Menu principal

Problemas com um Seiko 6105

Iniciado por Clélio, 08 Fevereiro 2013 às 20:13:00

tópico anterior - próximo tópico

Clélio

Olá para todos.

Sei que dar um diagnostico para um problema num relógio assim por escrito, mas vou tentar contando o meu caso.

Tenho um Seiko 6105 – 8110 que começou a dar o seguinte problema : O segundeiro parava sempre em cima da 8 horas.... dava a chacoalhadinha magica e ele voltava a funcionar... até que parou.
    Levei o relógio a um cidadão que revisou, lubrificou de devolveu funcionando... mas dias depois o danado parou novamente, desta vez as 6 horas... levei lá de novo ele mexeu,  devolveu funcionando até que parou de novo... :(

Resolvi trocar de relojoeiro, levei num tiozinho que havia tempo que não levava nada lá, ficou lá um tempão, ele dizia que o relógio ainda estava parando... Bem hoje fui buscar o relógio e quando peguei nas mão quase tive uma parada cardíaca o famoso ponteiro de segundo com "bandeirinha" havia sido trocado por um liso...
Perguntei  " Que que é isso ??"  :o :o :o Ai ele falou que havia trocado pois " O ponteiro estava espanado e para manter ele no lugar era preciso forçar sobre o eixo para prender, isso fazia a maquina parar "   ???
    Como insisti ele recolocou o ponteiro original, mas fazendo a ressalva que ia coloca-lo "De leve para não forçar o eixo", qualquer problema deveria leva-lo lá e ele colocaria o ponteiro genérico que funcionaria .

Bom, cheguei no trabalho deixei o relógio na gaveta e depois de umas 3 horas fui olhar e o mesmo estava parado, com o ponteiro  sobre as 08 horas... dei a chacoalhada e ponteiro se deslocou para 1 hora e o mesmo continuou parado.

Perguntas:
A explicação " O ponteiro  espanado ..... " é pertinente ??
A solução "De leve para não forçar o eixo", é solução ??
Se o  segundeiro travou,  a movimento pode ser danificado ??
Alguém que colocou o segundeiro forçando, pode ter entortado o eixo ??
Todo este problema, pode ser solucionado com a troca dos ponteiros ??

Como disse, sei que falando assim sem mais detalhes fica muito vago, mas esta historia este me deixando chateado, pois este 6105 é um dos meus favoritos e antes de leva-lo a outro profissional gostaria de saber se esta historia tem sentido... :-[ :-[

Abs a todos

Paulo Sergio

Pode até ser um problema nesse ponteiro de segundos... lembre-se que o eixo da "roda de segundos" passa dentro da "roda de centro"... as variáveis são muitas somente na análise desse item!!!
"Encosta" nas "paredes" do eixo da "roda de centro", por causa de um eixo torto? Está frouxo no seu tubo, o que faz com que tenha que ser "apertado" (leia-se abaixado) até, praticamente, encostar na chaussée? Foi amassado, na tentativa de ter "renovado" seu aperto sobre o eixo do segundeiro, criando rebarbas laterais, as quais imobilizam o relógio?
Viu... muitas variáveis somente nesse ponto, além de outras possíveis!!! ;) ;) ;)
Abraço
Paulo Sergio

Abraço
Paulo Sergio

Adriano

Pergunta: o vidro é original? O 6105 tem que tem vidro abaulado por dentro, senão o ponteiro pega. É a razão para o vidro do 6309 não servir.

Mas respostas, em ordem:

- não. Mesmo folgado/espanado, ele não pararia de girar sem enroscar em algo. Além disso, é simples: o ponteiro parou. Mas e a máquina? Se fosse bucha espanada, o ponteiro pára e a máquina continua, e aliás, o ponteiro cairia antes disso acontecer. Bastaria virar com mostrador para baixo que ele cairia.

- isso não existe. Eixo é feito para cravar ponteiro e pode precisar de uma base para não descravar o rubi ou entortar a ponte, como num ETA 2892, mas não é o caso do 6105.

- não dá para dizer.

- difícil. Mas como já vi de tudo...

- jamais. Se o ponteiro está torto ( porque alguém entortou) tem que desentortar. Se a bucha está folgada, troca ela. Se ele mesmo reto, pega em algo, o problema é nesse algo. Senão é tipo a história do cara que pegou a mulher no sofá com o Ricardão e resolveu vender o sofá. Quero dizer, acho difícil justificar essa abordagem sobre o ponteiro.

Abraços!

Adriano

Alberto Ferreira

Amigo Clélio,

Bom,...
O Adriano já diagnosticou a situação, como um todo e onde dá para comentar.

Mas, meu amigo...
Você sabe disso que vou dizer,...  Eu sei.
Mas eu vou bascular o meu "carrinho de mão de melancias".  >:(

O tal (ou tais) tiozinho(s) e as suas teorias e, principalmente, as suas "soluções...

Lá vai a "fubecada".
A  nossa realidade (do nosso Brasil Horológico, fora das oficinas dos representante oficiais das grandes marcas) é que muito poucos tiveram formação (formalmente falando mesmo) básica, e nem sequer trabalharam em algum representante de marca, etc.
São autodidatas e, com os anos (e diminuição da "paciência"), saem com essas teorias.

Seiko?
Todos sabem do apreço, e admiração, que eu tenho pela marca.
Mas aqui no Patropi eles nos deixaram na mão.
Repito, na mão, segurando no pincel da Technos... E levaram a escada.

Seiko vintage? Esqueça.
Não, não esqueça...  Lembre!
Não fosse os abnegados (e membros da ASA) os vintages não teriam futuro por aqui.

A meu ver, esta é a questão.

