Menu principal

Omega Genève: ajuda com pulseira

Iniciado por Desotti, 15 Fevereiro 2009 às 17:10:44

tópico anterior - próximo tópico

Desotti

Caros amigos, herdei de meu Pai um Omega Genève pelo qual tenho apreço inestimável e que foi o catalizador de minha paixão absoluta pela marca Omega.

O relógio está em estado praticamente impecável, tendo sofrido apenas um polimento do cristal hesalite, porém o mesmo não pode ser dito sobre sua pulseira original Rowi Fixo-Flex S, cujo acabamento sofreu desgaste pelo uso em diversas partes, como podemos observar pelas fotos abaixo:

Confesso que desconheço se seria possível a restauração do acabamento a seu estado original e, dada a idade da peça, sempre considerei tarefa praticamente impossível conseguir um exemplar original em bom estado (quem me dera, um novo!), mas diante de afirmação recente do amigo Alberto em outro tópico, sobre um vendedor do Bixiga que costuma ter as Fixo-Flex, uma ponta de esperança surgiu.  :D

Como resido no interior, se algum colega forista tiver o contato deste vendedor ou até mesmo qualquer outra informação que me auxilie nessa busca, ficarei imensamente agradecido.  :)

Um grande abraço a todos!

Marcelo.

Gravina

Marcelo,

Duas coisas:

1º) Agora que vejo a pulseira de forma ampla, informo-lhe que ela é original do relógio...................original deste modelo!............mesmo sendo de origem tedesca, quero dizer, alemã!................Por si só, já é rara!!!

2º) Mesmo que os caras que dão banho, consigam isolar (esmalte) a parte interna que é branca, os elos não conseguirão..............resumindo: ficará uma caca, e o banho não será o original de 20 micra,,,,,,,,,,além do que pode ficar em diferente tom ao se comparar a caixa!

Minha opinião:

Não mexa!
Incomodando, retire-a...................guarde-a, e use ele com uma de couro!

Caso um dia tenha oportunidade, informe o número da máquina e o número da referência, paera que possamos consultar este belíssimo exemplar junto ao Museu.
Como foi do Sr. seu pai, vale a pena este registro..............se quiser, é claro!

Abração

Gravina!

Ps. Vc, sabe dizer se o Sr. seu pai comprou este relógio no Brasil?

Alberto Ferreira

Salve, Marcelo!

Se por acaso eu encontrar o tal vendedor que mencionei, eu verifico se ele ainda tem as tais "fixo-flex" NOS, mas elas são "genéricas".
Mas, só depois do carnaval, certo?
Domingo próximo eu não estarei por aqui e, creio, nem ele por lá.

Agora,...
Meu amigo, esta do relógio que foi de seu pai, além da "estimação" é original (não?), pelo menos está assinada e tudo.

Aí,... A coisa muda!
Eu acho que (pelo menos) deveria ser verificada a possibilidade de uma restauração, sim.
No caso, talvez um banho nas plaquetas externas. Mas provavelmente não será tão simples assim como apenas falar,...

Eu não sei a "mão de obra" que isso eventualmente daria. Eu nunca vi um serviço assim ser feito...
..., ou seja, desmontar todas as plaquetas e dar um novo banho (no tom da caixa, diga-se), remontar, etc.

Será que dá?

Alguém já teve alguma experiência parecida?

Será que é possível conseguir uma "fixo-flex" destas, assinada com o logo da Omega?

A peça merece um estudo mais "apurado"!
Com calma.
E quem sabe, "with a little help from your friends",...
;)  :D

Abraços!

PS:
Nós respondemos quase juntos,...
Mas eu concordo com o Douglas!
Deixe como está!

Desotti

Mestre e Alberto, muito grato por suas considerações.

Como cheguei a comentar anteriormente em outros tópicos, meus conhecimentos sobre horologia e áreas correlatas, como metalurgia, ainda são extremamente limitados mas eu apenas cogitaria uma restauração da peça se isso fosse possível de maneira a deixá-la como era originalmente, caso contrário isso está absolutamente descartado.

Quanto à consulta ao museu, muito me honra sua oferta e gostaria imensamente de fazê-lo, porém ainda não disponho de ferramental para abrir a caixa do relógio sem ofender seu acabamento mas procurarei obtê-lo (agradeço sugestões!) para lhe repassar as informações que requisitou.

Aliás, apenas para constar, não consegui encontrar informações sobre o modelo Genève com este tipo de pulseira em meu exemplar do livro da Omega.

Por fim, o relógio foi presente de minha Mãe por ocasião do casamento, tendo no mínimo 40 anos de idade, e foi comprado por ela na Relojoaria Eurico, situada no bairro da Lapa, em São Paulo.

Grande abraço!  :)

Marcelo.

ACPavanato

Marcelo, se me permite, gostaria de fazer o seguinte comentário:

- Não mexa nesta pulseira!

