Menu principal

Como funciona a luminescência?

Iniciado por PRTORRES, 15 Janeiro 2011 às 22:37:03

tópico anterior - próximo tópico

PRTORRES

Alguém sabe me explicar como funciona a luminescência do mostrador. Tem hora que eu olho o meu Tissot PRC200 no escuro e brilha que é uma beleza, tem hora que nem aparece. Já ouvi falar que quando ele fica um pouco no sol é como se desse uma carga na luminescência. Então concluo que se ficar guardado por muito tempo perde o potencial de iluminar, é isto?

Adriano

Mais ou menos. O material presente nos ponteiros e mostrador é um material fosforescente. Um material fosforescente é aquele que tem a capacidade de absorver a radiação (especialmente a ultravioleta) presente na luz, e reemitir essa radiação lentamente na forma de fótons, ou seja radiação visível. Logo, para que o material fosforescente brilhe, ele precisa de prévia exposição à luz. Se não, ele não brilha. O tempo de exposição prévia depende da intensidade da luz e do tipo. Por exemplo, a luz do sol emite muito mais radiação que luzes artificiais. Logo, o Sol "carrega" o luminoso bem rápido. Poucos segundos sob o Sol podem fazer um luminoso de boa qualidade brilhar por horas. A intensidade do brilho vai diminuindo com o passar das horas.

Deixar o relógio no escuro nao prejudica o material luminoso.

Abraços!

Adriano

Eduardo Chaves

Engraçado, meu speedmaster não brilha nada, mesmo depois de um banho de sol; é característica do modelo?
Omega SpeedMaster Professional

igorschutz

Não, pois o Speedmaster conta com material luminoso nos ponteiros e mostrador.

De que ano é o seu modelo? Se for antigo, pode ser que o luminoso tenha perdido sua eficiência.

Um abraço,

Igor
Opinião é como bunda: todos têm a sua. Você dá se quiser.
Opinião é como bunda: você dá a sua e eu meto o pau.

NÃO ACREDITE NO QUE 'FALAM' AQUI, ESTUDE BEM E TIRE SUAS PRÓPRIAS CONCLUSÕES

TUDA

Deve ter perdido, pois no meu aqui é só um banhinho e "acende"o bixo 8)