Menu principal

Relógios de aço inox oxidados!?

Iniciado por Odisseu, 10 Julho 2009 às 09:25:54

tópico anterior - próximo tópico

Odisseu

Olá amigos. Alguém poderia me explicar por que há relógios de aço inox, devidamente gravados (All Stainless Stell),que apresentam corrosão na caixa ou no fundo? Se o aço é inoxidavel não deveria ter corrosão, não é mesmo? Acontece muito , por exemplo, em orient tipo KD e WD. E sabemos que são inteiros de aço inox...
Ulisses Fonseca

LUW

Isso porque não existe aço inoxidável, apenas aço resistente à oxidação. Qualquer metal oxida, até titânio, por isso dependendo do ambiente, mesmo aço inoxidável acaba sofrendo oxidação. É a mesma situação com relógio dito "a prova d'água" - não existe relógio a prova d'água, apenas relógio resistente a água até certa pressão.
[ ]s
Luciano

Alberto Ferreira

Salve!

Na verdade, e genéricamente falando, o termo "inoxidável" deve , técnicamente, ser encarado com ressalvas.

De maneira curta eu diria o seguinte.

1) O aço "inox é uma liga, melhor dizendo, são várias ligas.
Cada uma com uma especificação, no que tange à sua constituição, resistência à oxidação, e aplicação.

2) Posto isso, e técnicamente falando, na verdade todos oxidam, de forma mais lenta, ou não, de forma mais visível, ou não, mas oxidam, sim.

A oxidação de caixas não é privilégio dos Orient, não.

Por exemplo, eu tenho um Tissot Navigator, crono, que tem vários "furos" na caixa devidos à corrosão,... (eu já o comprei assim).  >:(

Mas eu já vi alguns exemplos de outras marcas,...

Por isso, independente da marca, a regra de ouro é,...

Após o uso limpe bem.
Restos de pele e suor podem formar uma "pasta" extremamente corrosiva, até para boas ligas "inox"

Abraços!
Alberto

Adriano

Totalmente correto! Além disso, o acúmulo de sujeira em certos pontos cria focos de substâncias bem corrosivas. Uma mistura de sujeira com ácido úrico e outras nojeiras que ficam úmidas durante o uso, para piorar. Ali desenvolve-se uma corrosão, especialmente do tipo "piting", que se caractetiza por formar uma pequena cratera no local.

A fisiologia individual faz diferença, assim como a qualidade da liga, e principalmente o cuidado com o uso (como passar um pano de vez em quando, e não de 20 em 20 anos).

Abraços!

Adriano

LUW

Adriano, passar pano de vez em quando não resolve muito, pois junto com o suor, a pele produz óleos, e passar pano basicamente só espalha a mistura de óleo + suor + ácidos + células mortas. Sendo assim, o certo seria lavar o relógio com solução adstringente. Porém, se o aço inox é bom, se o acúmulo de meleca for evitado com uma limpeza periódica (lavagem), a possibilidade de pitting ou de mudança de cor fica bem reduzida.

Eu basicamente lavo com água e sabão de vez em quando.
[ ]s
Luciano

paulorocha

Um pitaco um pouquinho mais técnico...


"Aço Inoxidável" é um termo (erroneamente) utilizado unicamente na nossa língua. O termo original "Stainless Steel" não significa "inoxidável", apenas "menos manchável" (stain = mancha | less = menos).

Este tipo de aço é caracterizado pela presença de uma grande concentração do elemento cromo em sua liga, em valores sempre superiores a 12%. Assim, um aço como o 52100, que possui 11% de cromo na liga, não é considerado um aço inox, já o 420 (13% de cromo) já é considerado um inox.

A função do cromo na liga de aço é criar uma película protetora na superfície do mesmo. Como o cromo é muito mais reativo que o ferro, o contato deste com o oxigênio do ar forma, quase instantaneamente, um filme de óxido de cromo, material de grande dureza e que possui a mesma cor do aço. Este filme fica assim "invisível".

No caso do filme de óxido de cromo ser rompido (num risco, por exemplo), mais cromo metálico é apresentado frente ao oxigênio, reparando o filme.

Como o óxido de cromo não altera sua cor (ou altera muito pouco) em ambientes (principalmente) ácidos e básicos, o aço tem uma menor propensão a mostrar manchas.

Este filme protetor é ao mesmo tempo a grande virtude e o grande pecado deste tipo de aço. Devido às suas características inertes, proporciona uma grande durabilidade ao aço. Esta é a virtude.

Mas, se na ocorrência de um rompimento do filme de óxido alguma parcela de ferro da liga, por menor que seja, também se oxidar, teremos um ponto de óxido de ferro (ferrugem) recoberto pelo óxido de cromo, e portanto, invisível.

Este ponto de ferrugem interna irá reagir com outras moléculas de ferro da liga, aumentando o seu tamanho, até que finalmente conseguirá romper o filme de óxido de cromo. É quando vemos a oxidação na superfície.

Quando isto já ocorreu, é certo que o estrago interno é BEM maior.

Para evitarmos este problema, tanto em nossos relógios quanto em qualquer outro objeto feito neste tipo de aço, devemos evitar ao máximo romper o filme de óxido de cromo. Isto significa: Cuidado com os riscos!

Também devemos cuidar com ambientes muito básicos (o contrário de ácido...). O cromo até que é bem resistente a meios ácidos, mas não se dá muito bem em ambientes muito básicos.



