Menu principal

O rolex do Edmund Hillary

Iniciado por Arrais, 26 Janeiro 2011 às 16:12:28

tópico anterior - próximo tópico

Arrais

Gosto muito das histórias de grandes feitos. Achei no TZ, o relato de um forista sobre seu achado na ultima SIHH.. Ele encontrou o rolex usado pelo Sir Edmund Hilary na subida ao Everest. O relógio está detonado...mas ainda está por aí, bem guardado por colecionadores suiços. Um pedaço da história.

Fotos aqui : http://forums.timezone.com/index.php?t=tree&goto=5485551&rid=0

Abraços

Arrais
Easily satisfied with the Best

flávio

Há um texto longo na internet sobre o efetivo relógio usado por Hillary na escalada. Aliás, esse Rolex aí, se não me falha a memória, eu vi no museu Beyer em Zurique.

O problema é que há várias fotos em que Hillary está usando um Rolex. Há fotos de Tenzig também. Também se não me falha a memória, o relógio foi fornecido ao grupo. O problema é que se você for a The Worshipful Guild of Clockmakers em Londres (também já fui), há o Smiths também supostamente usado por ele na escalada. Ele era "endorser" da marca.

Por favor, se alguém souber onde está o texto que discute e tenta colocar uma pá de cal no tema, indiquem. Não é tão simples quanto parece...

Flávio

FALCO

No Rolexblog escrito pelo Jake "me manda um dinheirinho" tem mais de um artigo sobre o assunto e ele diz que este relógio mostrado pelo Arrais é o original, segundo ele, o Hillary usou o Smiths junto... Parece que há indícios, mas provas não...
FRM: contra argumentos, não há fatos !!!

Alberto Ferreira

Salve!

Pois é...
Por um lado, eu acredito que pesquisar (aclarar) fatos históricos é quase uma "obrigação" para com a nossa "memória coletiva", e muitos se dedicam a isso.

Mas,...
Pelo que eu li até agora, parece que há mais de uma "verdade"...
Se é que podemos dizer isso.

Eu também já li a respeito daquilo que o Flávio comentou.

Talvez a "polêmica" (se é que existe alguma) permaneça e pode ser que a tal "pá de cal" jamais seja efetivamente lançada, pois pode haver mais de uma versão, interpretação, visão, etc.

Particularmente, eu acredito que se o Hillary era "endorser" de uma marca, se "ganhou" (como toda a equipe) um relógio de outra e se pessoalmente gostava de outro...
...essas podem ser três verdades, não necessariamente conflitantes.

Mas, como diriam os Muppets...
"The question is..."

Que exato relógio, isso se foi apenas um, ele estava usando na histórica escalada, e lá no cume?

Bem,...
Eu fico meio na linha daquilo que uma das pessoas comentou lá no fórum do Timezone...
Manter o "mistério" pode fazer parte do "charme".  ;)  8)

Abraços a todos,
Alberto

Luis O

Falando de relógios perdidos no Everest, este, abaixo, é o relógio do George Mallory, escalador que tentou alcançar o cume do "topo do mundo" em 1924....mas que, infelizmente, parece que não conseguiu...
Na verdade, existe uma grande dúvida se ele caiu na subida ou na descida....não se sabe ao certo...
Enfim, este relógio foi encontrado pela expedição realizada em 1999....e foi encontrado junto ao corpo de Mallory....com todos os seus pertences...
Só existe foto do relógio fechado....confesso que daria tudo para ver o movimento.
De qq forma é um relógio interessante, e resistiu às intempéries durante todos esses anos....
Será que alguém sabe qual a marca?  Parece um Rolez....mas....
espero que gostem.
abs

Luis O

Cigano

Citação de: Luis O online 07 Fevereiro 2011 às 21:32:07
alguma dica?

Estou na espera também caro Luis, o mostrador até que é parecido com de alguns Rolex vintage, mais a caixa já não achei necnhuma aparentemente parecida/igual!!

Sem querer... você lançou um desafio... :o
Abraços,
Cigano!

Cigano

Abraços,
Cigano!