Menu principal

Clube dos "Fuçadores"

Iniciado por paulorocha, 02 Setembro 2009 às 09:24:49

tópico anterior - próximo tópico

Cigano

Eu estou começando a fuçar agora em alguns pura curiosidde mesmo, primeiro começa com uma limpeza da caixa e polimento para isso é preciso tirar o maquinario dele e por ai vai !! Ontei tirei o balanço inteiro para ver como estava o estado da mesma depois de ver uns "monte e desmonte" de uns mestre daqui do forum eu pude ver como é o estado bom das peças, então retirei o balanço e parece tudo OK o motivo é que o relógio está parado e quero descobrir o que é ainda falta ferramentas como Lupa, e aquele negócio de apoiar o relógio ou a maquina dele quando retirada da caixa (não sei como se chama isso), a pinça é uma dessas comuns que mulher usa para depilão o rosto rsrsrs (puro Improviso) mais já está nos planos de adquirir a lupa, aquela base de apoiar o relógio ( nem sei o nome) e a pinças sem querer fazer propaganda mais o lugar mais em conta e que trabalha com correios que eu vi é a Central !!

Fiz tudo isso a olho nu, o f...da é os parafusos!!

Eu gostaria de saber sobre limpeza e lubrificação de um movimento, como proceder e o que usar para lubrificar??

Eu tbm quero me ingresar neste movimento !!
Obrigado
Cuigano!!

Abraços,
Cigano!

HumbertoReis

Bom, também tô me empolgando com esta outra faceta do ambiente horológico... Estou avaliando instrumental e devo começar o ofício de fuçador em breve.

Esse grupinho - chamado informalmente de Clube dos Fuçadores - é forte candidato a meter a mão no 'ten hand made watch', projeto em estágio de 'mera proposta' para nosso grupo.

Atalo

Proposta aceita!
Vamos nessa, hein?
Átalo

Cigano

Pessoal como fuçador e iniciante no assunto porem já fiz algumas coisas como retirada da tige e da maquina da caixa e o balanco e a ponte de rodagem de um Seiko 5 6319 que quero reanimar ele !!

***[DUVIDAS]

Como se chama aquela ferramenta que é usada para manusear a maquina que tem uma regulagem de tamanho, que é tipo um apoio para a maquina fora ou dentro da caixa ??

Que tipo de lubrificação barata eu posso usar ??

Como faço a limpeza das peças retiradas ??

Qual o nome da quela bandejinha que dá para separar as peças ??

(Eu estou usando aqueles estojinhos de plasticos com divisórias para aviamentos ou parafusos que comprei por R$ 2,99 com 7 divisórias que cabe um relógio montado sem as pulseiras um dos espaços cabe um relógio de 42mm com puseira e tudo)

Grato desde então !!

Cigano !!
Abraços,
Cigano!

paulorocha

Amigo Cigano

Eu não recomendo você utilizar nenhuma ferramenta improvisada, principalmente a pinça, que é a que terá o maior contato com os componentes do relógio. Você pode até utilizar uma lupa vagabunda (ou nem usar - se tiver bons olhos), chaves meia boca e um suporte de movimento improvisado. Mas a pinça tem que ser de primeira!

A ferramenta que você descreve é o suporte de movimento. No início eu usei uma tampa de garrafa pet com um furo feito com a ponta de uma faca. Até que funcionou, mas é horrível. Hoje eu uso um conjunto de "copinhos" próprio para isto. Funciona muito bem e é bem mais barato que os suportes reguláveis.

Lubrificante você pode comprar em qualquer furnitura. Como encaro a brincadeira desta forma mesmo, uma BRINCADEIRA, uso o óleo mais barato que encontro. Um não, na verdade são dois: Grosso e fino. Onde tiver mais velocidade, você usa o óleo mais fino, onde tiver mais força, você usa o óleo mais grosso. Cuidado para não colocar demais!

Limpeza é feita normalmente com 3 coisas: benzina, pincel e paciência! Quando estiver mais craque no metier, você poderá comprar uma maquininha de ultrasom. Eu ainda não senti necessidade dela (mas pretendo comprar, mais para frente).

Seja bem vindo ao Clube dos Fuçadores!

Um abraço
Um grande abraço

Paulo Rocha

paulorocha

Citação de: HumbertoReis online 16 Setembro 2009 às 22:18:59
Bom, também tô me empolgando com esta outra faceta do ambiente horológico... Estou avaliando instrumental e devo começar o ofício de fuçador em breve.

Esse grupinho - chamado informalmente de Clube dos Fuçadores - é forte candidato a meter a mão no 'ten hand made watch', projeto em estágio de 'mera proposta' para nosso grupo.

GRANDE IDEIA!!!

Já estou na lista!

Um abraço
Um grande abraço

Paulo Rocha

Cigano

Obrigado Paulo Rocha vou correr atraz disso tudo, ainda bem que tem lojas especializada no assunto aqui na minha cidade, o que eu não encontrar aqui eu peço na Central Fornitura que tem preços ótimos, as minha chaves não são chinesas ainda bem já comecei sem china já isso é bom no meu ponto de vista!!

Se tiver algum trabalho legal de horologia feito por você manda para o seu blog achei muito legal o conteudo dele !!
Acho que vou enviar á você o meu Seiko para ver se tufaz o bicho bater o coração de novo !!
Muito obrigado pelas dicas !!
Abraços,
Cigano!

paulorocha

Obrigado amigo.

Quanto a enviar o seu relógio, tudo bem, só não garanto que vai voltar a funcionar (ou sequer voltar inteiro...) ;D

Estou tendo muito pouco tempo para me dedicar ao blog. Para mexer em relógios então...  ::)

Mas estou preparando um texto interessante para colocar lá, embora não seja (diretamente) relacionado a horologia: a dedução experimental (em laboratório) da aceleração da gravidade. Com direito a vídeo e tudo o mais... Acho que em 1 ou 2 semanas eu já tenha o material pronto para publicar.

Um abraço
Um grande abraço

Paulo Rocha