Menu principal

Sobre a British Masters e seus Graham e Tompion

Iniciado por admin, 29 Setembro 2011 às 23:16:58

tópico anterior - próximo tópico

flávio

Deu agora no The Purists essa review:

http://home.watchprosite.com/show-forumpost/fi-17/pi-4887828/ti-740803/s-0/

Como já disse outrora, gosto é igual bunda, cada um tem a sua e dá quer quer...É...Acho que já li isso no profile de alguém, mas enfim.
De vez em quando dou algumas opiniões (não a bunda, nunca!) e sou mal compreendido, até mesmo aqui, como aquele longo tópico da Hublot, que pelo menos serviu para esclarecer muita coisa, pelo menos.
Não gosto do visual dos Graham. Não gosto mesmo. Acho os relógios bem caros pelo que oferecem, ainda. Mas minha birra, como já ressaltei aqui, diz respeito a essa apropriação de nomes que de vez em quando ocorre na indústria, sem qualquer sentido.
Assinei a revista Watch Around (sem dúvida alguma a melhor publicação que já li nos últimos anos sobre relógios) e pedi todas, umas 11. Li duas. Em uma delas, o dono da British Masters conta que pensou em abrir a fábrica na Inglaterra, para continuar o legado, mas lá pelas tantas, sabendo o peso que o swiss made teria (será?) e o know how dos suíços (aí sim), preferiu montar tudo na Suíça.
Na minha opinião, já começou errado, porque o peso não é do swiss made, mas do nome do relógio: Graham! O cara, não preciso adentrar muito na história, pois grande parte dos foristas sabe de quem estou falando, mas tivemos uma entrada de uns 200 novos membros nos últimos meses, daí a explicação, foi quem inventou o pêndulo por compensação a mercúrio, escapamento de repouso, enfim, é considerado o maior relojoeiro britânico e, talvez, o maior do mundo. O desgraçado está enterrado em Westminster, não preciso dizer mais nada! O cara foi o patrocinador de Harrison na construção de seus relógios!
Enfim...Que diabos o nome Graham, um britânico que talvez nunca tenha pisado fora de lá, tem a ver com suiços? Nada! Simplesmente nada!
Aí fiquei a pensar...Como o nome de um cara tão importante vai parar nas mãos de um empresário e seus descendentes não falam nada? Com certeza eu não poderia abrir uma fábrica de relógios chamada Harrison, ou poderia?
Aí vamos ao estilo. Ok. Breguet passou a maior parte da sua vida na França, mas era suíço. A Breguet atual não tem vinculação nenhuma com os descendentes de Breguet. Ok...Mas o DNA do cara está na marca! Ou alguém olha para um Breguet La Tradition e não vê um Breguet feito pelo próprio lá em 1000 e Kafunga?
As marcas da British Masters podem fazer até bons relógios, mas que diabos tem esse Graham com os Graham antigos? Aliás, o que isso tem a ver com o padrão de acabamento e estética britânico, que é completamente diferente dos suíços?
Enfim, minha opinião é que não tem nada a ver. Qual a de vocês? E a pergunta é: como foi que esse cara colocou os nomes de famílias tão conhecidas da Inglaterra em relógios? Teve autorização dos descendentes dos caras?
E por favor, encarem como uma discussão, isso é um fórum de debates! Digo isso porque sei que há pessoas que tem relógios da marca e outros que gostam da marca. Não discuto isso. O que me deixa injuriado (e deve deixar o George Graham revirando em Westminster) é que há uma total discrepância entre o que o nome deveria transmitir e o que vejo no relógio.

Flávio

Desotti

Eu acho que Sir Graham deve fazer barulho em Westminster cada vez que mais uma bomb... digo, relógio desses é lançado.

Se bem que bomba não deixa de ser uma inspiração pois sempre que vejo um Graham moderno minha imaginação viaja... para o mesmo lugar! ;)

[[]]'s ;D ;D ;D

Gravina

Citação de: Desotti online 30 Setembro 2011 às 01:20:23
Eu acho que Sir Graham deve fazer barulho em Westminster cada vez que mais uma bomb... digo, relógio desses é lançado.