Siga a orientação do amigo Gravina, coloque uma pulseira em couro de ótima qualidade, e guarde esta sua Fixoflex.  ;) ;) ;)

Vi uma única vez uma pulseira igual a sua, porém em aço. Creio que seja muito rara!

Pelo que sei, estas pulseiras foram fabricadas com "autorização" da Omega por um curto espaço de tempo. O Gravina creio, poderá nos ajudar com mais informações à respeito.

Abraços!

ACPavanato

Gravina

Pois é..........

Nem tudo que a Omega produziu, está no livro!

Aconselhável é, levá-lo a um relojoeiro  se não tens habilidade para abri-lo ;)

Basta anotar o número de série da máquina.........XX.XXX.XXX, e a ref. que estará na parte interna da tampa XXXX..........bom também será  informar o calibre, bem provavelmente um 565 ???.....................Fechar, e pronto!

Abs

Gravina

Gravina

Citação de: ACPavanato online 15 Fevereiro 2009 às 18:14:30
Marcelo, se me permite, gostaria de fazer o seguinte comentário:

- Não mexa nesta pulseira!

Pelo que sei, estas pulseiras foram fabricadas com "autorização" da Omega por um curto espaço de tempo. O Gravina creio, poderá nos ajudar com mais informações à respeito.

Abraços!

ACPavanato

É isso aí.....!!! Rara mesmo!!!
E todas que vi até hoje, estavam em modelos da família "Genéve"

Abs

Gravina

igorschutz

Belíssimo Omega, Dessotti!

Por ser uma relíquia de família eu não mexeria em nada.
Continue curtindo o relógio com esta própria pulseira, ou então siga a sugestão dos amigos e ponha uma pulseira de couro, caso não queira desgastar esta pulseira.

Um abraço,

Igor
Opinião é como bunda: todos têm a sua. Você dá se quiser.
Opinião é como bunda: você dá a sua e eu meto o pau.

NÃO ACREDITE NO QUE 'FALAM' AQUI, ESTUDE BEM E TIRE SUAS PRÓPRIAS CONCLUSÕES

Malima

Marcelo, na verdade é quase impossível restaurar uma puseira deste tipo para que fique novamente como original !!  :(

Então, no seu lugar eu faria o seguinte:

Retire a pulseira original e guarde-a. No lugar ponha uma de couro de excelente qualidade !! ;)

Abraços !!

Marcos Lima

Gravina

Marcelo,

Que saber a verdade mesmo?

Na minha opinião, acrescentando ao que já foi anteriormente dito, por se tratar de uma peça de alto valor estimativo (valor inestimável), super conservada e originalíssima............maravilhosa mesmo!!!......................eu somente a usaria em ocasiões bem especiais, e seguras!!!...........Tipo casamento de algum membro do Mossab, ou aniversário de algum General de 4 estrelas........algo assim!!!

Sabe...........os caras não estão para jogar ácido, antes da ação criminosa,  para testar se é ouro maciço, e tudo que é dourado, pode ser ouro ;).......................Dar sorte para o azar, não é aconselhável!

Veja a Faixa deste cidadão...............a que ponto chegamos!!!! ;D ;D ;D e ele conhece a lei! ;D

Desotti

Meus caros amigos, obrigado mais uma vez por vossas valiosas opiniões!  :)

Para dizer bem a verdade, eu apenas usei o relógio em duas ocasiões até hoje: durante meu casamento (evento ainda recente) e no terceiro aniversário da passagem de meu Pai, sendo que diante dos riscos bem lembrados (e humorados  ;D ;D ;D) pelo Mestre Douglas, com os quais concordo inteiramente, essa "tendência" de uso apenas em ocasiões especialíssimas se manterá, portanto não creio que a opção por colocar uma pulseira de couro seja compensadora. ;)

Fiquei realmente surpreso e entusiasmado em saber o quão rara pode ser esta pulseira  ;D, vou buscar obter as informações requeridas pelo Mestre o quanto antes, mas realmente gostaria de fazer o trabalho eu mesmo (sou dentista e tenho razoável habilidade manual), faltando-me apenas adquirir as ferramentas básicas e "treinar" num relógio mais simples.

Aliás amigo Alberto, será que não seria interessante a abertura de um tópico fixo sobre ferramental básico em relojoaria, para auxiliar os iniciantes na aquisição das ferramentas essenciais para a abertura de caixas, ajuste de pulseiras, etc?

Pensei neste e também num tópico onde poderíamos indicar bons relojoeiros que conheçamos em nossas cidades/regiões, para revisar nossos queridos mecânicos.

Eu, por enquanto, sempre encaminhei minhas peças para autorizadas, mas gostaria muito de também ter meu(s) "relojoeiro(s) de confiança".  :D

Abraços!

