Menu principal

Rolex; Omega; Breitling: Processos de Fabricação/Montagem

Iniciado por João de Deus, 12 Março 2011 às 22:10:59

tópico anterior - próximo tópico

João de Deus

Recentemente um colega sabendo do meu interesse por relógios mecânicos contou que assistiu um programa na TV (não se lembra o canal) onde estavam mostrando a confecção das caixas em aço inóx dos relógios e depois a montagem do mostrador (que segundo o programa eram fabricados na china) onde neste momento ele pode notar que eram Breitling, colocação dos ponteiros e o movimento que já vem praticamente pronto. O que chamou a atenção dele foi justamente o fato de que praticamente todos os processos eram feitos por robos, ou seja, o componente humano é mínimo. Bem diferente de marcas como Patek e Vacheron.

Dai fiquei pensando como são fabricados os Omegas e os Rolex... será que são da mesma forma: AUTOMATIZADOS?

Também vou aproveitar o tópico para perguntar especificamente entre Rolex e Omega, se levarmos com conta modelos tradicionais: Submarino/Daytona; Seamaster/Speedmaster
1-) O acamento destas marcas podemos dizer que são similares (caixa, mostrador, ponteiros)?
2-) Podemos dizer que no "geral" os movimentos são robustos, bem acabados, precisos, duráveis?
3-) Por que geralmente a Rolex tem preço superior aos da Omega?

Adquiri um Seamaster James Bond Co-Axial e fiquei impressionado com a aprecisão e o acabamento do relógio. Meu irmão tem um Rolex Sub e, smj, este Omega não perde nada para ele...
João

Matheus15

Não sei se é a comparação certa a fazer pois a faixa de preço muda bastante. Acho que os Rolex são um pouco superior aos omegas ate porque o daytona no geral é bem mais caro que os speedmasters, e mesmo falando de movimento a Rolex no meu ponto de vista sai na frente pois são in house, quanto ao acabemento não sei dizer, nunca tive um omega em mãos.
abraço

João de Deus

Oi Matheus,

Examente pela faixa de preços dos Rolex ser bem acima da Omega é questionei os ítens no tópico. Será que somente pelo fato dos movimentos serem totalmente in house,  justificariam esta diferença? Tive os dois nas mão para comparar externamente, e, a meu ver a diferença de qualidade, se tiver, não consegui identificar.

Abs

João
João

ivison

Salve João,

Você mexeu em um vespeiro rs rs rs rs rs rs

Abraço,

Ivison.

João de Deus

Oi Ivison,

Minha intenção é provocar uma discução construtiva, mesmo porque eu tenho Omega e também Rolex e minha mulher tem um Breitling.

Abs

João
João

flávio

Na minha visita às fábricas da Suíça (as grandes), não permitiram ver os processos de fabricação. No entanto, você pode ver até mesmo por um vídeo oficial da Omega que os processos são robotizados parcialmente pelo menos:

http://www.youtube.com/watch?v=Kp5oby6nzxA

Volto a dizer também, algo já referido no meu texto La Chaux de Fonds: o trabalho é complexo mas não é feito na "Fantástica Fábrica de Chocolates". Tenho um vídeo grande aqui (oficial, em VHS ainda) da Zenith. É de 10 anos atrás e a fábrica não mudou muita coisa. O movimento, assim como numa linha de montagem, é remetido de estações de trabalho a outra como um veículo em esteira e cada relojoeiro é responsável por uma pequena parte do trabalho. Isso é o padrão na indústria. Mesmo nas pequenas, a fabricação de peças não é realizada por apenas um relojoeiro. Exemplo? Na Blancpain, que fabrica poucos relógios por ano, os movimentos são feitos na Piguet (hoje Manufatura Blancpain, grandes coisas, para mim só mudou o nome...) e a montagem, aí sim, feita individualmente e por um só relojoeiro, e mesmo assim nas linhas superiores (grandes complicações), onde o processo ocorre naquela vilazinha onde há uma foto minha na frente.

Resumindo: é normal na indústria, seja com robôs ou outros tipos de aparelhos, a produção ser bem automatizada. E isso não é novo, mas já vem desde os americanos, no final do século XIX, processo depois copiado pelos Suíços e, implementado pela primeira vez na Longines e Zenith.

O cálculo é óbvio: a Rolex, por exemplo, fabrica cerca de 800 mil relógios por ano, para fazer isso manualmente, totalmente manualmente, precisariam de zilhões de funcionários, o que seria completamente inviável.

