Menu principal

Porque o minuto é dividido por 100 num cronometro

Iniciado por helio, 15 Julho 2024 às 13:12:29

tópico anterior - próximo tópico

helio

Este final de semana comprei na feirinha do Centro de Convivencia de Campinas (uma feirinha equivalente a da Benedito Calisto ou a do Masp pra quem é de SP) um cronografo Minerva antigo (Rattrapante/Split) igual a este (o meu tem algumas pequenas marcas/fissuras no mostrador, mas de facil reparo).

Apesar de inutil é muito interessante (e foi uma barganha), mas eu não entendo o porque do minuto ser dividido por 100 e não por 60.  Alguém sabe o motivo?

[]s

fonte das fotos: https://www.horlogeforum.nl/t/minerva-rattrapante-stopwatch/90534

igorschutz

Procura aí na net por "decimeter". É uma forma de vc dividir o minuto por 100, facilitando assim cálculos de natureza industrial.

É um negócio bem de nicho.
Opinião é como bunda: todos têm a sua. Você dá se quiser.
Opinião é como bunda: você dá a sua e eu meto o pau.

NÃO ACREDITE NO QUE 'FALAM' AQUI, ESTUDE BEM E TIRE SUAS PRÓPRIAS CONCLUSÕES

helio

Citação de: igorschutz online 15 Julho 2024 às 15:33:14
Procura aí na net por "decimeter". É uma forma de vc dividir o minuto por 100, facilitando assim cálculos de natureza industrial.

É um negócio bem de nicho.
O curioso é que seria um relogio hibrido pois acumula 30 partes de minuto em escala centesimal (o que pra mim não faz sentido ???), mas como vc citou provavelmente foi algo de nicho, mas a maquina é linda, com rodas de coluna e tudo, pena não ser também um relogio.
Grato Igor.

flávio

Na biografia que acabei de ler sobre a Heuer, eles citam a Minerva e Hanhart como suas principais concorrentes. Aliás, se não estou enganado, no fechar das portas da produção da Heuer (cronógrafos de bolso), eles inclusive se aproximaram da Hanhart para fazer uma joint e... Foram ignorados.