Menu principal

Heuer Calibre 11 e 12

Iniciado por João de Deus, 25 Maio 2010 às 12:22:37

tópico anterior - próximo tópico

João de Deus

Vocês conhecem os calibres 11 e 12 da Heuer?
São bons como os Omega 861, Lemania 5100 e Valjoux 7750?
Particularmente acho bastante bonitos os relógios Heuer Autovia e Carrera antigos.
Abs
João
João

nilomis

João,

Veja aqui.

Vendo esta postagem, senti saudades do meu Autavia que hoje repousa em outras, e melhores, mãos.

Abs,

Nilo

Citação de: nilomis online 25 Maio 2010 às 12:50:18
João,

Vendo esta postagem, senti saudades do meu Autavia que hoje repousa em outras, e melhores, mãos.

Abs,

Nilo

Outras mãos, sim!  Mas ....... melhores??????  ..................  Há controvérsias....

Grande abraço!
Marcos  Sá

"prefiro a crítica que me corrige ao elogio que me corrompe" -Maquiavel

João de Deus

Citação de: nilomis online 25 Maio 2010 às 12:50:18
João,

Veja aqui.

Abs,

Nilo

Obrigado Nilo e parabéns pelas informações lá apresentadas.
Abs
João
João

Adriano

Os calibres 11, na minha modesta opinião, são grandes pela história, pelo pioneirismo, pela raridade, pela curiosidade, pelos LINDÍSSIMOS relógios que eles equiparam, mas não pela qualidade técnica, especialmente de projeto. Não os considero boas máquinas. Apenas curiosas. Cronógrafo por cronógrafo, todos os automáticos da mesma época eram melhores. O que diráa então os cronos automáticos modernos...

Para que não reste dúvidas, vou explicar de outro modo: o calibre 11 foi uma grande façanha, foi o surgimento dos módulos de complicações, foi o início do sucesso da Dubois Depraz, é um calibre muito bonito, com uma bela história, foi revolucionário, é exclusivíssimo e não parece com nada que já foi criado antes, e sou apaixonado pelos relógios que essas máquinas equipam. Mas colocando isso tudo de lado, falando unicamente da máquina, como projeto, especialmente do ponto de vista da robustez e confiabilidade, é o projeto mais fraco da época. Perde para o El Primero, e perde de mais longe ainda do Seiko 6139. E consquentemente perde para todos os outros projetos consequentes de cronógrafos automaticos. O simples fato de ser modular já é um dos pontos fracos dele.

E para os fãs de calibres 11, grupo ao qual me incluo: por favor sejamos adultos para compreender o meu texto.

Abraços!

Adriano

shun

Adriano, então para você, o 6139 da Seiko foi o mais confiável e robusto cronógrafo automático lançado na corrida pelo primeiro crono-auto? O que o torna superior ao El primero? poderia tecer algum comentario? muito obrigado!

Adriano

Sim, creio que o 6139 era superior em alguns pontos. Ele pecava por alguns detalhes, como a ausência de um segundeiro separado e pelo altura um pouco excessiva no caso do 6138 (por conta do acumulador de horas).

O El Primero é um clássico em todos os sentidos, é muiito robusto e tinha, ou melhor, ainda tem, o grande barato do escapamento de alta frequência. Acho que o El Primero é o melhor entre os 3 primeiros cronos automáticos. Mas não é perfeito: é excessivamente complexo do ponto de vista da concepção, mas compensa isso com um escapamento espetacular, e uma qualidade geral de execução dos mais finos calibres suíços, coisa que o 6139 não tem.

Então eu tento resumir a coisa assim:

Calibre 11 - historicamente revolucionário, conceitualmente bom, mas com a desvantagem de todo crono modular: complexidade em excesso. Ou seja, coisas complicadas que não precisariam ser assim se fosse um crono integrado. Tanto o módulo como o mecanismo base sofrem de desgaste. É difícil achar essas máquinas sem nenhum desgaste, coisa que se acha tanto no El Primo como no 6139.

El Primero - conceitualmente o mais clássico, mas também sob o risco de ficar antiquado. E ficou. Confiável, belo, mas antiquado. E complexo, complicado de dar manutenção. Imbatível em precisão, funções, e presença.

Seiko 6139 - de construção menos fina, de funções menos úteis, mas de longe o melhor projeto. A construção simples, com poucas peças, promove robustez inigualável e simplicidade incomparável na hora da manutenção. A roda de colunas e a embreagem vertical foram visionárias, e virou o padrão de novos projetos de cronos na Suíça, 30 anos depois. Hoje os suíços projetam cronos com a filosofia do Seiko, porque sabem que uma hora essa coisa toda voltará para a oficina e será um pesadelo administrar isso.

O que seria perfeito? Uma mistura de Seiko 6139 com El Primero: imaginem um crono com a fineza de execução suíça, com escapamento suíço de 36.000 bph, mas de construção simples como a do 6139, com sistema de carga magic-lever, roda de colunas e embreagem vertical. Perfeito!

Abraços!

Adriano

nilomis

Adriano,

Acho que chegamos a mesma conclusão, por caminhos distintos.

Você, pela análise técnica e pelas considerações relativas a manutenção.

Eu, completamente ignorante sobre a parte técnica, pura e simplesmente pelo exame estético e pela mania que tenho (não temos todos?) em precisão.

