Menu principal

Anti choque

Iniciado por Atalo, 29 Novembro 2011 às 22:12:17

tópico anterior - próximo tópico

Atalo

Pessoal,
De que material é feito o anti choque? Me refiro à mola do anti choque. É de aço? E a cor dourada, é banho?
Átalo

flávio

Parece-me latão.


Flávio

Adriano

Ótima pergunta, não tenho nem idéia. Mas duvido ser latão. Difícil ter essa elasticidade feito de latão, mesmo que com liga diferente. Suspeito ser alguma liga de ouro.

Abraço!

Adriano

igorschutz

Segundo esta matéria da Watchtime, é feito de uma liga de aço chamada "Durnico", que contém níquel e cobalto.
Opinião é como bunda: todos têm a sua. Você dá se quiser.
Opinião é como bunda: você dá a sua e eu meto o pau.

NÃO ACREDITE NO QUE 'FALAM' AQUI, ESTUDE BEM E TIRE SUAS PRÓPRIAS CONCLUSÕES

Adriano

Aí sim!

Interessante porque sempre vejo o Durnico como um dos materiais usados por empresas que fazem pequenos componentes de regulador e etc., tipo a Kif Parechoc ou a Valdar. Faz-se âncoras e rodas de escape de Durnico. Jamais imaginaria que a famigerada molinha seria do mesmo material!

Abraços!

Adriano

Atalo

Citação de: igorschutz online 30 Novembro 2011 às 14:51:47
Segundo esta matéria da Watchtime, é feito de uma liga de aço chamada "Durnico", que contém níquel e cobalto.

Obrigado Igor. A matéria é muito boa mesmo.

Cezar

Entao esta mola , de durnico, é o principal componente do anti choque? que mantem a estabilidade do sistema?
Todo o sistema se chama anti choque?
Desculpe as duvidas de principiante.
abs
Cezar

Adriano

O antichoque é todo o conjunto fixo e móvel que comporta os rubis do balanço. A mola é um componente fundamental mas não é o principal. O principal, e mais complexo e o bloco móvel, que carrega o rubi com o orifício e apoia a contra-pedra, e requer uma geometria complexa e de uma precisão de execução altíssima para se deslocar em forma de deslizamento sobre o bloco fixo. A mola apenas segura o bloco no lugar e naturalmente absorve o deslocamento do bloco, de maneira elástica, no caso de um impacto.

O amortecedor de choques permite que o eixo do balanço se desloque verticalmente, lateralmente e diagonalmente no caso de impacto. A geometria do bloco é a responsável por direcionar a energia para a mola.

O balanço é uma peça muito pesada e se apoia em pivôs muito finos, normalmente cônicos. A presença do amortecedor reduz absurdamente o índice de quebra do eixo, mas não torna o relógio à prova de choques. Eixos do balanço ainda quebram mesmo com toda essa proteção.

Abraços!

Adriano

flávio

Baralho, e o texto é longo! Vivendo e aprendendo! Nunca tinha ouvido falar nisso, durnico.


Flávio

flávio

Ah, no site da Incabloc existe uma animação para brincar:

http://www.incabloc.ch/incabloc_en.html


O mistério nunca resolvido é: ok, o perfil dos suportes, molas, etc da Incabloc e Kif são diferentes. A Kif é usada em relógios "de luxo" (well...Meus Rolexes e um Zenith usam e, apesar de serem de "luxo", não são o supra sumo do mercado); o Kif pode ser reparado. Mas existe alguma diferença funcional entre eles?


Flávio

Paulistano

muito legal sr. Flávio
obrigado por compartilhar.
abraços.

Adriano

Nah... mesma coisa.

Outro dias aliás vi um Hublot, com o clone 7750 que eles usam, e usava todo o conjunto de regulador ds Kif, com Triovis e tudo. O Triovis é bem legal, fácil de fazer ajustes finos e já é um troço antigo!

