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COMO DEVE SER O PERFIL DAS ENGRENAGENS DE UM RELÓGIO?

Iniciado por Alberto Ferreira, 22 Novembro 2012 às 21:27:16

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teofaouaz

Do ponto de vista da engenharia:

O sitema de redução epicicloidal é utilizado quando é necessária uma grande relação de redução, utilizando pouco espaço. Encaixa perfeitamente em áreas circulares.

O perfil de engrenagem que apresenta menor desgaste possível é o perfil de evolvente, conforme já abordado por outras pessoas anteriormente.

As engrenagens de dente reto (com perfil de evolvente), são utilizadas quando o ruído não é muito importante. São mais baratas que as helicoidais. A engrenagem da marcha a ré dos automóveis são de dente reto. Por isso, o carro faz aquele ruído característico quando anda para trás.

As engrenagens de dente helicoidal são utilizadas para minimizar ruídos. Exemplo marchas a frente dos automóveis. São bem mais caras que as de dente reto.

Cada projeto tem sua característica com relação a custos, manutenção, espaço, etc. Cabe ao projetista adequar a escolha à sua proposta.

Espero ter ajudado.

Um grande braço!