Menu principal

Resistência das platinas

Iniciado por Paulo Sergio, 27 Dezembro 2008 às 09:57:00

tópico anterior - próximo tópico

Paulo Sergio

Amigos...
Gostaria de perguntar aos amigos sobre a "resistência das platinas".
Tal pergunta se aplica mais aos relógios de parede, despertadores e outros, onde não há rubis. Vejo muitos relógios antigos com os furos das platinas com desgastes pequenos, mas outros com "um rombo", onde caberiam 3 eixos!!!  ;D  ;D  ;D
Sei que manutenção, lubrificação, dentre outros detalhes , influenciam a durabilidade.
Mas e as platinas...os amigos sabem se há diferença de "composição" nas ligas destas, o que influenciaria no desgaste??? E quanto aos eixos, há diferença entre materiais que influenciaria no desgaste???
As buchas dos relógios do tipo "Europa" (despertadores) são mais duras que as platinas??? Ou são colocadas lá somente para facilitar uma troca no caso de desgaste?
Vai aí a dúvida  ???  ???  ???
Ô monte de perguntas!!!!!!
Abraço
Paulo Sergio 
Abraço
Paulo Sergio

VIP

Instagram : @vip_watch_brasil

https://instagram.com/vip_watch_brasil/

Membro do RedBar Brazil

Paulo Sergio

Não entendi o motivo de fazer um "up" do tópico e postar essas risadas? ? ?
Abraço
Paulo Sergio

Paulistano

também não entendi, já que o tópico é sério, e as perguntas consistentes.
Paulo, muito boas as perguntas.
Espero que os experts saibam respondê-las.
abraços.

Adriano

Putz, nunca houve respostas desde 2008?

Paulo Sérgio, as buchas são sim mais duras que as platinas. São de metal duro, normalmente bronze ou uma liga de berílio com bronze.

Já os que não possuem mancais, ou seja, os eixos vão diretamente nas platinas, creio (mas não tenho certeza) de que as platinas não são de latão, mas de um metal mais duro. Se fossem de latão, durariam poucos meses. Creio que essas platinas sem mancais sejam também de bronze ou liga.

Devo ter isso nos meus alfarrábios, mas nunca me atentei à esse detalhe a ponto de ter isso memorizado.

Abraços!

Adriano

Paulo Sergio

Mais uma vez obrigado amigo!!!  ;) ;) ;)
Abraço
Paulo Sergio
Abraço
Paulo Sergio

Cigano

Citação de: Paulo Sergio online 13 Setembro 2011 às 19:02:02

Também não intendi, aliás, é um assunto interessante... na época da pergunta eu ainda não era registrado no fórum!!
Fiz o meu registro em 08 Agosto 2009 às 04:07:26 !! 8) 8)
Abraços,
Cigano!

Rafa_Almeida

Citação de: Cigano online 13 Setembro 2011 às 20:43:45
Citação de: Paulo Sergio online 13 Setembro 2011 às 19:02:02

Também não intendi, aliás, é um assunto interessante... na época da pergunta eu ainda não era registrado no fórum!!
Fiz o meu registro em 08 Agosto 2009 às 04:07:26 !! 8) 8)

Eu também não entendi, mas quem fez a pergunta devia ter ficado feliz com as risadas do amigo... Ganhou suas respostas, e ressuscitou um tópico interessante e parado a muito tempo!  ;D ;D ;D

flávio

Adriano e demais

Nos relógios de pêndulo e mesa mais simples, as platinas são sim feitas de latão. Nos reguladores top de linha, a platina também era feita de latão mas, claro, havia rubis adicionados, como nos relógios de pulso. Há modelos feitos pela Sattler atualmente que usam rolamentos (John Harrison usava).

O problema, em todos os sistemas, chama-se lubrificação. Com o tempo, particulas, sobretudo de cobre, irão se soltar da liga metálica (e tanto faz se é um sistema de bronze, aço, etc), contaminar o óleo e o transformar em uma verdadeira pasta abrasiva. O problema, pois, é de manutenção.

Para quem tem real interesse no assunto, indico um livro que, como diria o Sílvio Santos, parece ser bom, mas não li:

http://books.google.com.br/books?id=1awuxJ5v2ucC&pg=PA152&lpg=PA152&dq=friction+coefficient+brass+steel+clock&source=bl&ots=vEykjCx5yS&sig=aFDuar_UOCKZwwwiyW0jTcPBctg&hl=pt-BR&ei=2PVvTr7RKI7UgAeKlJWNBQ&sa=X&oi=book_result&ct=result&resnum=4&ved=0CDUQ6AEwAw#v=onepage&q=friction%20coefficient%20brass%20steel%20clock&f=false

Esse assunto também é abordado naquele estudo que lançaram aqui sobre os coeficientes de atrito das palhetas do H4.

Flávio

VIP

Caro Paulo Sergio,

Me desculpe, entrei a pouco no fórum e errei o emotion era para por este ??? ???, me desculpe se pareceu alguma brincadeira.
De qualquer forma era um assunto esquecido que valeu o UP.

Abs a todos
;D

Instagram : @vip_watch_brasil

https://instagram.com/vip_watch_brasil/

Membro do RedBar Brazil