Aparentemente a Kif é uma empresa bem menor que a Incabloc. A Kif Parechoc fica lá em Le Sentier, no sentio oposto da JLC, ou seja, para a esquerda, no sentido do museu (considerando-se que se ande a pé a partir da estação), um pouco antes da Frederic Piguet. É uma fabrica bem pequena. Acho que talvez eles sejam mais abertos a "customizações" e especialmente ao fornecimento de quantidades menores. E talvez leve a vantagem de fornecer tudo junto, amortecedor e regulador. Enquanto a Incabloc praticamente só faz os amortecedores, normalmente usados com reguladores de outro fornecedor, normalmente a Nivarox, Valdar, etc.

Abraços!

Adriano

flávio

Adriano

Deve ser pequena mesmo... Eu sinceramente nem lembro de ter passado pela KIF na minha visita! E olha que Le Sentier é uma cidade enoooooooooooooooooooooorme!  ;D


Flávio

igorschutz

Ô chefe, é claro que nós passamos na porta da Kif quando fomos para Le Brassus.
O bagulho era tão pequeno que, ao invés de um letreiro, você identificava que se tratava da empresa por meio de um papel impresso colado no vidro escrito "Kif".

Fotografei isso aí, porém, recentemente perdi quase todas as minhas fotos, então não sei se tenho algo pra mostrar. Chegando em casa vou ver se sobrou ao menos um thumbnail.
Opinião é como bunda: todos têm a sua. Você dá se quiser.
Opinião é como bunda: você dá a sua e eu meto o pau.

NÃO ACREDITE NO QUE 'FALAM' AQUI, ESTUDE BEM E TIRE SUAS PRÓPRIAS CONCLUSÕES

Adriano

Hehe, eu tirei uma foto dessa também. Só tinha um papel na porta dizendo que era a Kif!  ;D ;D

Abraços!

Adriano

flávio

Passar, passamos, lembrar, outra história. Igual La Chaux de Fonds...Eu SEI que lá estão milhares de empresas, mas tirando as major, tipo Ebel, GP, etc, que não tem como não ver, as outras ficam escondidas dentro de prédios que você só sabe que tem algo a ver com relojoaria pelas janelas grandes e alguma plaquinha. Adriano, aquela fornitura mesmo que pediram que nós fôssemos, até hoje não sei como descobrimos onde era! Sei lá se o Igor tinha endereço, mas lá pelas tantas, no alto de um prédio, não é que o velho estava lá e, pior, LEMBROU-SE DE VOCÊ E DO AMIGO do Brasil! Hahahaha! Também, só mesmo malucos como nós para irmos até lá, acho que nós eramos os únicos brasileiros que tinham visto na vida. Ei, e quando deram o endereço, melhor seria ter dito: fica na rua paralela a Ebel, quase no mesmo quarteirão. Não teria erro. ;D


Flávio

rtakami

Se um relógio comum cair no chão o que provavelmente pode se quebrar ou danificar?

Adriano

Impossível responder. Acidentes de relógios são como acidentes de carro. Essa pergunta é mais ou menos como querer saber qual osso do corpo é mais provável de quebrar num acidente de carro. Depende da velocidade, depende do carro, depende do "alvo", depende da sorte... São um milhão de variáveis, que fazem com que pessoas saiam mortas de um acidente a 40 km/h e outras saiam andando de um a 240 km/h.

Acidente com relógio é a mesma coisa. Experiência própria. Já vi relógio quebrar peças do mecanismo em um choque mínimo com o relógio no pulso, e já vi relógio com amassados gigantescos na caixa não sofrerem nem sequer uma variaçãozinha de marcha. Qualquer peça do mecanismo está sujeita a quebrar com impactos. Eixos são vulneráveis. Eixos de balanço hoje são raros de se partirem, muito raros. Mas outros, desprotegidos, podem quebrar, e quebram. Entre outras peças.

Abraços!

Adriano