano

shun

Onde posso aprender sobre os fabricantes e seus selos, Adriano? Países de origem, empresas, etc?

Existe algum lugar onde as informações estão reunidas?

Obrigado!

Adriano

Shun, eu tenho um livreto que peguei no estande do escritório suíço de controle de metais preciosos, em algum ano da Baselworld.

Mas a maioria das informações achei net afora. Os selos suíços são até que simples (em quantidade de selos diferentes) e ficaram mais simples após 1995.

Os selos ingleses e irlandeses eu conheço mais por causa dos cachimbos, que frequentemente têm anéis de prata nas junções com a piteira.

Neste site tem bastante informação:

http://www.vintagewatchstraps.com/swisshallmarks.php

Abraços!

Adriano

MAGB-ILHA

Pois é, amigos, a surra é grande. O ouro realmente parece 18/ 750 mas o símbolo a esquerda é super confuso. Já fotografei de todos os lados para tentar realçar uma sombra mas não consegui nada melhor do que postei. Sendo assim ainda vamos tentar ver se mais alguém tem alguma "luz" sobre o símbolo.
Obrigado a todos pelos seus esforços,
Abraço Forte e vamos aguardar.

Daniel

Salve!

Seria interessante enviar um e-mail a Longines com o número de serie do relógio, para a sempre disposta Jennifer Bochud (Museum Curator). Neste caso, poderíamos descobrir qual o material da caixa, sabemos ser ouro, mas teremos a certeza da pureza e também se efetivamente a caixa deste relógio originalmente é em ouro. Não consigo identificar a marcação, por isso seria importante saber se originalmente a caixa é em ouro.

Por acaso existe numeração na caixa ?

Daniel

MAGB-ILHA

Excelente ideia Daniel. O problema é que precisaria abrir a caixa e ver por dentro. A única vez que me lembro de ter visto este relógio aberto, no fundo desta tampa traseira por dentro, existia uma série de marcações de datas, números e até assinatura. Parece que a cada abertura do mesmo alguém datava e "rubricava" , mas isso já tem muitos anos. Vou ver se o levo em janeiro há um relojoeiro que foi representante de várias marcas, antes de passarem para a WatchTime, vou pedir para ele copiar os números e detalhes da máquina e posto aqui e tento um contato com a Longines. Mas o grande detalhe é o fato de que nunca vi este símbolo de marcação (banco de prova) e não sei se é por ter sido polido demais ou por ser assim mesmo. No pior dos resultados poderia ser uma das falsificações de Longines comuns nos anos de 1940/1950 na qual usavam materiais nobres por fora.
Obrigado pela dica,
Abraço