Menu principal

Coroa rosqueada X coroa de pressão

Iniciado por Bert, 30 Setembro 2024 às 03:17:29

tópico anterior - próximo tópico

Bert

Prezados, gostaria da expertise dos senhores para minha dúvida:
 Pesquisando relógios para uso diário me deparo com muitos modelos com coroa de pressão e indicação de 100m ou 10atm (e também 50m que me interessam), e raros com a mesma indicação de 100m e coroa rosqueada.
 Em posts do Adriano ele cita que a estanqueidade se dá por junta interna e que coroa de pressão não torna o relógio inferior, porém, para atividades "não aquáticas".
 Têm posts de colegas do fórum falando do uso regular de seus relógios 10atm ou 100m para piscina, só não sei se são ou não de coroa rosqueada.
 Enfim, minha real preocupação é se algum dia, como já me ocorreu, de moto ser "surpreendido" por chuva forte e ficar encharcado até chegar em casa, um relógio sem coroa rosqueada suportaria sem entrar água, ou se isso se enquadra em "atividade aquática" ;D  e seria melhor apenas modelos diver com coroa rosqueada para garantir nesse caso.
 Atualmente estou usando um relógio do tipo diver com coroa rosqueada para uso diário, mas quero saber que segurança posso sentir usando outros modelos. Não pretendo nadar com relógio nenhum, porém gostaria de não me preocupar em molhar.
 Encontrei este guia num blog, tratando do significado das indicações, mas sem citar coroa rosqueada ou não, e um tanto confuso, pois ao mesmo tempo que um 100m só pode molhar numa lavagem de carro, pode nadar também. Até que ponto posso usar este guia?
 Lembrando que me refiro apenas a relógios automáticos.
 Convido o próprio Adriano, já que o citei, e qualquer outro colega que possa me ajudar nessa dúvida.
 Obrigado.

igorschutz

A vedação do relógio se dá pela junta de vedação, e não pela rosca da coroa.

O que a coroa rosqueada oferece de "melhor" é que a rosca garante por mais tempo que a junta de vedação esteja devidamente pressionada e exercendo sua função, ou seja, num relógio com coroa rosqueada há menos necessidade de checagens, ou, falando melhor, maior intervalo de tempo entre cada checagem para garantir que ele ainda esteja a prova d'água.

Também ando de moto, e também tomo chuva, então sei o que se passa, e lhe digo que qualquer relógio que possua alguma resistência à água (30, 50, 100, 200 metros ou mais) vai aguentar com tranquilidade essa situação, tenha ele coroa rosqueada ou não (seria o equivalente ao homem com guarda-chuva no guia que você postou).

A questão que você precisa se colocar é com qual frequência você dará manutenção no seu relógio? A cada 5 anos? 10 anos? 20 anos? Se você, assim como eu, é daqueles que só manda o relógio para o relojoeiro quando alguma coisa visivelmente não está certa, a coroa de rosca garante por mais tempo que seu relógio se mantenha à prova d'água, e por isso a melhor opção para um relógio para "bater".

Agora, quem é supercuidadoso com seu relógio, e manda para revisão no prazo indicado pelo fabricante (geralmente 5 anos), tanto faz se é coroa de pressão ou rosqueada, vai funcionar igual.
Opinião é como bunda: todos têm a sua. Você dá se quiser.
Opinião é como bunda: você dá a sua e eu meto o pau.

NÃO ACREDITE NO QUE 'FALAM' AQUI, ESTUDE BEM E TIRE SUAS PRÓPRIAS CONCLUSÕES

flávio

Há inclusive stories salvos na minha conta de instagram na qual abordo a questão e, outro dia, tive uma longa conversa com o Bruno, administrador aqui mas que não mais frequenta o fórum, sobre o assunto. As normas iso que regem resistência à pressão foram mudadas em 2010, ou seja, há 14 anos, e EXIGEM que se o relógio diz que é resistente a 100 metros, ele tenha sido testado e efetivamente seja resistente a tal pressão. Não é possível mais, em pleno 2014, fabricantes, como Nomos e Seiko, para citar dois, criarem essa confusão na cabeça das pessoas, dizendo que se um relógio é a prova d agua a 30 metros, na verdade ele não é, mas só a uma torneira. Tenha dó! Ou o fabricante segue a norma ou não segue! Nos manuais da Omega, por exemplo, não há essa de dizer que 50 metros não são 50 metros, pois são. Ou seja, segundo a Omega e a propria lei, você pode descer com cilindro de ar fundo PRACARALHO com um Speedmaster em rosca na coroa e fundo de pressão que ELE TEM QUE SUPORTAR a pressão.
Eu argumentei com o Bruno que, também, essa história de que velocidade, movimentos bruscos de braço, não me convenciam como método de aumento de pressão, de estática para dinâmica, porque já havia estudo (tese de universidade) a respeito disso no pulso de nadadores e, segundo constatado, mesmo o nadador mais rápido do mundo, o Phelps, não conseguia com suas braçadas incrementar 0.1 bar de pressão (dinâmica) no pulso.
O Bruno não se convenceu, porque ele disse que em virtude de a água ser incompressível, o estudo de pressão dinâmica não era tão simples quanto parecia.
Mas enfim, disse eu, ainda que isso fosse razoável, os fabricantes não poderiam deixar de seguir a norma que informa que se o troço resiste a x, TEM QUE RESISTIR a x, ainda que para isso eles projetem algo que tem uma margem de segurança (como a norma iso para relógios de mergulho tem, salvo engano de 25%), para compensar qualquer risco de pressão dinâmica.

