Menu principal

=> ORIS Carl Brashear, o primério da manufatura em bronze

Iniciado por wruck, 11 Fevereiro 2016 às 20:10:50

tópico anterior - próximo tópico

wruck

https://www.hodinkee.com/articles/the-oris-carl-brashear-limited-edition-base-on-the-divers-sixty-five-in-bronze
http://www.oris.ch/pt/news/2016/834





CitarA Oris sente-se extremamente honrada por apresentar o seu primeiro relógio de bronze evocando a vida extraordinária de Carl Brashear, o primeiro master diver afro-americano na história da Marinha dos Estados Unidos.

O Oris Carl Brashear Edição Limitada é inspirado no bem-sucedido Oris Divers Sixty-Five e presta homenagem a uma figura que superou, não apenas os desafios do racismo, mas também os da deficiência.

Brashear alistou-se na Marinha em 1948 com 17 anos de idade e, apesar de ter tifo de enfrentar a discriminação racial, obteve o seu grau de formação do programa de mergulho da Marinha em 1954. Em 1966, perdeu a parte inferior da perna esquerda num acidente ocorrido durante uma missão de recuperação de uma bomba de hidrogénio. Após um extenuante período de reabilitação, em 1968 tornou-se o primeiro mergulhador amputado da Marinha dos Estados Unidos, e em 1970 obteve a credenciação de master diver, tornando-se o primeiro afro-americano a conseguir tal título.

Após uma carreira de mais de 30 anos com distinção na Marinha dos Estados Unidos, Brashear passou à reforma em 1979. Morreu em 2006 aos 75 anos. A sua história extraordinária serviu de inspiração ao filme de 2000 Homens de Honra, em que a personagem de Brashear era interpretada por Cuba Gooding Jr., ator galardoado com um Óscar.

O relógio que celebra a vida e o carácter de Brashear é o primeiro relógio Oris feito de bronze, um material que envelhece naturalmente e que nos anos de 1950 era utilizado nos capacetes de mergulho em águas profundas. A estética do relógio inspira-se no Oris Divers Sixty-Five, mas com uma caixa de 42 mm de diâmetro. De início o bronze é claro e brilhante, mas com o tempo vai escurecendo, uma vez que o teor de cobre reage em contacto com o dióxido de carbono e a humidade. Isso significa que cada um dos 2000 exemplares da edição limitada irá adquirir ao longo do tempo a sua própria patina – e uma relação privilegiada com o seu detentor.
Odeio ser bipolar, é muito bom!

ejr888


pedrobotelho

bonito demais. ja tinha visto, logo no lançamento o hodinkee ja fez um review e por isso, provavelmente, ja se tenha esgotado.

ivison

Salve a todos,

Este relógio vale muito devido a homenagem... Carl Brashear... este homem superou limites físicos e sociais...

Retirando esta homenagem acho um relógio de design mediano.

Abraço,

Ivison

Octávio Augusto

Gostei bastante do relógio!

Uma duvida: há algum artifício que isole a caixa da máquina?
Pergunto isso pois sei que o bronze oxida, e não sei se há possibilidade dessa oxidação invadir a parte interna da caixa.
Abraço,

Octávio Augusto

Andrevms

Justíssima homenagem, quem viu o filme "Homens de Honra" sabe. Quem não viu, recomendo, bela história e belas atuações de Robert De Niro e Cuba Gooding Jr.
Membro do RedBar Brazil

edson rangel

FIQUEM  TODOS NA PAZ DE DEUS !!!!

Guga Sport

Bela peça e justa homenagem... Case back achei muito bacana.
Abs,
Guga
Membro do RedBarBrazil.

Auder M V Lisboa

Bom dia, pessoal.
Desculpem-me ressuscitar um tópico antigo, mas estava buscando informações sobre esse Oris e encontrei essa postagem.
Gostaria de saber se algum dos amigos tem (ou já teve) esse modelo em bronze. Minha dúvida é se, com o passar do tempo, a patina deixa ele esquisito ou se fica legal.
Procurei algumas imagens na internet mas é difícil atestar a veracidade... se a patina é original ou não (algumas pessoas aplicam produtos para limpar, ou deixar mais pronunciado o efeito).
Obrigado!
Auder Machado Vieira Lisboa
Colecionador de Relógios de Mergulho

Adriano

Eu não tive esse modelo, mas tenho alguma experiência com relógios em bronze e a aparência é totalmente uma questão de gosto pessoal. Além disso, a formação da pátina é bem aleatória e a velocidade e intensidade que ela se forma também.

Os relógios, quando novos, não tem pátina nenhuma ou ela é muito discreta, resultado do manuseio na loja.

Contato com a água salgada acelera muito o processo e forma uma pátina mais intensa, criando até aquelas crostas verdes. Para quem gosta de um meio termo, em que a caixa fica bem escurecida mas sem ficar verde, recomendo de vez em quando lavar o relógio, principalmente depois de transpirar muito. Manter ele limpo é uma boa para manter ele bonito mas sem crostas. É como eu prefiro e como fiz no relógio que tive (Steeldive).

Abs.,

Adriano