Menu principal

Patek Philippe 1850 Key Wind

Iniciado por lanza, 10 Outubro 2009 às 15:35:05

tópico anterior - próximo tópico

lanza

Olá Pessoal,

amigo meu encontrou um relógio interessante que a princípio é um Patek bem antigo (tirei as fotos no relojoeiro q reconheceu como um Patek). Se a numeração estiver correta deve ser de 1850-55. Caixa (com 45mm) e movimento assinados Julio Boulte, antiga joalheria e relojoaria do centro do Rio de Janeiro. O movimento é o mesmo que aparece na seção de PAtek´s de bolso do "Price Book" do Cooksey: Key Wind, gilt movement, lever escapement ("moustache lever"). Não há assinatura alguma da Patek e isso é comum, segundo várias citações. Achei o link abaixo muito interessante para aqueles que querem entender da história da marca:

http://www.antiquorum.com/html/vox/vox2003/patekphilippe/patek%20philippe.htm

Não sou um conhecedor de relógios de bolso (tampouco de pulso, mas esses me são bem mais familiares), por isso, por favor gostaria da ajuda para tentar identificar esse relógio.

1. A numeração 4040 é da próprio PAtek ou segue numeração para "Julio Boulte"?
2. Achei alguns Patek no Antiquorum, mas um pouco mais novos que esse, já com o sistema de corda e ajuste na coroa inventado pelo Adrien Philippe, não acho que esse relógio tenha o mesmo valor, me parece q os Key Wind valem menos, por outro lado esse já tem escapamento. Alguém faz ideia de como valorizar esse relógio?
3. A caixa contém várias marcas, todas originais e de excelente acabamento, não creio que seja uma cópia para essa máquina, acho que é a original, estaria eu certo?
4. Sei q os Patek´s tem a caixa e o movimento com a mesma numeração, nesse isso acontece (ver fotos), no entanto, em uma das tampas aparece tbém a numeração 4038, diferente dos 4040 que estão na caixa (onde tem a assinatura Julio Boulte) e no movimento. Que numeração é essa?

lanza

Matheus Tag

Realmente muito bonito o relogio
o acabamento parece bem feito tambem.
pena que eu nao conheço patek.

Matheus13

Realmente fantástico.
A gravação ainda dá um charme a mais.

lanza

Sim as gravações são muito bonitas mesmo, obrigado. Faz tempo que eu não pego um Patek Gondolo em mãos, mas podem ser semelhantes, veja essa aqui:

[]s, Lanza

Bruno Recchia

Oi Lanza,

Olha, sem querer ser pessimista, acho extremamente dificil de se atribuir esse relogio à PP, direto... Na verdade, esse relogio utiliza uma ebauche extremamente comum na época, e sem nenhuma assinatura, fica dificil dizer algo... Ninguém pode afiirmar que é um Patek sem verificar em detalhes o relogio, comparando com um assinado, da mesma época.

O valor pode oscilar entre o valor do ouro da caixa e uns 1500$, se tiver como provar que é realmente um Patek. Mas tem que ser prova concreta, nao comparaçao com uma foto !

1 abraço,

Bruno

lanza

Muito Obrigado Bruno, se o ebauche é comum fica realmente difícil. Desse jeito só tem uma maneira, recorrer aos arquivos da Patek.

[]s, Lanza

Alberto Ferreira

Citação de: lanza online 11 Outubro 2009 às 17:38:36
Muito Obrigado Bruno, se o ebauche é comum fica realmente difícil. Desse jeito só tem uma maneira, recorrer aos arquivos da Patek.

[]s, Lanza

Salve!

Bonita peça, Lanza!  8)

Mas, realmente...
Este seria mesmo o melhor caminho, tentar consultar a própria Patek.

Abraços,
Alberto