Menu principal

Celulóide

Iniciado por edulpj, 25 Junho 2012 às 14:30:46

tópico anterior - próximo tópico

edulpj

Levei meu Cyma no médico hoje... Removendo o "cristal", veio a surpresa... O mostrador que eu achava que era "dourado" ou algo nesse tom, na verdade é branco... O que dava a cor amarelada, é na verdade o "cristal" de acetato (também conhecido como celulóide), que está amarelado.

Como tem sido discutido por aqui, não pretendo mudar muito as marcas do tempo, mas o relojoeiro me aconselhou trocar esse "cristal" por acrílico, pois segundo ele o amarelamento do "cristal" tende a provocar amarelamento TAMBÉM no mostrador, o que aliás já começou...

Essa informação procede?

Adriano

Uma coisa não tem nada a ver com a outra, mas isso é só minha opinião. O "envelhecimento" não é "contagioso", se eu bem entendi a questão.

Se o cristal é de celulóide, e está amarelado, nem precisa ver o relógio para supor que ele é antigo. E se é antigo, seria mesmo difícil o mostrador estar sem nenhum sinal de envelhecimento.

Abraços!

Adriano

Filipeandrade

Concordo com o amigo Adriano,

Os cristals de celulóide, tambem podem ser polidos,(dependendo do estado) e dão um charme maior no antigo velhinho...

Seguem a foto do meu de bolso que eu mesmo poli o acrilico:

Abraços

Doce é a vida do operário que se basta a si próprio;
  Vivendo assim, encontraras um tesouro!

edulpj

A bem da verdade, nem está precisando de polimento, pois tem pouquíssimos riscos. Sinceramente, eu não estava com a menor vontade de trocar o cristal, mas me preocupei com a possibilidade (ainda que estranha...) de "contágio".

Celulóide de primeira geração, ou nitrato de celulose (aquele inflamável...), era produzido a partir de cânfora. Cânfora é uma substância bastante volátil, logo, num primeiro momento a possibilidade de um amarelamento interno produzido por essa volatilidade não me pareceu tão absurda.

Entretanto, não estou nem um pouco determinado a substituir componentes, até porque, o único defeito aparente do relógio é "máquina" solta, o que emperra o funcionamento. Creio que limpeza, lubrificação e fixação vão resolver a parada.

Se os mestres não compram essa idéia do "amarelamento contagioso", tenho mais um excelente motivo pra não trocar esse cristal...

Paulo Sergio

Olá amigo...
Os antigos "vidros" de celulóide têm a capacidade de ressecar, diminuindo seu diâmetro... pouco mas acontece, além de desenvolver pequeninas fissuras ou trincas...
Assim, creio que o efeito mais lesivo sobre um mostrador seria decorrente, até, de uma ação da umidade sobre ele!
Desculpe amigo, mas até que ponto uma simples troca de vidro iria "lesar" tanto a originalidade de um relógio, não sei dimensionar!
Além disso, em minha experiência, muito mais bonito e "vivo" o relógio fica, com o mostrador mais visível!
Abraço
Paulo Sergio
Abraço
Paulo Sergio