Menu principal

Vibrograma Seiko 5

Iniciado por msch, 07 Fevereiro 2013 às 11:34:20

tópico anterior - próximo tópico

msch

Estou com um Seiko 5,  mov.7009 se não me engano e o vibrograma dele está apresentando uma "rebatida no balanço", conforme a apostila http://relojoeiro.no.sapo.pt/page92.html

Pela apostila a correção do problema é "Substituir a mola principal por outra com tempo de força mais baixo."

Mas eu não estou entendendo.??? Ao meu ver a mola não parece com defeito. Eu até desmontei o tambor para verificar.

Como iniciante no assunto gostaria de uma opinião.

flávio

Qual a amplitude de funcionamento?

Flávio

msch

O vibrograf é antigo. O b200

Adriano

Tá. Tem certeza que é rebatimento? Pois sem saber a amplitude, só pelos pontos no papel, outros defeitos podem ser confundidos com rebatimento.

Além disso, essas máquinas já não são muito "fãs" de amplitude alta. Nem com corda nova, eles passam perto de rebater. Para isso acontecer tem que estar com uma corda totalmente errada, tipo, de um mecanismo de 28.800.

Tem que observar o seguinte: se o som dele está fazendo "pocotó". É sério, o som do rebatimento é igual ao do trote de um cavalo. E segundo, obrigatoriamente ele tem que adiantar horrores, segundos a minutos por hora. Sem isso, não é rebatimento.

Abraços!

Adriano

msch

Pelo o que eu entendi, ele só vai ter o rebatimento se a mola for de um modelo diferente.

Ele não parece estar fazendo "pocotó". Ele tem uma batida desordenada. O que será que pode ser? 

flávio

Poste a foto do gráfico, por favor.

Adriano

Hummm... o barulho do rebatimento é bem definido, e não desordenado...

Dificilmente ocorre rebatimento com a corda certa, mas pode acontecer sim. A Audemars Piguet, por exemplo, oferece corda com tensões diferentes para um mesmo calibre. Pode ser a normal, ou forte, ou fraca, e alguns tem até extra-forte e extra-fraca. Já a Omega, há uns anos, recomendava engrossar a lubrificação das contrapedras, mas essa era uma técnica pouco ortodoxa. Muita gente achava meio absurdo, eu inclusive. Acho que aboliram essa recomendação.

Abraços!

Adriano

msch

Ontem estava observando melhor e,no visual, percebi que a amplitude estava muito ruim. Troquei o balanço por um do Orient 64941 e resolveu. ;D

O que pode causar este problema no balanço? Visualmente ele parece estar normal.???

Ele pode estar magnetizado?

msch

Engraçado que agora com o balanço novo ele produz duas linhas paralelas mas não consigo regular o relógio de jeito nenhum. Acho que o problema não é só aí.

Adriano

Bem, eu nem cogitei magnetismo pois desmagnetizar a máquina é o primeiro passo antes de botar qualquer relógio no aparelho, então presumia que essa hipótese já estaria eliminada.

Abraços!

Adriano