Sobre o "Swiss Made". Isso já foi discutido aqui. Os Suíços, por lei, só exigem que o produto tenha 50% de valor agregado Suíço e montagem e controle final pelos lá para ser considerado "Swiss Made".

Eu asseguro a vocês, porque fui nos locais: a ETA e tudo que se relaciona a movimentos dentro do Swatch Group, por exemplo, é feito na Suíça. As montagens dos relógios também são feitas lá. Caixas? Acredito que sim, mas não por eles, normalmente a construção de caixas é algo terceirizado na indústria. Braceletes, porém, dentro de algumas linhas do Swatch Group, tenho certeza que é feito no oriente, sei lá se na China, Taiwan, etc.

A legislação deveria ser mudada? Claro! Li um texto numa revista na Suíça justamente sobre isso, dizendo que os legisladores estavam preocupados com o fato de um produto Swiss Made (e a áura que isso traz, efetivamente não ser fabricado por lá) poder ser considerado como tal apenas com 50% de valor agregado, queriam passar para 80%, o Igor até comentou comigo, talvez ele se lembre: "olha, isso é uma palhaçada, deveria ser 100%).

Aliás, a título de curiosidade, o "Made in Germany", que também possui um peso enorme, segue as mesmas regras. Também querem mudar.

Sobre a Breitling. Não duvido que mostradores sejam fabricados alhures. No entanto, a montagem de movimento, ponteiros, etc, não pode ser feita na China por imposição legal: isso tem que ser feito na Suíça. Seu amigo ou o que ele acha que viu no documentário, nesse ponto, está enganado, com todo respeito.

Qualidade e preço. Sabemos muito bem que no mercado, não é a qualidade que define o preço de um produto, mas centenas de fatores.

Os Omegas similares ao Rolex (digo similares, porque os preços de entrada da Omega são mais baratos do que os da Rolex, já os de saída...A Rolex nunca se aventurou no mundo da "alta relojoaria" - e uso a expressão aqui no ramo de complicações, porque alta relojoaria para mim é um conceito amplo - , a Omega sim. A Omega, por exemplo, tem turbilhões na sua linha que custam 100 mil dólares! A Rolex também tem relógios desse preço, mas não porque são caros "per si", mas porque possuem diamantes, enfim, são relógios jóia) tem preços mais baixos sim.

Porém, quando se compara um Omega com tudo feito em casa (entenda-se, com os novos calibres 8500) com os Rolexes, os preços se equivalem e, digo mais, a Omega tem gradativamente aumentado seus preços (não se esqueçam que ela faliu no início dos anos 80! A subida deve ser gradual, a recuperação da imagem da marca idem) para bater de frente com aquela que sempre foi sua nemesis mesmo, a Rolex.

Sobre qualidade de uma e outra marca, posso falar, pois tenho 2 relógios modernos (nem falo dos antigos) de uma marca e 2 da outra.

Os braceletes da Omega, mesmo com a mudança da Rolex nos últimos 2 anos, ainda me parecem superiores. A Rolex é a única empresa no mercado que usa aço anticorrosivo 716 nos seus relógios, que custa 3 vezes mais caro do que os 316 padrão, mas sinceramente não vejo vantagem alguma nisso. Padrão de caixas, etc, também me parece igual, assim como mostradores. Os ponteiros da Rolex sempre me pareceram mais bem feitos aos da Omega, mas isso é uma questão de projeto: os ponteiros Rolex são em ouro branco folheados a ródio, brilhantes demais. Há relógios demais na Omega cujos ponteiros são pintados. Movimentos? Olha, do ponto de vista técnico e de acabamento, eu sinceramente não vejo diferenças entre um Rolex 3131 e um Omega 2500, mesmo esse sendo fabricado pela ETA e modificado pela Omega de acordo com seus padrões.

Em uma opinião sincera, acredito que a qualidade dos relógios é similar.

Flávio

fernando r

Boa Tarde,
Apesar de minha assinatura não valer muita coisa, rs, eu assino embaixo.
E completo: um Semaster Aquaterra calibre 8500 em aço, sai 25% mais barato do que um Milgauss por exemplo, e 20 % a menos do que um Explorer(39mm).
Os Rolex ganham, e acho que aqui não é novidade, até hoje(isso pode mudar!) na desvalorização dos modelos, quando usados.
Mas já li em alguns sítios estrangeiros(não sei se é verdade!) que Rolex, Patek e Omega seriam as marcas com maior liquidez e conhecimento dos seus produtos.
Abraço.