Resumindo a história. Desde 2010 os fabricantes são obrigados a garantir que o que dizem no mostrador é efetivamente o que o relógio resiste, sem essas tabelinhas comparativas. A não ser que estejam descumprindo a "lei".

Flávio

Adriano

Além de correto tudo o que foi dito, o que determina a resistência é o que é certificado pelo fabricante, não importa o tipo de coroa. Em outras palavras, um relógio de 100m sem coroa rosqueada tem a mesma resistência que um de 100m com coroa rosqueada. O que muda é que ambos podem não ser adequados para as mesmas atividades. Em relógios de mergulho, sujeitos a movimentos do pulso, impactos e etc., a coroa rosqueada se prova mais robusta. Elas são, por exemplo, bem mais resistentes a impactos.

Além disso, a vantagem da coroa rosqueada é que ela garante que a coroa se mantenha imóvel quando submersa, evitando que ela gire, torça ou se movimente de qualquer modo inadvertidamente, uma vez que o posicionamento da junta é fundamental para sua efetividade. Inclusive muitas coroas de rosca nem tem a função de comprimir a junta principal, sendo que a resistência permanece a mesma, não importa se ela estiver rosqueada ou não.

E em todos os casos, a coroa desrosqueada ainda oferece proteção, parcial ou total, dentro do limite especificado pelo fabricante.

Abs.,

Adriano

Bert

Igor, boa noite,
 Sim, acredito que pelo meu antigo e curto histórico, só procuro ajuda quando deu problema ::) mas seu testemunho já ajudou, aliás, se anda de moto, já me aliviou em outro aspecto: também estava receoso de o quanto iria durar um relógio automático com as trepidações e solavancos da pilotagem no meu pulso.
 Quando passei a usar relógio na adolescência eu colocava no pulso e só tirava pra tomar banho. Só foi para a relojoaria quando o pino estourou, caiu e quebrou o vidro, já estava tão surrado que troquei os pinos junto com a pulseira, além do vidro.
 Outro, rebentou a pulseira de borracha (já ressecada) e lascou o vidro em forma de domo. Pior experiência esta, pulseira de borracha não durou mais que um ano, a nova substituta, original idêntica, durou menos de um ano.
 Agora, acho que só voltei a usar relógio porque "descobri a roda" (pulseiras nato) e já provei que estourando um dos pinos, o relógio não vai ao chão  ::)

Flávio, boa noite,
 Muito bom saber desta exigência legal acerca da resistência do relógio, isso me traz uma certa tranquilidade para comprar algo mais pelo gosto do modelo e menos pela estanqueidade. É muito difícil conciliar aspectos tão diferentes e detalhes conflitantes pra escolher um modelo diver que não seja muito grande(alto), não seja caro (pra bater mesmo), seja coringa, tenha resistência(safira) e ainda me agrade  :P
 Ainda bem que conheci os modelos china neste fórum pra primeira experiência.

Adriano, boa noite,
 Eu acreditava justamente que a rosca era para uma compressão extra da vedação para garantir a estanqueidade, mas segundo sua explicação, não é função principal de estancar, mas de garantir que o eixo da coroa (tigue?) não se movimente e faça perder a vedação interna, então justifica o que disse sobre estes modelos serem mais robustos, falando de impactos. Entendi corretamente? ou quase ;D

Caros colegas, agradeço muito pela atenção e explicação de vocês, "fiquei fregueis"  ;D

CSM

Um grande amigo foi comprar um dark side of the moon na boutique da omega em paris... o retardado do vendedror DA BOUTIQUE DA OMEGA falou que ele nao podia nem entrar na piscina com o relogio por só ser a prova dágua a 50 mts...... o cara correu o risco de perder a venda, o cara me ligou na hora e falei que o vendedor estava falando besteira para ele se abraçar....

abraços
Membro do RedBarBrazil