Se bem que bomba não deixa de ser uma inspiração pois sempre que vejo um Graham moderno minha imaginação viaja... para o mesmo lugar! ;)

[[]]'s ;D ;D ;D

;D ;D ;D ;D

Matou!!

Abs

Gravina

VIP

Não gosto desta marca, acho muito caro pelo que oferece.  ;)
Instagram : @vip_watch_brasil

https://instagram.com/vip_watch_brasil/

Membro do RedBar Brazil

Sergiaum

tem uns modelos q eu acho bacana (o silverstone, p.ex.)... mas realmente eh mto caro, mto grande e eu, por usar relogio no pulso direito, nao conseguiria usar...

mas nem sabia q a "marca" tinha toda essa historia... p/ mim era tipo a hublot...

alias, poderiam postar fotos dos graham's antigos?! =)

abs.

JotaA

Sergiaum,

A marca não possui história, Graham (o relojoeiro) possui uma história. O que Flávio está dizendo é justamente isso um empresa sem nenhuma ligação com o relojoeiro produzir relógios com o nome dele.

Imagina eu, daqui a 30 anos produzindo carros no Brasil, com o nome de Colin Chapman ou Schumacher.

Qual a ligação? É mais ou menos o que ocorre com a Graham.

Sergiaum

Citação de: JotaA online 30 Setembro 2011 às 11:17:19Sergiaum,

A marca não possui história, Graham (o relojoeiro) possui uma história. O que Flávio está dizendo é justamente isso um empresa sem nenhuma ligação com o relojoeiro produzir relógios com o nome dele.

Imagina eu, daqui a 30 anos produzindo carros no Brasil, com o nome de Colin Chapman ou Schumacher.

Qual a ligação? É mais ou menos o que ocorre com a Graham.

eu entendi o q o flavio colocou... e exatamente por isso q eu coloquei marca entre aspas...

mas la atras ele (o relojoeiro) comercializava os relogios dele sob qual nome?! graham, não?! se sim, ta ai a historia da "marca"...

so p/ ilustrar a minha outra msg:

nao da pra falar q eh feio...

abs.

flávio

Por exemplo:

http://www.bogoff.com/pocket/6400.html

E para entender a magnitude dos caras, o túmulo de ambos, na abadia de Westminster. Ei, eu fui lá: para terem uma idéia, o túmulo é perto do de Issac Newton, só caras muito, mas muito importantes para a história inglesa foram enterrados em Westminster. E, antes que perguntem: Harrison está homenageado pela placa no chão, o que também é um feito enorme, mas foi enterrado em outro local:

http://www.network54.com/Forum/125540/thread/1143754581/1143962267/A+memorial+to+John+Harrison+in+London%2C+with+Dava+Sobel+and+Stefano+Macaluso

Aqui o túmulo do cara. Tem tanta coisa escrita que vale a pena até ler...

http://www.google.com.br/imgres?q=john+harrison+tomb&hl=pt-BR&client=firefox-a&hs=cbK&sa=X&rls=org.mozilla:pt-BR:official&biw=1173&bih=580&tbm=isch&prmd=imvns&tbnid=XiYvMw33DkFzoM:&imgrefurl=http://commons.wikimedia.org/wiki/File:John_Harrison%27s_tomb_-_geograph.org.uk_-_1121210.jpg&docid=vnZdjiPCREqFcM&itg=1&w=640&h=547&ei=_dSFTpHsMoOCgAfT56D6Cg&zoom=1&iact=hc&vpx=92&vpy=140&dur=461&hovh=208&hovw=243&tx=90&ty=120&page=1&tbnh=113&tbnw=131&start=0&ndsp=18&ved=1t:429,r:0,s:0

Não fui lá.

Flávio

Wadley

Flávio,

Entrei no link (bogoff) que você mandou, e confesso:  Estou impressionado com a beleza daquele "verdadeiro" Graham.