Citação de: flavio online 13 Março 2011 às 14:14:31
Na minha visita às fábricas da Suíça (as grandes), não permitiram ver os processos de fabricação. No entanto, você pode ver até mesmo por um vídeo oficial da Omega que os processos são robotizados parcialmente pelo menos:

http://www.youtube.com/watch?v=Kp5oby6nzxA

Volto a dizer também, algo já referido no meu texto La Chaux de Fonds: o trabalho é complexo mas não é feito na "Fantástica Fábrica de Chocolates". Tenho um vídeo grande aqui (oficial, em VHS ainda) da Zenith. É de 10 anos atrás e a fábrica não mudou muita coisa. O movimento, assim como numa linha de montagem, é remetido de estações de trabalho a outra como um veículo em esteira e cada relojoeiro é responsável por uma pequena parte do trabalho. Isso é o padrão na indústria. Mesmo nas pequenas, a fabricação de peças não é realizada por apenas um relojoeiro. Exemplo? Na Blancpain, que fabrica poucos relógios por ano, os movimentos são feitos na Piguet (hoje Manufatura Blancpain, grandes coisas, para mim só mudou o nome...) e a montagem, aí sim, feita individualmente e por um só relojoeiro, e mesmo assim nas linhas superiores (grandes complicações), onde o processo ocorre naquela vilazinha onde há uma foto minha na frente.

Resumindo: é normal na indústria, seja com robôs ou outros tipos de aparelhos, a produção ser bem automatizada. E isso não é novo, mas já vem desde os americanos, no final do século XIX, processo depois copiado pelos Suíços e, implementado pela primeira vez na Longines e Zenith.

O cálculo é óbvio: a Rolex, por exemplo, fabrica cerca de 800 mil relógios por ano, para fazer isso manualmente, totalmente manualmente, precisariam de zilhões de funcionários, o que seria completamente inviável.

Sobre o "Swiss Made". Isso já foi discutido aqui. Os Suíços, por lei, só exigem que o produto tenha 50% de valor agregado Suíço e montagem e controle final pelos lá para ser considerado "Swiss Made".

Eu asseguro a vocês, porque fui nos locais: a ETA e tudo que se relaciona a movimentos dentro do Swatch Group, por exemplo, é feito na Suíça. As montagens dos relógios também são feitas lá. Caixas? Acredito que sim, mas não por eles, normalmente a construção de caixas é algo terceirizado na indústria. Braceletes, porém, dentro de algumas linhas do Swatch Group, tenho certeza que é feito no oriente, sei lá se na China, Taiwan, etc.

A legislação deveria ser mudada? Claro! Li um texto numa revista na Suíça justamente sobre isso, dizendo que os legisladores estavam preocupados com o fato de um produto Swiss Made (e a áura que isso traz, efetivamente não ser fabricado por lá) poder ser considerado como tal apenas com 50% de valor agregado, queriam passar para 80%, o Igor até comentou comigo, talvez ele se lembre: "olha, isso é uma palhaçada, deveria ser 100%).

Aliás, a título de curiosidade, o "Made in Germany", que também possui um peso enorme, segue as mesmas regras. Também querem mudar.

Sobre a Breitling. Não duvido que mostradores sejam fabricados alhures. No entanto, a montagem de movimento, ponteiros, etc, não pode ser feita na China por imposição legal: isso tem que ser feito na Suíça. Seu amigo ou o que ele acha que viu no documentário, nesse ponto, está enganado, com todo respeito.

Qualidade e preço. Sabemos muito bem que no mercado, não é a qualidade que define o preço de um produto, mas centenas de fatores.

Os Omegas similares ao Rolex (digo similares, porque os preços de entrada da Omega são mais baratos do que os da Rolex, já os de saída...A Rolex nunca se aventurou no mundo da "alta relojoaria" - e uso a expressão aqui no ramo de complicações, porque alta relojoaria para mim é um conceito amplo - , a Omega sim. A Omega, por exemplo, tem turbilhões na sua linha que custam 100 mil dólares! A Rolex também tem relógios desse preço, mas não porque são caros "per si", mas porque possuem diamantes, enfim, são relógios jóia) tem preços mais baixos sim.

Porém, quando se compara um Omega com tudo feito em casa (entenda-se, com os novos calibres 8500) com os Rolexes, os preços se equivalem e, digo mais, a Omega tem gradativamente aumentado seus preços (não se esqueçam que ela faliu no início dos anos 80! A subida deve ser gradual, a recuperação da imagem da marca idem) para bater de frente com aquela que sempre foi sua nemesis mesmo, a Rolex.

