Menu principal

Lubrificação e tempo de uso (ou sem uso)

Iniciado por prgarcia, 03 Outubro 2009 às 18:36:15

tópico anterior - próximo tópico

prgarcia

Saudações.

Dia destes recebi um NOS (new old stock) que consegui "via" Ebay.

Procedimento padrão, levei-o ao relojoeiro para limpeza e lubrificação.

Qual não foi minha surpresa quando o relojoeiro disse que não havia necessidade de lubrificação, pois havia óleo suficiente na máquina!!!

Putz, pensei comigo, tem alguma coisa errada aqui! se o relógio nunca foi usado e ficou parado durante mais de 20 anos seria  óbvio que a lubrificação agora estivesse seca (descarto a possibilidade de o relógio ter sido aberto e tido manutenção anterior, pois a caixa e a máquina não tem o menor sinal de terem sido tocadas por alguma ferramenta).

Essa lubrificação "duradoura" é algum mistério ou há alguma explicação para isso?
Ou então meu relojoeiro que não está valendo "grande coisa" ;D?

Abraços
Garcia

Paulo Sergio

Olá amigo!!!
Como está o funcionamento dele?
É automático ou corda manual?
Notou algum problema no funcionamento?
Abraço
Paulo Sergio
Abraço
Paulo Sergio

solano

Meu amigo 20 anos nem com Bardhal !!!!! ;D ;D ;D Esse teu relojoeiro tá doido !!! ::)

Abs.
" Otempo é a insônia da eternidade "  Poeta Mário Quintana

zE_

Citação de: solano online 03 Outubro 2009 às 18:48:22
Meu amigo 20 anos nem com Bardhal !!!!! ;D ;D ;D Esse teu relojoeiro tá doido !!! ::)

Abs.

Mais uma pérola do Solano  ;D

prgarcia

Citação de: Paulo Sergio online 03 Outubro 2009 às 18:46:12
Olá amigo!!!
Como está o funcionamento dele?
É automático ou corda manual?
Notou algum problema no funcionamento?
Abraço
Paulo Sergio

Saudações Paulo Sérgio!

É a corda manual.
O funcionamento tem sido dentro do esperado.
Duração de reserva de marcha - OK.
Não pude mensurar a precisão dele, pois o mesmo não tem segundeiro, o que impossibilita uma medição diária. Mas no vibrograph do relojoeiro ele apresentou um desvio dentro do padrão.
Tudo parece dentro dos "conformes".
??? ??? ???

Abraços
Garcia

prgarcia

Citação de: zE_ online 03 Outubro 2009 às 18:51:37
Citação de: solano online 03 Outubro 2009 às 18:48:22

Abs.

Mais uma pérola do Solano  ;D

;D ;D ;D ;D ;D

Tá na hora de eu procurar outro então! ;)

Abraços
Garcia

solano

solano

Adriano

Ou revisaram ele antes de te vender, ou o relojoeiro se enganou. Não acredito na última hipótese, pois avaliar a condição de lubrificação é o mínimo do mínimo que um relojoeiro deve saber fazer.

Alerta nº1: verificar a condição de lubrificação "por cima" é incerto. Nem o George Daniels junto com o Kurt Klaus conseguem afirmar com certeza, olhando por cima, se um relógio está corretamente lubrificado. É a parte de baixo do rubi, onde se apoiam os ombros do eixo, que denunciam uma lubrificação correta, em qualidade e quantidade.

Alerta nº2: é preciso saber (e não vai conseguir saber) se o relógio foi lubrificado antes de ser vendido, ou se foi revisado. Qual a diferença? Tem vendedor que põe um "oleozinho" nos rubis e diz que está revisado. Isso não é revisão: revisão é a desmontagem completa, limpeza e lubrificação. Lubrificação sem limpeza é mais nocivo do que deixar do jeito que está.

Na dúvida, se quiser preservar seu relógio, faça uma revisão em um bom relojoeiro.

Abraços!

Adriano

Paulo Sergio

O Adriano falou tudo!!!  ;)  :D
Abraço
Paulo Sergio
Abraço
Paulo Sergio

prgarcia

Citação de: Adriano online 03 Outubro 2009 às 19:37:08
Ou revisaram ele antes de te vender, ou o relojoeiro se enganou. Não acredito na última hipótese, pois avaliar a condição de lubrificação é o mínimo do mínimo que um relojoeiro deve saber fazer.

Alerta nº1: verificar a condição de lubrificação "por cima" é incerto. Nem o George Daniels junto com o Kurt Klaus conseguem afirmar com certeza, olhando por cima, se um relógio está corretamente lubrificado. É a parte de baixo do rubi, onde se apoiam os ombros do eixo, que denunciam uma lubrificação correta, em qualidade e quantidade.

Alerta nº2: é preciso saber (e não vai conseguir saber) se o relógio foi lubrificado antes de ser vendido, ou se foi revisado. Qual a diferença? Tem vendedor que põe um "oleozinho" nos rubis e diz que está revisado. Isso não é revisão: revisão é a desmontagem completa, limpeza e lubrificação. Lubrificação sem limpeza é mais nocivo do que deixar do jeito que está.

