Menu principal

Divers, Militares e outros Estilos.

Iniciado por Cavaleiro, 28 Junho 2009 às 11:02:17

tópico anterior - próximo tópico

Cavaleiro

Abro este tópico em busca de sanar uma curiosidade que tenho, já há algum tempo.

Pedindo licença ao Igor, vou utilizar uma afirmação dele para basear minha pergunta.
Em outro tópico o Igor respondeu o seguinte ao Bruno:
"Antes, só um detalhe: o Seiko postado é um modelo esportivo, mas não tem desenho de inspiração militar, ok?"

Pois bem, a questão é a seguinte:
Quais as características VISUAIS que determinam um estilo de relógio?
Qual o desenho (ou outra característica VISUAL qualquer) que um relógio recebe que o caracteriza como militar, ou como diver, ou como outros estilos que os amigos possam mencionar?

[]'s
Carlos Cavaleiro

LUW

Acho que o mais fácil é mostrar com imagens :).

Militares
Relógios simples, com o sem data, pulseiras de metal, couro ou sintéticas. As vezes no mostrador tem marcação de 24 horas.

Divers
Também são simples mas TEM de ter bizel rotatório e numerado de 0 a 60 (preferência que seja unidirecional), resistente a pelo menos 100 m e com pulseiars de metal ou sintéticas.

Fliegers / Flyers / Pilots
Geralmente tem um mostrador mais carregado com fuso horário de várias cidades, réguas de conversão, calendários, etc. Pulseiras de qualquer material, mas geralmente metal ou couro.

Claro que isso não é definitivo e não acredito que haja regras fixas, mas acho que dá para vc ter uma idéia desses estilos.
[ ]s
Luciano

LUW

Contudo, SEMPRE vai haver exceções:

Flieger da Fortis (Flieger é o nome do relógio):

Para mim esse é um militar, mas o pai da criança chama de flieger...

Diver da Citizen:

Não tem quase nenhuma das características que descrevi acima, mas é considerado um dos divers mais profissionaisl que se pode comprar (e o pior é não é caro).
[ ]s
Luciano

Cavaleiro

Obrigado LUW.
Seu post foi muito ilustrativo e me mostra (principalmente a última imagem) que não há uma regra VISUAL para determinação do estilo do relógio.
A maioria dos divers têm bezel, a maioria dos militares têm números arábicos e pulseiras muito resistentes, porém nenhuma característica pertence exclusivamente a um estilo.
Divers e Militares são os meus preferidos.
[]'s
Carlos Cavaleiro

LUW

Exatamente. Acho que antes de mais nada o mais importante sempre vai ser as funções que o relógio dispõe. Por exemplo, o Flieger da Fortis me parece muito mais um militar do que um flieger mesmo.
[ ]s
Luciano