Sobre qualidade de uma e outra marca, posso falar, pois tenho 2 relógios modernos (nem falo dos antigos) de uma marca e 2 da outra.

Os braceletes da Omega, mesmo com a mudança da Rolex nos últimos 2 anos, ainda me parecem superiores. A Rolex é a única empresa no mercado que usa aço anticorrosivo 716 nos seus relógios, que custa 3 vezes mais caro do que os 316 padrão, mas sinceramente não vejo vantagem alguma nisso. Padrão de caixas, etc, também me parece igual, assim como mostradores. Os ponteiros da Rolex sempre me pareceram mais bem feitos aos da Omega, mas isso é uma questão de projeto: os ponteiros Rolex são em ouro branco folheados a ródio, brilhantes demais. Há relógios demais na Omega cujos ponteiros são pintados. Movimentos? Olha, do ponto de vista técnico e de acabamento, eu sinceramente não vejo diferenças entre um Rolex 3131 e um Omega 2500, mesmo esse sendo fabricado pela ETA e modificado pela Omega de acordo com seus padrões.

Em uma opinião sincera, acredito que a qualidade dos relógios é similar.

Flávio

João de Deus

Flávio. Obrigado pela sua explicação. Excelente!!!

Você conseguiu esclarecer minha dúvidas levantadas neste tópico e outras que não sabia como por exemplo: que para receber swiss made apenas 50% ser confeccionado naquele País. Concordo com o Igor: Deveriam ser 100% montados na Suiça para receberem Swiss Made.

A propósito, aquele amigo que viu o vídeo disse que os mostradores são fabricados na china. Mas o relógio, este sim, montado na Suiça, com quase todo o fabrico robotizado!

Tenho um amigo colecionador que tem um Vacheron Constantin Patrimony Contemporâneo (2010), além de Patek Travel Time, Aquanaut, Audemars Piguet e etc. Tive a oportunidade de pegar nas mãos o Vacheron Patrimony e toda documentação que acompanha o relógio, e, nesta ocasião um colega conhecido de muitos daqui estava presente, o Marcos Michel... vocês podem confirmar com ele.

A diferença deste VC para Rolex, Omega, Breitling é BRUTAL... somente vendo com os próprios olhos é que as diferenças crescem aos olhos. Este sim acredito ser 100 % feito na Suiça e praticamente manufacturado a mão.

Obrigado Flávio.

João

João de Deus

Em tempo...

Flávio realmente os ponteiros da Rolex tem meis presença, são mais bonitos. A Omega tem muitos modelos cujos ponteiros são pintados, eu particularmente acho que combinam com Moon Watch. Com os outros modelos não.

Mas este Seamaster Co-Axial 007 os ponteiros são bem similares ao acabamento dos Rolexes, apenas o projeto/desenho é diferente.

Abs

João
João

FALCO

Citação de: flavio online 13 Março 2011 às 14:14:31...Os braceletes da Omega, mesmo com a mudança da Rolex nos últimos 2 anos, ainda me parecem superiores. A Rolex é a única empresa no mercado que usa aço anticorrosivo 716 nos seus relógios, que custa 3 vezes mais caro do que os 316 padrão...

Acredito que o aço utilizado pela Rolex seja o 904L.
Minha opinião é que os braceletes Rolex atuais são vezes melhores que os Omega de modelos similares, comparar o Glidelock dos Sub com o fecho de arame sem micro ajuste do PO é até injusto, o Easylink é também uma solução ótima que a Rolex deu à um problema que TODOS que usam braceletes de aço tem.
FRM: contra argumentos, não há fatos !!!

flávio

Citação de: broker online 15 Março 2011 às 11:44:28
Citação de: flavio online 13 Março 2011 às 14:14:31...Os braceletes da Omega, mesmo com a mudança da Rolex nos últimos 2 anos, ainda me parecem superiores. A Rolex é a única empresa no mercado que usa aço anticorrosivo 716 nos seus relógios, que custa 3 vezes mais caro do que os 316 padrão...

Acredito que o aço utilizado pela Rolex seja o 904L.
Minha opinião é que os braceletes Rolex atuais são vezes melhores que os Omega de modelos similares, comparar o Glidelock dos Sub com o fecho de arame sem micro ajuste do PO é até injusto, o Easylink é também uma solução ótima que a Rolex deu à um problema que TODOS que usam braceletes de aço tem.