Utilizar o nome Graham para esses relógios atuais é uma grande insensatez...
Wadley

flávio

Citação de: Wadley online 30 Setembro 2011 às 21:38:01
Flávio,

Entrei no link (bogoff) que você mandou, e confesso:  Estou impressionado com a beleza daquele "verdadeiro" Graham.

Utilizar o nome Graham para esses relógios atuais é uma grande insensatez...

E eu procurei aleatoriamente um modelo na net. Tenho um livro do British Museum com umas fotos...Mas umas fotos...Enfim, esse aí que achei é de 1740! E ainda está neste estado.

Enfim, lembram-se quando disse que o acabamento inglês era o dourado (folheado), sem frescuras no mostrador, normalmente com a ponte do balanço decorada? Isso nos relógios de bolso. Os ingleses não tiveram tempo de desenvolver uma efetiva indústria de relógios de pulso e, para dizer a verdade, muito menos uma manufatura de relógios de bolso. Tudo era feito em pequenas oficinas, por aprendizes e mestres (veja, por exemplo, que Tompion foi mestre de Graham).

Quando a indústria relojoeira...Vou mudar a frase, pois não existe tal indústria. Quando relógios de pulso voltaram a ser fabricados de maneira tradicional por Daniels na Inglaterra, ele manteve muito do acabamento funcional dos ingleses (veja que o mostrador do relógio de Graham é clássico: numerais sobre esmalte e ponteiros em forma de tulipa, ponto final, o troço era para mostrar horas! E bem!), mas a inspiração de equilíbrio estético e de mostradores veio muito mais de Breguet.

Mas ele manteve, assim como Smith (que acabou se tornando seu aprendiz, lá pelas tantas...), os clássicos desenhos e técnicas dos grandes relojoeiros: Breguet, Graham, etc.

Não tem como caras, você bate o olho num relógio antigo inglês e sabe que ele é...INGLÊS!

O que me deixa indignado com a British Masters é que os relógios poderiam ter qualquer nome, menos de um cara como Graham. A não ser que pretendessem seguir, esteticamente falando, o seu legado.

Foi como eu disse. Você pega um Breguet atual - e quem os faz é o Swatch Group - , eles não tem ligação alguma com o Breguet, o cara, pois a marca já tinha saído da família há séculos. Porém, pode mostrar para qualquer pessoa que curta relógios, e ele vai saber que é um Breguet. Estão lá aqueles mostradores torneados, de prata, aqueles ponteiros...

O que tem de Graham num Graham atual? Nada! O nome deveria ter sido usado para algo clássico, visualmente falando, no padrão estético dos relógios da própria Breguet, que tem muito mais a ver com os tais mestres.

Em síntese: minha birra não é com a qualidade ou aparência dos relógios, mas com a apropriação indevida do nome do cara em relógios que não guardam o espírito do cara.

Citaram carros acima e o Chapman. Já imaginaram, sério, se alguém comprasse a Lotus hoje (que nem sei de quem é, acho que de chineses), e desmantelassem a produção de carros esportivos visionários e passassem a fazer Kombis Lotus? É a mesma coisa...Nada a ver.

Flávio

Bruno Recchia

Oi Flavio,

Olha, eu pra falar a verdade, JAMAIS pensaria em comprar um relogio com nome "reapropriado" assim... Pelo menos, nada com o nome de um "grande" nome, como Graham, Tompion (esse é de lascar, com "Neuchatel" escrito no fundo...), Jacquet Droz, Perrelet, ou mesmo Breguet ou... Blancpain !!

Acho que isso é plhagem da historia, simplesmente. O caso do Breguet é algo a parte : A empresa não "renasceu", foi simplesmeente revendida varias vezes. Mas nunca deixou de existir. Mas ainda assim, até hoje a maior parte dos movimentos Beguet são Lemania, isso foi porque o Hayek simplesmente se recusava a criar ateliers exclusivamente dedicados a uma unica marca, pra ele o mais importante era a logica industrial. Mas... Breguet não é industrial !!