Marcelo.

Malima

Marcelo, segue abaixo link que te levará aos tópicos do antigo forum,  exatamente no tópico onde falamos sobre movimentos mecânicos e como entendê-los melhor ... uma série de dicas fundamentais sobre movimentos corda/automáticos e ferramentas. ;)

Vale apena uma visita:

http://arquivo.relogiosmecanicos.com.br/www.forumnow.com.br/vip/mensagens0e11.html?forum=51071&grupo=73836&topico=2645830&pag=1&v=1

Este link acelera o acesso mas em nosso espaço de discussões, em tópicos clássicos, 1o. Tópico, vc verá todas as páginas do antigo forum com todos os tópicos devidamente salvos e ordenados pelo Bruno.

Lá vc encontrará muitas "pérolas" ... e das boas !! :D ;)

Divirta-se ! ;)

Abraços !!

Marcos Lima

Adriano

Minha opinião: não apenas deixaria como está, como usaria ele assim mesmo. Há de se considerar que esse desgaste ocorreu por décadas de uso sem cuidado. Usando hoje, com cuidado, ela não estragará mais; permanecerá assim por muitos anos.

Existe uma opção ainda: encontrar uma pulseira Fixoflex nova ou em bom estado, genérica, ou seja, sem ser da Omega, mas que tenha o mesmo desenho e tonalidade. E aí substituir apenas o fecho e os terminais. É perfeitamente possível já que as pulseiras Fixoflex permitem esse desmonte, ainda que meio chato de se fazer.

Abraços!

Adriano

Desotti

Malima meu caro, obrigado pela indicação do link!  :)

Eu já andei "passeando" pelos tópicos do antigo forum, mas há muita informação para ser acessada sem busca, portanto levará algum tempo para assimilar tudo.  :P

Não obstante, penso que seria muito válida a existência de um tópico atual com indicações de bons profissionais relojoeiros. 

Adriano meu amigo, já descartei completamente a possibilidade de restaurar a pulseira, mas a idéia de obter uma fixo-flex genérica com a mesma tonalidade me agrada sim, vou aguardar as informações do Alberto sobre o vendedor do Bixiga.  ;)

Abraços!

Marcelo.

César-HT

Olá para todos.

Marcelo, eu sou da mesma opinião que o Adriano, acho que você deve usar sim, sem problema, até por que essas marcas do tempo só deixam o relógio mais interessante ainda, elas mostram que alí exíste história, cada marquinha tem algo a contar  ;).

Mas eu também adotaria a cautela comentada pelos colegas, usaria sim o relógio como ele está, mas com o cuidado de ver o lugar onde estivesse usando, se é seguro etc.

E aproveitando, meus parabéns por esse relógio tão bonito, conservado e com tanto conteúdo emocional como este  :D :D ;).

Até mais.
César.
"Perdoe os seus inimigos, mas não esqueça seus nomes" John F. Kennedy.

Desotti

Caro César, concordo plenamente, mas a caixa, cristal e fundo do relógio estão em tão bom estado que eu realmente apreciaria possuir uma fixo-flex "genérica" nova em folha mesmo assim.

Veremos se com a ajuda dos amigos conseguirei uma tamanho e tonalidade compatíveis!  ;D

Abraços!

Marcelo.

Alberto Ferreira

Salve!

Amigo Desotti,

Como prometido, eu estive com o vendedor de quem falei.
Mas, infelizmente, as notícias não são boas.  :(

Ele me disse que vendeu todas as pulseiras "fixo-flex" que tinha, não sobrou nenhuma.
Ele disse mais, que havia comprado o lote, e que de fato todas as pulseiras eram novas, sem uso.

Quando eu insisti, e expliquei a situação, ele me disse que a tal compra tinha sido já há algum tempo, mas que ele lembrava que no mesmo dia, uma vendedora (conhecida, segundo ele, como "Colombiana") teria comprado um lote idêntico (eram apenas dois lotes).
Ele disse que essa pessoa também costumava vender suas coisas lá na feirinha do Bixiga, e comentou que ela tinha, ou chegou a ter uma banca por lá.

Bom, eu procurei pela tal "Colombiana", perguntei a várias pessoas, mas infelizmente ninguém a conhecia, não com este "nome".

Resultado, eu não consegui localizar nenhuma das "fixo-flex" NOS de que eu havia lhe falado.

Lamento.  :-\ :(

Um grande abraço!

Desotti

Alberto meu caro, desculpe-me a demora em responder, estive afastado do forum por motivos de saúde.  :-X

Fico muito grato por sua disposição em ajudar, mas depois de tudo o que os amigos comentaram aqui, creio que este seja definitivamente um "mal que veio para o bem".  ;D

Em breve abrirei o relógio para repassar ao Mestre Gravina as informações que ele requisitou, grande abraço!  :)

Marcelo.