Menu principal

A criação do Ulysse Nardin Freak

Iniciado por flávio, 10 Janeiro 2023 às 13:18:04

tópico anterior - próximo tópico

flávio

Continuando a história iniciada aqui

http://forum.relogiosmecanicos.com.br/index.php?topic=16572.0

Texto do Instagram agora

Em 1996, para comemorar o 250º aniversário de Breguet, foi criada uma competição para escolher a melhor inovação em relojoaria. Os grandes relojoeiros do planeta, a exemplo de Derek Pratt, acabaram se inscrevendo, tendo março de 1997 como data limite para apresentação de seus projetos. Contrariando todas as expectativas, a única relojoeira inscrita, uma parisiense de apenas 25 anos de idade, Carole Forestier, ganhou a competição. Seu projeto consistia em um relógio sem coroa de ajuste, no qual todas as engrenagens e escapamento giravam em um carrossel central, tendo em seu contorno a mola principal.
Logo após a competição, Rolf Schnyder, presidente da Ulysse Nardin, contratou Forestier, com o intuito de produzir em série o modelo. Após 4 anos de pesquisas, porém, ela chegou a um impasse, pois não conseguia extrair mais de 15 horas de reserva de marcha da mola colocada no entorno do carrossel. O ajuste e corda do relógio pelo bezel também pareciam não ter solução técnica... Schnyder, assim, contatou Ludwig Oechslin e pediu-lhe que analisasse o projeto. Oechslin, então, propôs que a mola principal fosse deslocada para o fundo do relógio, o que aumentou a reserva de marcha para 7 dias; sugeriu, ainda, que o próprio mecanismo fosse utilizado para marcar as horas, sem a utilização de ponteiros; e finalmente, que um escapamento de impulso direto com duas rodas fosse utilizado. As rodas, com desenho inovador, porém, não podiam ser fabricadas por métodos tradicionais, colocando a Ulysse Nardin em novo impasse. Pierre Gygax, Diretor de Desenvolvimento da manufatura, então, soube que uma empresa chamada Mimotec realizava experimentos para construção de micro-componentes através de fotolitografia, o mesmo processo usado na fabricação de circuitos integrados, e entrou em contato com sua equipe. Em 2001 chegava ao mercado o "Freak", o primeiro relógio com escapamento fabricado através de gravação por plasma em wafer de silício. O modelo, com visual, funções e utilização de materiais não tradicionais inaugurou a era dos "hiper-relógios" e abriu o caminho para empresas como Richard Mille, MB&F e Harry Winston. É uma das mais importantes criações da história da relojoaria.


Fotos por Christies


Ps Forestier logo depois da UN foi para a Cartier e projetou todos os relógios complicados da marca, inclusive o recente Massa Oscilante Misteriosa. Oechslin fundou a Ochs e Junior. Schyder infelizemente já faleceu.