Menu principal

As origens do Ulysse Nardin Astrolabium Galileo

Iniciado por flávio, 06 Janeiro 2023 às 13:29:09

tópico anterior - próximo tópico

flávio

Post que fiz agora para o insta

Em 1960, com o surgimento dos primeiros cronômetros marítimos a quartzo, a mais tradicional fabricante de modelos mecânicos, a Ulysse Nardin, percebeu que não estava preparada para o advento da nova tecnologia. Um rápido programa de desenvolvimento foi criado entre a marca e a Ebauches SA, com o intuito de lançar ao mercado um cronômetro eletrônico. O modelo desenvolvido, extremamente complexo, sequer chegou a ser lançado e, por volta de 1965, a Ulysse Nardin encontrava-se à beira da falência. A tradicional manufatura, assim, encerrou as atividades ligadas aos cronômetros e focou sua produção nos relógios de pulso.
Em 1983, após a "Crise do Quartzo", a situação da empresa era desesperadora, tendo sido reduzida apenas a um antigo e mal cuidado edifício em Le Locle e dois funcionários.
Enquanto isso, em Kuala Lumpur, o bem-sucedido empresário suíço Rolf Schnyder, que ali fixara residência e fundara uma grande fábrica de componentes para relógios (Precima), dirigia-se a St. Moritz para participar da competição "Cresta" de trenó de neve. Quando chegou na Suíça, soube que a Ulysse Nardin estava à venda e, confiante que poderia resgatá-la, a comprou.
Na mesma época, o polímata Ludwig Oechslin, graduado em Arqueologia, Filosofia e Astronomia, mas também um exímio relojoeiro, retornava de um período de 4 anos no Vaticano, após restaurar o relógio "Farnese", uma maravilha tecnológica feita em 1725, que não só marcava as horas como as fases da Lua e posições dos astros no firmamento.
Rolf Schnyder, ciente do trabalho de Oechslin, procurou-o e questionou-lhe se poderia fazer uma versão de pulso do relógio do Vaticano. Oechslin, descontente em apenas miniaturizar o relógio, propôs a Schnyder: "e se fizermos algo mais complexo, um relógio de pulso com um astrolábio, o instrumento que os antigos usavam para determinar as horas, através do conhecimento da altura do Sol, Lua e Estrelas?" O modelo, chamado "Astrolabium Galileo Galilei", chegou ao mercado em 1985, retirou a Ulysse Nardin do ostracismo e consagrou o início de uma prolífica colaboração entre Oechslin e Schnyder.



Enviado de meu SM-A528B usando o Tapatalk