Sim, 904. Eu tenho um Milgauss com os novos Easylink. Ok, há o Easylink, mas e o microajuste? Não há. Resumo, e senti isso semana passada (sei lá se o tempo mudou muito, engordei...). Passei para o easylink e o que estava apertado ficou frouxo demais! Outra coisa: tudo bem que o relógio não é de mergulho, não há trava, etc, mas o meu, em movimento brusco, já abriu sozinho; mais: o fecho tem uma parte móvel que TENHO CERTEZA  que, com o uso, irá começar a afrouxar e fazer barulho. Ou seja, ainda não acho os braceletes da Rolex essas coisas assim. Claro, melhoraram mil vezes em relação aos porcarias antigos que nem o último terminal possuiam interiço, algo que meu Omega Speedmaster Auto de 1998 já tinha! Dos antigos não vou nem falar...Bracelentes de aço dobrado com rebites? Não...Dessa vez não irão me convencer!  ;D  Os braceletes são sim muito melhores do que antes, mas o que a Rolex faz hoje, a Omega já fazia há uns 50 anos! Ajuste perfeito? Podem inventar o que quiser, não há nada melhor -  e aí confesso - do que os fechos porcaria em aço estampado com "furinhos", coisa que a Omega e Rolex usavam há algum tempo. Eu mudava a toda hora apenas com um palito de dentes!

Flávio

FALCO

Citação de: flavio online 15 Março 2011 às 12:02:54
Sim, 904. Eu tenho um Milgauss com os novos Easylink. Ok, há o Easylink, mas e o microajuste? Não há....

Acho que você está enganado, o Milgauss moderno tem micro ajuste sim, 3 posições. Olha lá com calma.
FRM: contra argumentos, não há fatos !!!

flávio

Citação de: broker online 15 Março 2011 às 12:54:41
Citação de: flavio online 15 Março 2011 às 12:02:54
Sim, 904. Eu tenho um Milgauss com os novos Easylink. Ok, há o Easylink, mas e o microajuste? Não há....

Acho que você está enganado, o Milgauss moderno tem micro ajuste sim, 3 posições. Olha lá com calma.

Desta vez vou ter que me reduzir à minha insignificância! E não é que tem mesmo? Pior é que possuo o relógio há um ano e nunca havia percebido isso! É que o ajuste é interno e só aparece quando se desloca o easy lock (porque quando ele está travado oculta o último furo. O meu está no meio e, o primeiro, é difícil de ver). No enanto, analisando o sistema, percebi que só é possível deslocar o micro ajuste com uma chave que, acredito, deva ser semelhante ou igual a de pulseira (de couro, o spring bar). Foto que tirei agora para os colegas verem o que nem eu havia visto!

Flávio

João de Deus

Pessoalmente o que não gosto nos braceletes Omega é o sistema de regulagem de elos por meio de pinos de pressão.

Aquelas buchinhas, principalmente no modelo James Bond são um inferno para colocar e cair durante as regulagens.

Acho a solução ROLEX por parafusos muito melhor.

Abs

João
João

Adriano

O sistema de fixação de elos da Omega é chato porque não é feito para ser feito em casa, mas sim em uma oficina, por um técnico com a habilidade e treinamento para isso, e com as ferramentas corretas. Com prática, treinamento e ferramentas corretas, não existe absolutamente nenhuma dificuldade.

Aliás, os parafusos da Rolex também não. O fato de serem parafusos faz-se pensar que é para que se possa fazer isso em casa, sem necessitar de habilidade mais específica nem de ferramentas adequadas. É por isso que a enorme maioria dos Rolex por aí, estão com as cabeças dos parafusos todas detonadas.

Elos, podem ser trocados por qualquer um, em qualquer lugar, mas não são projetados ou pensados para isso, qualquer que seja o sistema de fixação.

Abraços!

Adriano

igorschutz

Por isso que o sistema da IWC, encontrado, por exemplo, nos Aquatimer, é tão bacana. É só apertar um botão e o elo está livre.

Esse é realmente feito para se trocar em casa, até por uma mula-manca sem coordenação motora como eu.
Opinião é como bunda: todos têm a sua. Você dá se quiser.
Opinião é como bunda: você dá a sua e eu meto o pau.

NÃO ACREDITE NO QUE 'FALAM' AQUI, ESTUDE BEM E TIRE SUAS PRÓPRIAS CONCLUSÕES

Aero

Esse ajuste novo da pulseira do GMTIIC ajuda um monte depois de algumas horas de vôo...