Menu principal

Acabamento PVD - Gun Metal!

Iniciado por jgaeti, 16 Novembro 2009 às 09:47:08

tópico anterior - próximo tópico

jgaeti

Fala Galera!!

Gostaria de saber como funciona este tipo de acabamento, é possível refazer, fica bom? Riscou já era?
Obrigado

joao gaeti

fabs77

Fala João,

eu tenho alguns relógios com acabamento em PVD.
O que dá para perceber é que esse acabamento é muito superior a uma simples "cobertura".  O pigmento é incorporado ao metal da peça o que torna o acabamento muito superior e mais resistente, porém, se bater ou ralar com mais força o acabamento é removido, sim...
Um dos meus relógios tem um "raladinho" no bezel... nesse ponto o revestimento foi removido. Depois tento fazer uma foto.
Desconheço a possibilidade de refazer a aplicação. Se isso for possível com certeza terá um valor alto.

Abração!

Fabiano   
"Time is more valuable than money. You can get more money, but you cannot get more time."
Jim Rohn

fabs77

A definição do método:

Processo PVD (Physical Vapor Deposition)

O processo PVD (Deposição física de vapor) é uma técnica de deposição de filmes finos (metálicos ou cerâmicos) através da vaporização destes materiais em câmaras especiais. De forma geral este processo envolve controle de aquecimento, potencial e pressão.
O processamento PVD é feito sob alto vácuo e temperaturas que variam entre 150° e 500 °C.
O material de revestimento sólido de alta pureza (metais como titânio, cromo e alumínio) é evaporado por calor ou bombardeado com íons (deposição catódica). Ao mesmo tempo, é introduzido um gás reativo (por exemplo, nitrogênio ou um gás que contenha carbono) formando um composto com o vapor metálico que se deposita nas ferramentas ou nos componentes na forma de um revestimento fino e altamente aderente.
Para se obter uma espessura de revestimento uniforme, as peças devem girar a uma velocidade constante durante o processo.

Fonte:http://www.cimm.com.br/cimm/construtordepaginas/htm/3_24_10273.htm

Abraços!

Fabiano

P.S. No site existe uma animação interessantes que ilustra o processo.
"Time is more valuable than money. You can get more money, but you cannot get more time."
Jim Rohn

fabs77

Esse tem exatamente o acabamento Gun Metal que vc menciona:

Abraços!

Fabiano
Jim Rohn

Alberto Ferreira

Salve, amigos!

Complementando o que nos disse o amigo Fabiano.

O assunto PVD (e as suas opções) já foi "debatido" aqui em algumas ocasiões.

Se digitarmos PVD na caixa de pesquisa do fórum (aí acima), vários tópicos (com dúvidas e opiniões) serão mostrados.

Este aqui é um exemplo.

http://forum.relogiosmecanicos.com.br/index.php/topic,1297.msg23119.html#msg23119

Onde eu tentei sumarizar um pouco a questão e enfatizar algumas diferenças (para com uma "pintura, por exemplo).

O PVD, embora com as características mencionadasi, aplica (deposita - o "D" da sigla) mesmo uma camada (finíssima) sobre a superfície da peça.
A resistência desta camada vai depender do material aplicado.
Tanto é assim, que o PVD é tratamento básico em algumas ferramentas de corte (para usinagem), onde o objetivo é justamente dotar a ferramenta de uma grande resistência à abrasão.
Mas, repito, tudo depende do material. O PVD é o método.

Em contrapartida, realmente existem processos nos quais a superfície onde são aplicados acaba sendo alterada (forma-se ali uma nova "liga"), mas isso já é uma outra coisa.
Não sendo, portanto, PVD.

Abraços s todos!
Alberto

jgaeti

Muitissimo obrigado pelas respostas!

Adriano

Complementando o que foi dito, quando o assunto é revestimentos, eu gosto sempre se reforçar que independente do método usado para aplicação, o mais importante é a qualidade com que é feito e a espessura da cobertura.

O que quero dizer é que é preferível uma galvanização de alta qualidade do que um PVD vagabundo, de baixa espessura. Tenham isso em mente.

Abraços!

Adriano

Alberto Ferreira

Salve!

Tem razão, Adriano.

O PVD é o método.
Apenas a citação dessas três letras, dessa "sigla", não é mesmo garantia de nada.

O método, para ser bem aplicado, para não ser só algo meramente "estético" (e marqueteiro...), precisa de qualidade de materiais, de equipamentos e de construção.
Portanto, como outras coisas deste tipo, há mesmo que ter cuidado com essas considerações.

Eu estou aproveitando o "gancho" para lembrar, por exemplo, o caso do titânio.
Tudo bem,...
O "consenso" entre os leigos é que se trata de um "material nobre", de um produto "aeronáutico", de "alta tecnologia", etc.

Bem,...
As ligas de titânio em geral são mesmo tudo isso, mas dependendo da liga, que pode ser feita com refugos, etc, a coisa pode mudar, e muito.  :P

Então, a caixa de titânio de em um relógio proveniente de um produtor sério é uma coisa (mais cara!) e a de um produtor "meia-boca" pode muito bem ser algo "um-oitavo-de-boca", ou seja, mais barata e ruim.  >:(

O fato de ser declarado como titânio, por si só, não prova nada.

Abraços a todos!
Alberto

Murão

Citação de: fabs77 online 16 Novembro 2009 às 10:20:32
Esse tem exatamente o acabamento Gun Metal que vc menciona:

Abraços!

Fabiano

Páááára de colocar foto desse relógio, cada vez que vejo fico louco por um!!!

;D ;D ;D