Menu principal

Em busca de informações - talvez um novo desafio...

Iniciado por paulorocha, 15 Abril 2009 às 20:32:30

tópico anterior - próximo tópico

paulorocha

Olá Amigos

Este relógio pertence a um grande amigo, e está em sua família a bastante tempo. Ele me pediu que tentasse fazer algo para o por novamente em funcionamento, até mesmo sugeriu a troca do movimento por um quartz...

Embora eu ache esta alternativa um verdadeiro crime!

Bem, gostaria de saber se algum dos colegas teria maiores informações (alguma imagem com visão explodida do movimento seria fantástico!) sobre este movimento.

A única coisa que identifiquei é que se trata de um escapamento cilindro (que nunca mexi...), possui o número 1203 em uma das platinas e as letras "U.H." dentro de uma elipse, na mesma platina. A mesma elipse com as letras também está presente no interior da tampa externa, junto com outra marcação, do que me parece uma coroa ao lado de um crescente estilizado. O diâmetro do movimento é de aproximadamente 25 mm. A caixa mede 30 mm de diâmetro.

E como podem ver, está sem a tige...

Seguem algumas fotos:

Podem me dar alguma luz?

Um abraço
Um grande abraço

Paulo Rocha

rlessa

Paulo,
encontrei isso no Dr. Ranfft site

Em 1883, Gottlieb Hauser e um número de fabricantes, a fim de simplificar a compra e venda de peças relógio, estabeleceu a VUA (Vereinigte Uhrmacher Alpina), juntamente com UH (Union Horologère), com a criação da fábrica da Alpina Duret & Colonnaz em Genebra. Os E.U. fabricantes Gruen e Hamilton aderiram em 1905. A Alpina Horologère União abriu uma fábrica em Glashütte em 1909, chamou a Präcisions-Uhrenfabrik Alpina (Precision Watch Factory Alpina).

A empresa foi quebrou em 1917 por motivos políticos (tinha a ver com a guerra em curso ...).

Vou "futucar" na net se achar algo mais...

Alberto Ferreira

Salve!

E aí, pessoal do "bolso"?

A causa é nobre e o relógio, eu creio, tem "pedigree"..

Vamos ajudar?
;)  :D

Abraços!

Gravina

Oi Paulo,

Realmente, pelos motivos expostos, vale a recuperação!
Pelo que posso notar, na medida do possível, o movimento está completo.........isso é muito bom!
Vejo duas soluções para o caso: 1- Procurar uma tige para este movimento (pode ser demorado....e complicado)
                                            2- Enviar este movimento para o Alberto Pivotador daqui de São Paulo, pois tenho certeza que ele "ajustará" uma tige para este movimento........coroa, depois da tige ajustada, eu devo ter........ou ele mesmo arruma uma!.........Eu estou sem o telefone dele aqui, mas o Carregalo, ou algum outro colega daqui pode passar este telefone para contato. (Eu mesmo posso ligar para o Carregalo e solicitar este número.......)

Abs

Gravina

Alberto Ferreira

Salve!

O telefone do "Xára", pivotador é:

(11) 3105 1538.

Eu espero que não tenha mudado.  ::)

A sua oficina fica na:
Rua Quintino Bocaiuva, 176 - sobreoja 01
Centro - São Paulo/SP.

O Alberto, ao que eu saiba, é o único pivotador ainda em atividade por aqui.
E é dos bons!

Abraços!

igorschutz

Concordo com o Mestre!
Aparentemente o relógio está completo. A tige e a coroa não difíceis de se providenciar/adaptar.
Com um pouquinho de dedicação, a máquina deste relógio ficará 100% ;)

Nos mantenha atualizados Paulo! :D

Abraços,

Igor
Opinião é como bunda: todos têm a sua. Você dá se quiser.
Opinião é como bunda: você dá a sua e eu meto o pau.

NÃO ACREDITE NO QUE 'FALAM' AQUI, ESTUDE BEM E TIRE SUAS PRÓPRIAS CONCLUSÕES

Gravina

Citação de: Alberto Ferreira online 15 Abril 2009 às 23:38:08
Salve!