Alias, se pensarmos bem, até a Breitling entra um pouco nessa categoria, pois faliu, e um investidor comprou unicamente o nome da massa falida, pra relançar a marca.

E a Lange&Söhne ? Pra ter a consciência tranquila, eles propuseram um cargo "honorifico" ao herdeiro,Walter Lange, enquanto todos sabem que na verdade, quem "fez" a L&S atual foi o  Günter Blümlein. Alias, fizeram a mesma coisa na Breguet, com o Emmanuel Breguet.

Repito, isso é pilhagem de tumba, em particular quando o nome usado é o de um  "grande' como Graham, Tompion ou Droz. Dentro em breve, tenho CERTEZA que esses safados da British Masters vão lançar um "Harrison".

Ah, mais um comentario... Acho que, às vezes, o Thepurists é mesmo de chorar no meio fio... Eles são tão vendidos que ali, jamais ninguém poderia criticar nenhum relogio, mesmo que seja picaretagem... E quando a Bvlgari "fusionou" as antigas marcas Genta e Roth, na mesma hora eles abriram um forum bvlgari, pois ela pagou pra isso... VERGONHA !!

Um abraço,

Bruno

flávio

Bruno, não chego a tanto (esperar que a marca tenha seguido numa família e através dos tempos sem falir, mudar de nome, etc. Também não ligo de novas marcas com o nome de antigos). A única coisa que espero, como disse, é que sigam o padrão histórico de estilo, fundamentos, etc. Sei lá...Gosto muito, por exemplo, dos Breguet atuais, mas muito mesmo! Pouco me importa se a fábrica dos movimentos é a Lemania (afinal, mesmo o Breguet não fazia seus ébauches!), se trocou de donos mil vezes, se faliu no meio do caminho. Sendo uma "homenagem" justa ao passado, para mim está bom.
Caso contrário...Hoje, neste mundo completamente globalizado, onde o capital está nas mãos nem sei de quem, as fábricas acabam trocando de mãos mais rápido do que tudo e, lá pelas tantas - escrevam o que vou dizer - estarão todas nas mãos de chineses (as de carros já estão. E as top!).
Enfim...O slogan da Blancpain desde 1735 é de uma mentira sem tamanho. A proposta da Blancpain atual, coisa do Jean Claude Biver, também não tem absolutamente nada a ver com a Blancpain antiga que, diga-se, fazia uns relógios bem tabajara...Mas não acho que o atual rumo da Blancpain tenha maculado o nome e história da marca que a precedeu, pelo contrário. Não acho também que isto ocorra atualmente com a Breguet e a citada Lange que, de fato, quiseram dar uma áura de "honestidade" nos seus produtos que eles não tinham. Mas seguiram um caminho que considero "justo" (aliás, como já comentei aqui, se fossemos levar a ferro e fogo a indústria alemã, não sobraria nada, porque a única fábrica que efetivamente tem descendência com o passado de Glashutte é a Glashutte Original, como já disse aqui mas...Ela é uma marca nova e cujos proprietários são suíços!).
Enfim...Num mundo onde o luxo pressupõe um valor cultural agregado muito grande, entendo sua posição e a minha é semelhante, mas não tão radical, caso contrário, sobraria pouca coisa efetivamente "honesta" no mercado.

Flávio

Bruno Recchia

Oi Flavio !

Realmente, considero minha postura "radical", mas acho que o que faz REALMENTE falta, na industria relojoeira tual, é HONESTIDADE.

Muitas marcas são honsestas sim, na minha opinião, mas dessas marcas, você pouco ouve falar. As que investem pesado em RP, patrocinios, contratos com esportistas, festas, e diversos, são na mioria das vezes as que tentam comprar sua propria "escada para o paraiso"  ;) ;)

Mas se você procurar vai achar algumas marcas que são, na minha opinião, honestas : de um Oris de 1000$ a um Patek de 50.000, passando por um Nomos de 2000, ou até um Seiko Samurai a 200, são relogios e marcas que propoem um produto que é exatamente o que pretende ser, sem precisar se inventar uma historia ou um passado.

1 abraço,

Bruno