Na dúvida, se quiser preservar seu relógio, faça uma revisão em um bom relojoeiro.

Abraços!

Adriano

Acho que você acertou Adriano.
Creio que o relojoeiro tenha feito uma avaliação "por cima" (aquele teste da gota de óleo).
Com relação ao segundo alerta, creio que não foi revisado e nem lubrificado. Foi vendido como estava.
Obrigado pelo esclarecimento
Abraços
Garcia

Cigano

Eu recentemente adiquiri um UMF-Ruhla Antimagnetic á corda manual com movimento UMF 24-33, até tudo bem o relógio está praticamente zero bala ainda com selo na tampa de fundo dele que é de pressão, só que vi que esse movimento não tem rubis !! ???

Então minha duvida é á seguinte !!

Como é amanutenção dele ??

E de quanto em quanto tempo se faz ??

E qual óleo usar para movimentos sem rubis ??

Fonte: Ranfft

Amigo me desculpe usar o seu tópico para minha duvida !!

Abçs
Cigano!!
Abraços,
Cigano!

Alberto Ferreira

Salve!

Pelas características deste tipo de movimento, há limitações no que tange a uma série de quesitos, inclusive com respeito à sua manutenção.

Mas isso não quer dizer que o movimento não funcione adequadamente, se observadas as suas características.

De uma forma geral, eu diria que especial atenção deva ser dada, no uso, às questões relativas à vedação.
Em geral as caixas não são estanques, etc.

Por esta mesma razão o intervalo entre revisões deverá ser menor.
Se o relógio for usado regularmente, eu creio que um prazo não maior que dois anos seria mais seguro.

Quanto aos lubrificantes e técnicas de aplicação dos mesmos, eu gostaria de ouvir a opinião de um dos nossos colegas profissionais ou mais experientes neste tipo de movimento.
Eu nunca fiz revisões em movimentos deste tipo.

Abraços,
Alberto

igorschutz

Olha, não quero desanimá-lo, Cigano, mas ACHO que esse movimento não foi feito para ser revisado...

Não estou falando que isso (a manutenção) não possa acontecer, mas acho que o movimento foi desenhado para ser descartável, portanto, pode ser que o colega tenha dificuldades para desmontar e, principalmente, remontar a máquina.

Um abraço,

Igor
Opinião é como bunda: todos têm a sua. Você dá se quiser.
Opinião é como bunda: você dá a sua e eu meto o pau.

NÃO ACREDITE NO QUE 'FALAM' AQUI, ESTUDE BEM E TIRE SUAS PRÓPRIAS CONCLUSÕES

Alberto Ferreira

Salve!

Movimentos assim, sem rubis, ao apresentarem folgas nos furos das platinas (os "mancais" onde se encaixam os eixos) podem ser "reajustados" com o auxílio de punções, etc.

Algo assim, por exemplo...

Mas o Igor tem razão.
Será que compensa?

Abraços,
Alberto

igorschutz

Alberto,

Sim, você está correto.
Nestes movimentos onde os mancais não são rubis, o usual é que se puncione a platina (a bem da verdade, este é um último recurso), ou então de construa um mancal de latão, que se fixa na platina por fricção.

Mas isso pode ser feito num Roskopf, como o mostrado na foto, que é um movimento construído para ser revisado.
Já o da foto do colega Cigano, talvez não tenha tanta qualidade.

Eu posso estar completamente enganado, mas pela foto mostrada, as partes daquele movimento, incluindo aí as pontes, parecem ser muito finas (falo de espessura).
Assim, não seria nem questão de compensar ou não revisar, e sim impossibilidade mesmo.

Mas isso é mera suposição minha.
Só mesmo um técnico gabaritado e com o movimento em mãos poderia dizer com absoluta certeza.

Um abraço,

Igor
Opinião é como bunda: todos têm a sua. Você dá se quiser.
Opinião é como bunda: você dá a sua e eu meto o pau.

NÃO ACREDITE NO QUE 'FALAM' AQUI, ESTUDE BEM E TIRE SUAS PRÓPRIAS CONCLUSÕES

Alberto Ferreira

Sim!

Eu concordo, Igor. É exatamente isso.

Eu também acho que aquelas platinas do Ruhla não foram mesmo feitas para tanto...

Ou até mesmo se de fato elas poderiam "agüentar" um tratamento (recuperatório) assim.   ::)

Vamos ver se alguém com experiência nisso pode complementar o que nos estamos discutindo.

Um abraço!
Alberto

Cigano

Obrigado pelas respostas, para mim já foi mais uma etapa de aprendizado até porque eu desconhecia esse movimento que tem uma aparência pré-histórica rsrs!!

Bom ele está funcionando mas quando ele está com mostrador para baixo e quando vira para cima ele funciona um tempo bem curto e para, creio que isso já seja as folgas dele até pq o ex-dono dele falou que desde adquiriu ele novo só foi revisado aprnas 1 vez, vai saber quando foi isso !!

Então jeito é guardar ele para ficar exemplo, até pq ele está novo novo, ainda com selo de impotação no fundo semi visível !!
Obrigado pelo esclarecimento de vocês.

Agradecimentos: Alberto e Igor ;D

Abraços
Cigano !!
Abraços,
Cigano!