Menu principal

Review Lange e Sohne Jumping Seconds

Iniciado por admin, 01 Fevereiro 2016 às 14:44:48

tópico anterior - próximo tópico

flávio

Eu não sei o que acontece na indústria, mas sazonalmente, uma complicação parece virar moda e se alastra como a peste em diversos modelos de várias fábricas. Parece que a bola da vez é o jumping seconds, ou dead beat, que transforma, por assim dizer, o relógio mecânico num "quartz", pelo menos no visual do funcionamento. Creiam, essa complicação era bastante útil em cronômetros e relógios de observatório, porque fazia com que fosse possível visualizar facilmente a passagem de segundo a segundo. O pulo segundo a segundo se tornou normal para nós graças aos relógios a quartz e hoje, o anormal é o mecânico pulando como um. Vá entender... Conquanto eu ache que a complicação tem uma história bacana, ligada à cronometria que, diga-se de passagem, é a parte da história da relojoaria que mais acho bacana, eu costumo vê-la com certo desdém...

Sobre o relógio, não se iludam. É uma tentativa da Lange de realmente reproduzir os cronômetros de precisão do passado, tanto é que segue o layout de mostrador de regulador astronômico, no qual cada marcação era feita em mostradores separados, justamente para ser possível analisar, de forma individual e mais precisa, sobretudo, A PASSAGEM DOS SEGUNDOS (os astrônomos tinham que conseguir ver o segundeiro com muita claridade e chegavam a contar as batidas de ouvido para saber qual a exata passagem do tempo). Eh... Já vi reguladores com mostradores mais limpos que esse, pois há uma intercalação de dados aí que, pelo menos em princípio, confundiu-me.

O relógio, nessa veia de precisão, possui um remontoir para torque constante e um reset a zero automático incorporado, algo que a Glashutte Original já havia feito no seu também cronômetro.

Enfim, eu até gostei do relógio mas nem tanto...

http://www.watchprosite.com/?page=wf.forumpost&fi=10&ti=1034318&pi=7378353&pzt=1454135996

Flávio

mestreaudi

O ponteiro azul dos segundos é muito bonito... e só...

Não sou fã do jumping seconds, e tenho paciência para esperar os segundos "zerarem" antes de ajustar o meu relógio. (sim, tenho esse TOC)

Não sei se pela aparência fora do usual, complicações "sem função" ou uma combinação dos dois,  mas quando entrar na boutique da Lange pra comprar o meu, passarei reto por esse modelo.  >:(

Abs!

;)
Rafael.

pedrobotelho

Alguém pode me explicar, por gentileza, qual é a diferença de precisão dos jumping seconds, uma vez que não é por beats, e na logia é um quartzo como o Flavio disse?
Agradeço desde ja!

marcosjuniorjr

Gostei da camisa com listras brancas e azuis...[emoji48] [emoji48] [emoji48]

Adriano

Não é o "regulador" mais legível do mundo mas... eu acho muito legal esse negócio de jumping seconds, desde que usado com critério. É muito legal ver os reguladores de pêndulo, comumente de 1 Hz ou 1/2 Hz (2 bps ou 1 bps). E que são "jumping seconds naturais", digamos assim.

Saquem só:

Ou

Abraços!

Adriano

Warlord_brazil

flávio

Pedro, a precisão não tem nada a ver com o relógio ser ou não dead beat. Neste caso em particular, é apenas adicionada uma engrenagem estrela de seis dentes, que reduz os seis "pulinhos" que ocorreriam a cada segundo, para apenas um. A precisão à qual me referi é visual: era (e é...) mais fácil saber a passagem exata segundo a segundo do que apenas confiando na intersecção entre ponteiro e marcador no mostrador.

Sobre os pêndulos. Em regra a frequência dos reguladores de pedestal é de um segundo, ou seja, ele pulam de segundo a segundo no mostrador. Nos relógios de mesa, a frequência padrão é de meio segundo, ou seja, pulam duas vezes a cada segundo.

Flávio

pedrobotelho

Entendi, obrigado pela explicação.
Um abraço

Prezotti

Desculpe desenterrar o tópico. Achei um vídeo interessante sobre o assunto:

Abraços!