Vejamos a parte estética:

a) Heuer Cal 12

(Fonte: www.thewatchspot.co.uk)

b) Zenith El Primero (400Z neste caso)

Dentro do meu, não tão apurado, senso estético é visível a diferença. O Cal 12 me parece ser, e é, uma "gambiarra" de primeira.

Já o El Primero, mesmo considerando que o acabamento é bastante utilitarista, exala (nossa, hoje estou falando difícil) engenharia e qualidade.

Quanto a precisão, tenho dois relógios com El Primero e eles zeram no vibrograph.

Incrível, não?

Para uma análise profunda do El Primero, feita pelo Walt Odets, veja aqui.

Quanto a precisão, o Heuer Cal 11/12/14/15, está dentro da média para movimentos dos anos 60/70.

Isto indica que se deva descartar relógios com o movimento Heuer Cal 11/12/14/15?

É claro que não.

Eles tem História com "H" maiúsculo por estarem muito ligados aos tempos onde o automobilismo era mais romântico e muito mais interessante do que é hoje. Além dos relógios, não o movimento, terem uma estética única e muito bonita, dentro dos meus critérios.

Abs,

Nilo

Nota: Não vou comentar, pois nada iria acrescentar, o Seiko 6139. Já tive deles mas ... não deu "liga".

eduardo

GRAÇAS A DEUS QUE O ADRIANO NÃO FAZ "ANALISES CLINICAS"

MAGNANIMA AULA.

OBRIGADO

nilomis

Citação de: eduardo online 26 Maio 2010 às 08:28:11
Edu,

1) DESLIGUE O CAPS LOCK, please!

2) Faz sim. Ele não revisa Omegas?  :P :P :P

Abs,

Nilo

Alberto Ferreira

Citação de: nilomis online 26 Maio 2010 às 09:20:35
Citação de: eduardo online 26 Maio 2010 às 08:28:11
Edu,

1) DESLIGUE O CAPS LOCK, please!

2) Faz sim. Ele não revisa Omegas?  :P :P :P

Abs,

Nilo

;D  ;D  ;D

Eduardo,
Parece que o Nilo tirou mesmo o dia para (tentar) provocá-lo, não?

Eu falo dos Omega's,...  Claro!

Abraços a ambos!
Alberto

Alberto Ferreira

Salve, amigos!

Os comentários sobre os Heuer 11 e 12 e Seiko's são daqueles que nós gostamos mesmo de ler por aqui.

Valeu!

Abraços,
Alberto

nilomis

Citação de: Alberto Ferreira online 26 Maio 2010 às 13:29:23
Parece que o Nilo tirou mesmo o dia para (tentar) provocá-lo, não?
Alberto,

Dia? Que nada, eu provoco o Edu na base do 24/7.  ;D ;D ;D

Abs,

Nilo

Alberto Ferreira

;D  ;D  ;D

Amigo é para essas coisas!
8)

Abraços!
Alberto

eduardo

Alberto

Pobre de mim, tenho que aguentar "o mala" de Cajuru todos os fins de semana, denegrindo a mais que centenaria industria relojoeira Suissa, precisamente, a marca OMEGA, e agora tambem aqui nesse seleto forum. Ainda bem que por aqui temos voce, o Igor, o Gravina, o Marcelo, o Sá, o Adriano ,o fernando, o Rafael, etc, etc, atc......Mas não há de ser nada, um dia ele ainda vai achar OMEGA( com caixa alta ) o rei de todos ele.

ABS

Eduardo

P.S. Nilo, o café no sabado ainda é seu !       

Citação de: eduardo online 26 Maio 2010 às 14:59:07

Mas não há de ser nada, um dia ele ainda vai achar OMEGA( com caixa alta ) o rei de todos ele.

ABS

Eduardo

Bem colocado Eduardo!

A coroa pode ser da Rolex, mas, o trono e o cetro são, por direito, da OMEGA  ;D ;D ;D ;D ;D ;D ;D ;D ;D

Grande abraço!
Marcos  Sá

"prefiro a crítica que me corrige ao elogio que me corrompe" -Maquiavel

nilomis

Citação de: eduardo online 26 Maio 2010 às 14:59:07
P.S. Nilo, o café no sabado ainda é seu !       
Edu, Turma,

Eu faço brincadeiras com os amigos, em particular com o Eduardo, em relação a paixão que eles nutrem pelos relógios Omega.

É claro que é brincadeira, pois ninguém é perfeito e eu também tenho alguns relógios Omega e, imaginem só, hoje estou usando um ... Omega.

Não tenho preconceito de marca alguma (exceto uma, que se eu falar aqui ...  :-X :-X) pois o que admiro são essa pequenas maravilhas que usamos e cuidamos.

Voltando ao tópico base: Sá, vamos desfazer o negócio? Vendo as fotos do Autavia, bateu uma saudade... ( outra brincadeira, está em ótimas mãos e foi "convertido" em uma das "joias da coroa").

João: Um movimento Heuer Cal 11/12/14/15 pode não ganhar nenhum Oscar, mas os relógios que os equiparam ganham, fácil fácil.

Veja só que maravilha:

Relógio "parrudo" mas que "veste" admiravelmente bem.

Abs,

Nilo

shun

Muito obrigado pela aula Adriano! Fico muito grato pela disposição!!

Nilo, de fato, os relógios equipados com o Heuer são belíssimos, arrisco dizer, os mais belos!

Suas fotos então.. é de deixar com água na boca!

Abraços gente!