Menu principal

ORIENT clube / MAKO e MAKO XL

Iniciado por renato155, 15 Novembro 2012 às 22:57:55

tópico anterior - próximo tópico

renato155

Orient é a marca mundialmente menos conhecida e difundida entre as grandes japonesas, mas possui mais de 60 anos de vida. Eles produzem relógios de excelente qualidade e (em sua maioria) a preços acessíveis e um detalhe importante: com seus próprios movimentos (in house), algo cada vez mais raro hoje em dia.

Os modelos Mako são os relógios mais populares da marca atualmente, embora não sejam vendidos oficialmente pela no mercado nacional. O modelo original foi lançado em 2006, e o modelo grande (44mm) apelidado de Mako XL, Hoogrider e outros, em 2009.  Mako na verdade não é um nome oficializado pelo fabricante, mas apelido dado por seus entusiastas.

Referência de códigos:

Orient Mako = CEM6500nx / FEM6500nx
Orient Mako XL =CEM7500nx / FEM7500nx
nx= Numero "n" e letra "x" variam de acordo com o modelo

Os modelos são disponíveis em varias cores: preto, azul, laranja, amarelo e outros. Possuem resistência de 200m, caixa de aço inox e movimento automatico 46943.

O Orient Mako não é um diver profissional (não atende as normas ISO4625), mas possui qualidades que os fazem muito apreciados: são bonitos, extremamente confiáveis, possuem construção sólida e uma relação custo/benefício difícil de bater.

História do calibre 469 da Orient
Este é um diferencial interessante, o calibre remota do início da década de 1970, tendo comemorado 40 anos em 2011. Continua a ser usado em grande parte dos relógios da marca, principalmente nos seus best-sellers.

E este mecanismo é muito apreciado por ser simples, barato e reconhecidamente durável, praticamente nao demandando manutenção mesmo após décadas de uso.
Oficialmente sua precisão é de +/-15-25 segundos/dia embora não seja difícil encontrar exemplares fazendo +/-5 segundos/dia, o que é uma marca de relógios high end.

Hoje a Seiko é dona de 52% da Orient, sendo sua controladora, embora a Orient continue a produzir e desenhar seus próprios relógios e movimentos. Possui fabricas no Japão, Singapura e Brasil.

Vamos lá? POSTEM SEUS MAKO!!!!  :) :) :)
Rolex 14060M; Omega Speedmaster Pro; Seiko MM300; Junghans Max Bill Chronoscope; Orient Poseidon; UG Polerouter III;

renato155

vou começar, com algumas fotos dos meus dois Mako XL, um azul e um laranja  ;D ;D

Rolex 14060M; Omega Speedmaster Pro; Seiko MM300; Junghans Max Bill Chronoscope; Orient Poseidon; UG Polerouter III;

Alberto Ferreira

Salve!

Legal, o tópico!
Mas eu gostaria de fazer uma pergunta...

O nome, Mako, vem do tubarão?

Origem da foto e dados do tubarão: http://www.lifeinflux.com/daa/MakoSharksEntry.html

E...
Infelizmente eu não tenho nenhum Orient deste modelo para mostrar aqui.  :(

Abraços!
Alberto

renato155

Isso mesmo Alberto Ferreira!

Tanto que o apelido foi dado por um cara da Nova Zelandia  :o

What does mako mean?
The word "mako" refers to Mako sharks, an evergreen native to New Zealand and Mako teeth as worn for decoration by the Maori people.

Word origin is both Japanese and Greek. In Greek, the root of "mako" means "blessed;" in Japanese, "mako" translates to "child of truth."

What does that have to do with watches?

The Orient Mako, a.k.a. CEM65001B, was named by a faithful customer from New Zealand. He thought the shark-looking design on the rubber watch bands was reminiscent of the Mako shark.

This aquatic, blessed and truthful name caught on, and is now the official name of the CEM65001B.

TUZ40

Opa! Faltou falar do Orient Ray, que é o novo Mako.

Para mim o Mako XL, apesar de muito bonito, tem dois graves defeitos, não tem o lumem pip nas 12 horas e o botão de ajuste do dia não é rosqueado. O Ray é meu favorito, pois ele arruma o único detalhe que não curtia muito no Mako original, o tamanho da fonte no bezel.

Mako azul:

Mako XL preto:

Ray preto:
"All your base are belong to us"

TUZ40

Amigos apreciadores dos Makos, alguém já viu o bezel do Mako XL para venda? Gostaria muito de comprar um laranja para fazer o meu virar um "Planet Mako".  ;D

Paulo Sergio

Citação de: Schütz online 16 Novembro 2012 às 08:06:11
Amigos apreciadores dos Makos, alguém já viu o bezel do Mako XL para venda? Gostaria muito de comprar um laranja para fazer o meu virar um "Planet Mako".  ;D

Amigo Schütz...
As diferenças que você citou entre os dois modelos não estariam intrinsecamente vinculadas ao modelo que, em tese, a Orient gostaria de ter referenciado os seus relógios? Digo isso pois o Mako XL, para mim, é um "PO"!!! O Ray não estaria mais para o Sub?
Abraço
Paulo Sergio
Abraço
Paulo Sergio

TUZ40

hehehe...

Mako = Longines HydroConquest
Mako XL = Omega Planet Ocean
Ray = Rolex Submariner

Paulo Sergio

Abraço
Paulo Sergio

Paulo Sergio

Abraço
Paulo Sergio

MarkT

Muito bonitos os Mako, mas não possuo nenhum.
Contudo, depois de ler o resumo da história do calibre 469 fico ainda mais orgulhoso de possuir um Poseidon.

E depois de ver a foto do Mako com aquele bezel laranja, igual ao ômega PO, me deu uma vontade danada de também possuir o  meu "Planet Mako", como bem o disse o confrade Schütz.  ;D ;D

Carbonieri

seria uma valvula de He o botão que ficas ÁS 2 horas ???
sic transit gloria mundi

TUZ40

Não, é o ajuste do dia da semana.

heracles

Tenho dois ...boa qualidade geral, boa contrução, bom acabamento e um excelente preço

A foto do XL fico devendo..vou tirar e posto depois. ;)

Abraço
Heracles

ThiagoDF

Shutz, qual é o tamanho do Ray?

E o botão da data no XL não é rosqueado? Então se bater por acidente, troca a data?
Membro do RedBarBrazil

TUZ40

A caixa do Ray é exatamente igual a do Mako convencional, tem 41mm.

Eu não usei o meu XL muitas vezes ainda, até agora nunca mudei a data acidentalmente.