O telefone do "Xára", pivotador é:

(11) 3105 1538.

Eu espero que não tenha mudado.  ::)

A sua oficina fica na:
Rua Quintino Bocaiuva, 176 - sobreoja 01
Centro - São Paulo/SP.

E é dos bons!

Abraços!

Pois é....
Este número eu tenho, mas o Alberto mudou para a Barão de Paranapiacaba.....(não sei dizer se o número é o mesmo, mas neste endereço está o "vidreiro" mais antigo do ramo.........o Sr. Oliva......
Creio que o Alberto é o único do Brasil em atividade.................já ouvi falar de um senhor alemão de Curitiba que faz milagres num torno, mas infelizmente não o conheço!
O Alberto é "F" mesmo!!!............já me recuperou um cronômetro de Marinha Glashutte, e um UN..............tá certo que no Glashutte ele demorou um pouco (2 anos e alguns meses), mas fez chover!!!

Abs

Gravina

paulorocha

Obrigado pela ajuda meus amigos!

Hoje a noite eu vou me encontrar com o Gustavo, dono do relógio, e vou tentar convencê-lo de restaurar o brinquedo. Este realmente vale a pena!

Um grande abraço a todos
Um grande abraço

Paulo Rocha

paulorocha

Acabei de voltar da minha seção semanal de terapia intensiva - a noite da cutelaria! E conversei com meu amigo Gustavo sobre o relógio.

Falei a ele sobre as descobertas dos colegas aqui do forum, da história por trás da marca Alpina, etc.

Não foi suficiente... Ele encasquetou com a ideia da "pilha". Sua frase foi mais ou menos assim: Poxa, eu não quero um relógio que vou ter que dar corda todo dia!  :o

Resumo da ópera: vou providenciar um bom movimento a quartz que possa ser adaptado a esta caixa.  :'(

É aquela história, amarra o burro onde o dono mandar, mesmo que o burro se enforque... :-\

A parte boa, ou menos ruim, é que vou ficar com o movimento. Já tinha o projeto de fazer uma caixa em aço damasco para o meu Omega de bolso. Agora pretendo fazer uma caixa, também em damasco, para este Alpina. Só que este será de pulso! :D

Um abraço amigos, e obrigado pelas colaborações! ;)
Um grande abraço

Paulo Rocha

Alberto Ferreira

Salve!
Puxa, amigo Paulo!
::)
Mas, acontece, não é mesmo,...  ;)

Agora, sem "ofensa" à decisão do seu amigo,... Claro!  :-\

Por que você não pergunta para ele o que ele acharia de um desses, "de coleção", e sem corda?

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-91223016-relogios-de-epoca-salvat-n-8-metropolitan-_JM

O exemplo é meramente ilustrativo.

Se ele "topar",... Você troca e fica com o Alpina inteiro!
;) :D

Abraços!
8)

paulorocha

Eu tive esta ideia também!!!  ;D ;D ;D

O problema é que ele quer manter a caixa do relógio pois pertenceu ao avô... Vai entender... :P
Um grande abraço

Paulo Rocha

flávio

O cara pegar um relógio desses e querer colocar um movimento quartz é um crime, sério, quase tive um troço aqui.

Flávio

Alberto Ferreira

Gravina

Citação de: paulorocha online 16 Abril 2009 às 21:43:04
Acabei de voltar da minha seção semanal de terapia intensiva - a noite da cutelaria! E conversei com meu amigo Gustavo sobre o relógio.

Falei a ele sobre as descobertas dos colegas aqui do forum, da história por trás da marca Alpina, etc.