O conselho do Alberto é o melhor, em qualquer ocasião: LIMPESA!







Um abraço
Um grande abraço

Paulo Rocha

LUW

Tem gente que chega a desmontar o relógio da pulseira/bracelete e deixa todo imerso em solução com álcool isopropílico e depois lava tudo com solução de sabão neutro, e faz isso de forma regular  :o. Do ponto de vista técnico claro que é uma boa ser tão caxias assim, mas eu me limito a de quando em vez usar uma escova de dentes velha com água e sabão e dou um trato geral, sem desmontar nada.
[ ]s
Luciano

Wadley

Wadley

Odisseu

Puxa ! Valeu a pena entrar nesse Forum ! Certamente serei menos ignorante a partir de agora...Parabéns a todos pelas respostas!
Ulisses Fonseca

César-HT

Citação de: LUW online 10 Julho 2009 às 10:50:12
Tem gente que chega a desmontar o relógio da pulseira/bracelete e deixa todo imerso em solução com álcool isopropílico e depois lava tudo com solução de sabão neutro, e faz isso de forma regular  :o. Do ponto de vista técnico claro que é uma boa ser tão caxias assim, mas eu me limito a de quando em vez usar uma escova de dentes velha com água e sabão e dou um trato geral, sem desmontar nada.

Olá para todos.

LUW, como meus colegas já falaram, após o uso uma boa limpeza é a solução, mas eu acho (não sou especialista mas tenho quase certeza  ;D) que usar álcool isopropílico vai detonar as vedações.

Vou falar o que eu faço: como a maioria dos relógios que tenho é diver e os meus vão pra água com frequência, além do uso diário, eu sempre estou limpando, principalmente na parte da caixa entre as guarras e naquelas peças que unem a pulseira à caixa, pois, quando éstes últimos link's não são sólidos, na parte interna começa a cumular resíduos e fica bem feio se não for limpo.
Eu já limpava com frequência por causa da aparência, nestes pontos que comentei acima os resíduos não são vistos com o relógio no pulso por outras pessoas, mas eu sei que eles estão lá, então não dava pra ficar com o relógio assim, eu limpava pela estética mesmo, essa questão da oxidação e corrosão são fatores a mais para não descuidar da limpeza dos relógios.

É isso.
Até mais.
César.
"Perdoe os seus inimigos, mas não esqueça seus nomes" John F. Kennedy.

LUW

César, acho que me expressei mal. Álcool isopropílico (especialmente, pois álcool etílico também faz isso) realmente estraga borracha. Quando disse lavar e banhar com álcool, estava me referindo ao bracelete. Para a caixa é só para passar um pano embebido em álcool.
[ ]s
Luciano

Enéias

Citação de: Odisseu online 10 Julho 2009 às 12:11:53
Puxa ! Valeu a pena entrar nesse Forum ! Certamente serei menos ignorante a partir de agora...Parabéns a todos pelas respostas!
Ulisses:

Pena que não tenha vindo antes. Isto aqui é um "sala de aula".

;D

Miguel


O aço inóx AISI 316 pode até oxidar, mas vai demorar uns bons séculos.

Já vi equipamentos de inóx 304 e 316 trabalhando com sal (NaCl) úmido por décadas, sem oxidação alguma.
Abraços,
Miguel
"...all that we need is wine and good company!®"



betampex

Puxa eu nao sabia disso, excelente informação

Paulo

Robson xavier

Aqui em Recife, moramos a 1 quadra da praia de Boa Viagem, se deixarmos talheres tramontina na cuba da pia molhados por mais de um dia, já começam a aparecer pontinhos de ferrugem, tamanha é a ação da maresia aqui perto da praia. Pior, se não limparmos direito as esquadrias de alúminio, começa a juntar uma camada de sal e abrir buraquinhos com o tempo, ou seja, até o alumínio oxida...

A melhor saída, como os companheiros aconselharam é uma boa limpeza mesmo!

Abraço a todos,

Robson Xavier.

paulorocha

Citação de: Miguel online 10 Julho 2009 às 19:11:45

O aço inóx AISI 316 pode até oxidar, mas vai demorar uns bons séculos.

Já vi equipamentos de inóx 304 e 316 trabalhando com sal (NaCl) úmido por décadas, sem oxidação alguma.

De fato Miguel, o 316 é um dos mais resistentes mesmo.
Um grande abraço

Paulo Rocha

jos

Prezado Paulorocha

De início, parabéns pelo excelente e instrutivo "pitaco".

Caso eu resolva enviar o relógio que mais utilizo no dia-a-dia, um Orient, para a autorizada com o propósito de que lhe seja aplicado um bom polimento, isso resolve?

abs, jos

paulorocha

Amigo jos, nao é necessário que  envies o relógio na autorizada, já que não seria feita a abertura do mesmo. Qualquer bom relojoeiro pode fazer o polimento para ti.

Claro que na autorizada também... ;D




Um abraço
Um grande abraço

Paulo Rocha

dyeego

quanto a palavra inoxidavel, acho que ela só é usada na lingua portuguesa e francesa. acier inoxydable
"De tanto ver triunfar as nulidades; de tanto ver prosperar a desonra, de tanto ver crescer a injustiça. De tanto ver agigantarem-se os poderes nas mãos dos maus, o homem chega a desanimar-se da virtude, a rir-se da honra e a ter vergonha de ser honesto."
Rui Barbosa

jos

Prezado Paulorocha

Obrigado pela resposta.
abs, jos