Menu principal

plaquet x encapado

Iniciado por dyeego, 13 Julho 2009 às 10:21:35

tópico anterior - próximo tópico

Adriano

Desotti, o problema não é a cor, mas o fato de ser uma película. Seja ouro amarelo, ouro rosa, preto, branco, cinza, e seja lá o método usado, se é PVD, se é galvanização, ele está sujeito a ser danificado sem remédio se fôr riscado.

Aliás, para ser mais específico, fiquei sabendo que a Hamilton não usa método PVD para o ouro rosa, pois há uma complicação para atingir a cor certa com esse método. Por isso, no caso do ouro rosa, usam galvanização (20 micra). É muito resistente.

Abraços!

Adriano


Desotti

Adriano, eu não tinha nenhuma experiência prévia com IP em ouro, apenas um Swatch Irony preto que por sinal é bastante resistente ao riscamento, por isso pensei que o material aplicado tivesse influência nessa resistência, e não apenas a espessura obtida na aplicação do mesmo.

Abraço!

Marcelo.


Desotti

Dando um up no tópico, encontrei um arquivo PDF (inglês) interessante sobre o PVD e suas diferentes aplicações:

http://www.southern-pvd.com/download/Introduction.pdf

[[]]'s

BigPaul

Muito bom este topico, nao sabia que existia mais um tipo do revestimento

achei que o PVD era a ultima palavra mas DLC, achei bem interessante, acho que iremos ouvir falar mais sobre DLC daqui em diante pois acredito que seja coisa nova ainda


Paul

rpaoliello

Então BigPaul; o negócio de PVD e pelo que parece o DLC são os métodos de deposição que derivam do sistema de "cathodic sputtering" que não é nada novo, sendo que o livro Vacum Depositation of Thin Films" indica que foi  praticado em 1877, por A. Wright!!!

Ou seja, pode ser nova a aplicação ou o material mas o método é velho pra caramba.

Um abraço

Renato

rpaoliello

Caro PauloRocha;


A idéia de fazer a galvanoplastia realmente, em princípio, não é um processo difícil, ainda mais de ouro. O ideal de depositar é simplesmente uma equação química de oxiredução.

Mas os problemas começam com o fato de ter que fazer uma decapagem para tornar o local aonde vai ser depositado livre de gordura, oxidação, etc. A decapagem é normalmente feita com solução ácida que tem de ser devidamente neutralizada (senão corroi até o fim).

Depois, ocorrem os problemas de correção do banho que tem de saber química bem para fazer.

E, por fim, cabe ressaltar que os produtos de galvanoplastia são extremamente tóxicos, necessitando profissionalismo com seu trato. Veja, é muito comum usar até mesmo cianeto (KCN) nestes processos.

Só o cianeto, possui dose letal 5mg/kg (segundo o Dr. Google), assim menos de meio grama já garante uma viagem bem longa...

Assim, acho que para fazer este negócio de forma amadora somente com conhecimento técnico do assunto e na forma correta senão o risco é muito alto. 


flávio

Fora do tópico mas...no tópico, já perceberam que, nos livros antigos de relojoaria, o cuso do cianeto era normal? O Donald de Carle o cita, assim com o Henry Fried. Digamos que o ambiente de trabalho não era tão seguro como hoje ::)



FLávio