Não foi suficiente... Ele encasquetou com a ideia da "pilha". Sua frase foi mais ou menos assim: Poxa, eu não quero um relógio que vou ter que dar corda todo dia!  :o

Resumo da ópera: vou providenciar um bom movimento a quartz que possa ser adaptado a esta caixa.  :'(

É aquela história, amarra o burro onde o dono mandar, mesmo que o burro se enforque... :-\

A parte boa, ou menos ruim, é que vou ficar com o movimento. Já tinha o projeto de fazer uma caixa em aço damasco para o meu Omega de bolso. Agora pretendo fazer uma caixa, também em damasco, para este Alpina. Só que este será de pulso! :D

Um abraço amigos, e obrigado pelas colaborações! ;)

Tchau Alpina...............Não levaram em consideração tudo o que você representou neste mundo horológico

Amigo Paulo,

Sei que você é o mais indicado para levar esta minha mensagem dirigida ao seu amigo............." "

;D ;D ;D

Abs

Gravina

igorschutz

Paulo,

Uma pena que seu amigo tenha decidido por essa via.
Realmente, por se tratar de uma relíquia de família, e não um mero relógio para uso constante, ele deveria ter optado pela restauração, a fim de manter o máximo de originalidade possível. Lamentável que isso não será possível... :'( :'( :'(

Agora, desculpe a franqueza, mas acho bobagem você querer investir uma caixa em damasco numa máquina dessas.
Tipo, a máquina original, dentro da caixa original e com o mostrador original é uma coisa... Mas fora dessas condições, um movimento cilindro desses não vale nada! Você consegue movimentos de âncora, ou até mesmo um daqueles belíssimos movimentos americanos por preços irrisórios...

Construir artesanalmente uma caixa damasco para "encapar" um movimento cilindro desses (que não tem nada de especial ou high grade) é o mesmo que pedir para o Studio Pininfarina criar uma carroceria para um motor de Uno Mille... :-\
É melhor você gastar seu tempo precioso numa caixa para um movimento realmente especial.

Tenho um movimento muito bonito aqui que talvez mereça sua atenção. Amanhã te mando uma MP sobre isso, ok? Tenho certeza que você vai gostar. ;)

Um abraço,

Igor
Opinião é como bunda: todos têm a sua. Você dá se quiser.
Opinião é como bunda: você dá a sua e eu meto o pau.

NÃO ACREDITE NO QUE 'FALAM' AQUI, ESTUDE BEM E TIRE SUAS PRÓPRIAS CONCLUSÕES

Pandolfi

Amigo Paulo, eu só tenho relógios de bolso como este do seu amigo, todos a corda, é claro.
Obviamente, são todos de mais de 40 anos, alguns da década de 10 do século passado.
O amigo Igor tem razão.
Se ele tem tanto sentimento quanto à origem do relógio, acho um disparate querer mudar seu mecanismo para quartz, pois ele deseja conservar o relógio só pelo aspecto externo.
Grande abraço.
Pandolfi

paulorocha

Amigos, eu tomei uma decisão drástica! Vou enrolar este meu amigo o tempo que for necessário e vou restaurar este relógio com o movimento original.  8)

Depois de pronto e funcionando duvido que ele vá querer trocar a máquina!  ;D

E vou contar uma coisa a vocês... Vocês não imaginam o presentinho que o Igor está me mandando... Coisa de louco MESMO!  :-*

Valeu mesmo Igor!  :D

Um grande abraço
Um grande abraço

Paulo Rocha

Paulistano

Citação de: Alberto Ferreira online 15 Abril 2009 às 23:38:08
E é dos bons!
Abraços!

PESSOAL, revivi este tópico para dizer que temos mais uma opção....ninguém é insubstituível.
para quem não aguentava mais aturar as grosserias do mestre pivotador mais renomado de são paulo, eis que surge um substituto: MOISES.
o Moisés montou uma oficina no mesmo andar da oficina do Alberto, e está fazendo o mesmo trabalho que ele...talvez não tenha a mesma experiência, mas é gentil, tem uma enorme boa vontade, é tecnicamente muito bom, tem excelente ferramental, é organizado e cumpre prazos....
para quem precisar, eu recomendo.
segue o endereço: Rua Quintino Bocaiuva, 122, 2o. andar - sala 205.
tel: 5049-3108

ele trabalha com qualquer tipo de relógios...mesa, parede, pulso etc. e é relojoeiro.
espero que gostem da dica.
abraços.

Pandolfi