Menu principal

Boa leitura sobre a ETA e sobre a industria suica no "A BLOG TO WATCH"

Iniciado por CSM, 26 Novembro 2013 às 15:36:10

tópico anterior - próximo tópico

igorschutz

Quem curte este tipo de leitura deve ler o livro History of the Swiss Watch Industry escrito por Pierre-Yves Donzé, que lamentavelmente não existe em versão digital ainda.

Esse artigo aí está bem legal, mas é sucinto demais na parte inicial, quando fala da formação do cartel suíço, mas tudo bem, parece-me que a proposta inicial seria de falar da ETA hoje, e não como ela surgiu.
Opinião é como bunda: todos têm a sua. Você dá se quiser.
Opinião é como bunda: você dá a sua e eu meto o pau.

NÃO ACREDITE NO QUE 'FALAM' AQUI, ESTUDE BEM E TIRE SUAS PRÓPRIAS CONCLUSÕES

flávio

Ainda bem que o Igor disse que o texto é sucinto, mas apenas na parte inicial, pois demorei uma hora para ler!  ;)

Tá aí, este é um texto que gostaria de ter escrito, resume de forma global o livro citado pelo Igor, que eu também já havia analisado aqui. A parte final é bastante interessante.

Na verdade, todos devem ler (os que não sabem inglês usem o google tradutor), achei muito bom mesmo. Fazia tempo que não lia algo que prestasse nesses blogs gringos, até o The Purists atualmente tem deixado a desejar.

Leiam!

Flávio

TUZ40

Gostei bastante também, leitura leve e desperta o interesse a procurar por mais.
"All your base are belong to us"

CSM

Citação de: flavio online 27 Novembro 2013 às 11:30:15
Ainda bem que o Igor disse que o texto é sucinto, mas apenas na parte inicial, pois demorei uma hora para ler!  ;)

eu demorei para caramba para ler tambem, principalmente no sirviço aonde tinha que parar toda hora para fazer outra coisa rsrsrs...

abracos
Membro do RedBarBrazil

igorschutz

Dando continuidade ao tema, será que a história não está novamente se repetindo? O franco suíço está super valorizado, os preços dos relógios não param de subir (tanto em CHF quanto na conversão em USD), o mercado está ficando saturado com muitos relógios "mais do mesmo", edições limitadas sem diferenciais, etc...

Não duvido nada que a coisa fique feia pra indústria relojoeira suíça a médio prazo.

Alberto Ferreira

Pois é...
Eu também achei o artigo bem legal.

E quanto a esta última colocação do amigo Igor,...

Pode ser...  ::)
Embora, tanto ele (eu imagino) quanto eu, saibamos que nós vivemos em novos e, talvez, cada vez mais rápidos  e flexíveis  ::), tempos.
Será que também com outros "parâmetros" de valores, outros "pontos de inflexão" de interesses, "coalizões", e tal?
Pois é...  ::)

A única coisa que talvez possamos dizer ser certo, é que...
Quem viver, verá.

Alberto

igorschutz

Dando continuidade ao tema, com dados atualizados, segue um artigo da HH Magazine: http://journal.hautehorlogerie.org/en/article/the-dawn-of-a-new-industrial-era-for-swiss-watchmaking/

Neste artigo, entre outras constatações relevantes, eles afirmam que todo esse imbróglio do Swatch Group já foi costurado com a Comco:
- De 2014 a 2015, o SG é obrigado a fornecer até 75% da quantidade de movimentos que vendeu na média entre os anos 2009 e 2011;
- De 2016 a 2017, essa porcentagem cai para 65%;
- De 2018 a 2019, a porcentagem cai para 55%;
- De 2020 em diante, o SG não é mais obrigado a vender seus movimentos para terceiros, podendo escolher para quem deseja vender.

Esse acordo não envolve partes e peças que envolvem o órgão regulador do relógio, ou seja, o SG continuará sendo obrigado a vender rodas de escape, âncoras, roda e mola de balanço, etc., para quem quiser comprar.

MRL

Muito legais os artigos. Vamos aguardar os próximos anos e ver o que acontecerá com  a indústria.