Alberto

Paulo Sergio

O que o amigo Alberto falou é verdade...
E esse "conhecimento" da mecânica e de um vintage esbarraram em um ponteiro... aliás a troca por um ponteiro de segundos "comum" demonstra muito desse conhecimento!!! ;D ;D ;D ;D ;D
Abraço
Paulo Sergio
Abraço
Paulo Sergio

heracles

Saindo um pouco do assunto do tópico e entando no assunto levantado pelo Alberto.
Já que o Mestre Adriano já disse tudo que eu sabia e foi muito além do que sei
entrei nesse ponto, Que dificuldade é fazer parte da "ASA".
Achar alguém que trabalhe com Seiko's vintages aqui no Rio é um suplício.
As minhas duas últimas peças que precisaram de revisão mandei para São Paulo.

Achar peças.."quase impossível" já andei em tudo...N fornituras, pequenas relojoarias e
algumas "cabeças de porco" Já falei com pessoas conhecidas no meio
como o senhor Trulli ( acho que escreve assim )  o Sidney o José e outras pessoas
recomendadas por eles.

Por incrível que pareça tenho dado muita sorte em feiras de bairro e na feira da
Praça XV...comprei peças para 6139 por lá em trêis ocasiões diferentes.

Sexta Próxima vou para Petrópolis para passeio e para encontrar um amigo que conhece
todo mundo que tem Seiko por lá...vou tentar achar alguma coisa..

Esta muito difícil...piorou muito de algúns anos pra ca..

Abraço
Heracles

Adriano

Mas eu tenho uma teoria: qual vintage é fácil de conseguir peças? Rolex e Omega, entre os populares, e também JLC, AP, PP, VC... Que seja só na autorizada, que seja caro, que seja restrita a venda, mas elas existem, novas ou de estoque antigos. No caso da Omega, mecanismos desde a década de 1960 tem-se TODAS as peças de mecanismo e caixa, e a maioria das peças estéticas.

Mas quem mais? Ocorre que sente-se isso mais profundamente com Seiko porque são abundantes. "Todo mundo" tem um Seiko vintage querendo reformar. Mas quem tem, sei lá, Girard Perregaux, Movado, Tissot, Certina, e tantas outras, está lascado tanto quanto ou mais.

A segunda parte da teoria recai sobre a organização da indústria relojoeira suíça, que há quase um século tem organizações, fundações, uniões, padronizações, que catalogaram peças essenciais, como cordas, tiges, eixos... se você precisar de uma corda de um calibre suíço "x", você acha dimensões em catálogos tipo "Bestfix" e procura numa tabela moderna da General Resorts, sei lá.

E um japonês? Como faz? Os padrões de brida, e dimensões por vezes são diferentes dos suíços. Eu já tentei, por vezes, achar de uma vez por todas uma corda que sirva perfeitamente nos Seiko 61xx de 21.600 bph. Desisti todas as vezes que tentei fazer essa pesquisa.

Abraços!

Adriano

Alberto Ferreira

Pois é.
É isso mesmo.

Mas as minhas melancias continuam rolando ladeira abaixo...  ;)

E se nem for tão vintage assim?
Digamos, um Seiko da década de 1980, ou mesmo 90,....   Ou 2000, vai...

Leve-o lá na autorizada da marca, aquela do pincel.
Dirão algo como...
"Saiu de linha, não temos peças."

E aí tem que (ou acaba tendo que) "cair" nos "tiozinhos" e suas "soluções expedidas" (*).

Alberto

(*) - Eufemismo para a popular gambiarra.
Ou não?

Enéias

Interessante o que ouvi de um relojoeiro: conserto os que aparecem por aqui porque tenho muitos relógios que desmontei. Peças novas não acho. Disse que comprar peças novas de um 6119 é quase impossível. Razão pela qual o canibalismo é cada vez maior.

Clélio

Olá a todos....

Obrigado pelas respostas, desculpem pelo agradecimento tardio mas nestes dias fiquei quase sem acesso....
Bem, dando prosseguimento a novela :
  Como era de se esperar pelas respostas do Adriano, o relógio parou novamente...e o ponteiro caiu... Como os fatos ocorreram nesta ordem, creio que a teoria do "ponteiro espanado" não procede, pois se estava colocado "de leve" não teria como prender a maquina.
  Como tenho um carinho especial por este relógio vou aguardar um pouco e fazer uma reforma "responsa" tanto na parte mecânica como estética trocando os ponteiros e mostrador... mas fica a chateação de perder a confiança num profissional  :( :( Acho que ele esta na fase que o Alberto e o Sergio comentaram... abandonando o barco...
  Herácles, sempre que posso vou as feirinhas garimpar. Se antes sonhava em encontrar relógios mint, agora sonho com um velhinho que possa servir de banco de peças...

Pô Enéias, veja se aparece mais vezes...

Abs a todos

Murilo

Laurival

Estive na Watchtime recentemente com meu Seiko, e eles não aceitaram o serviço pois não era uma das marcas autorizadas.

Depois de bater muito teclado e perna, descobri uma Fornitura que tem muita coisa para relogios japoneses, e por acaso eles me indicaram para o serviço mesmo profissional que vem me atendendo a bom tempo.

Consegui as as maquinas e os módulos que precisava.

Não sei se é cortes divulgar os endereços em publico, caso alguém tenha interesse, é só perguntar.

Adriano

Citação de: Laurival online 18 Abril 2013 às 08:08:05
Estive na Watchtime recentemente com meu Seiko, e eles não aceitaram o serviço pois não era uma das marcas autorizadas.
...

Com certeza o serviço foi recusado não simplesmentei porque não é autorizada, mas porque não tinha as peças necessárias, na qualidade de "não-autorizada". Um Patek Philippe na mesma situação também teria que ser recusado.

Abraços!

Adriano

Laurival