Menu principal

Badaladas dos relógios

Iniciado por andreluiz, 09 Setembro 2013 às 23:00:41

tópico anterior - próximo tópico

andreluiz

;D Oi gente, me chamo André e estou aqui novamente pedindo a ajuda de vocês, queria saber se existe uma peça especifica em relógios carrilhões para badaladas a cada hora marcada ou uma peça eletrônica para disparar a cada hora, badaladas variadas? Se existir alguma peça atual que faça trabalho similar em relógios de parede ou se houver um meio manual de se construir, peço que por favor me digam ou me redirecionem para fontes que me ajudem a compreender esse processo, agradeço imensamente a todos que possam tirar minha dúvida!? Além de ser uma dúvida, também é uma curiosidade pessoal! Desde já agradeço aos amigos!?

Alberto Ferreira

André,

Bem,...
Numas "dicas" (tipo curso quase "instantâneo"  ;)) eu lhe diria que...

Se o relógio for mecânico, existe um jogo de cames (peças com ressaltos) que ao girar, acionado pelo movimento, impulsiona um conjunto de "martelos" que percutem nos "bordões" (varetas de aço temperado) que emitem (cada um deles) as notas das "canção" ou das tais badaladas.
Nada disso seria "fácil" de construir (em casa) pois envolve tratamentos térmicos das peças, etc.

Se a coisa for "eletrônica" pode ser mais "simples"  ::)  ;)...
E um chip pode fazer o trabalho.

Procure na NET, há muitos filminhos mostrando pelo menos os mecânicos.

Alberto

flávio

O Alberto está correto, mas o curioso, quando li foi sua pergunta (com todo respeito, sério!) foi pensar assim: o cidadão sai do curso de física da faculdade e já quer construir uma bomba atômica!

Vá com calma, vá com calma... Tem muito o que pesquisar no fórum antes de passar o carro na frente dos bois. O mecanismo não é tão simples quanto parece. Primeiro é necessário ter uma base sólida dos conceitos mais simples.

Flávio

andreluiz

jungman

Citação de: andreluiz online 09 Setembro 2013 às 23:00:41
;D Oi gente, me chamo André e estou aqui novamente pedindo a ajuda de vocês, queria saber se existe uma peça especifica em relógios carrilhões para badaladas a cada hora marcada ou uma peça eletrônica para disparar a cada hora, badaladas variadas? Se existir alguma peça atual que faça trabalho similar em relógios de parede ou se houver um meio manual de se construir, peço que por favor me digam ou me redirecionem para fontes que me ajudem a compreender esse processo, agradeço imensamente a todos que possam tirar minha dúvida!? Além de ser uma dúvida, também é uma curiosidade pessoal! Desde já agradeço aos amigos!?
Olá meu caro Andreluiz, vou lhe dar uma sugestão, pelo menos funciona comigo muito bem, é claro, voce terá de desembolsar alguns trocos para fazer suas experiencias,(não existe almoço de graça):
Compre um relogio de parede tipo Silco Carrilhão, tire a máquina para fora, faça o mecanismo funcionar, e observe; voce terá então uma noção de como funciona, e tambem de ver o quão complicado este mecanismo é. Se voce puder compreendê-lo, logo terá uma ideia do grau de dificuldade/facilidade de construí-lo.
Qaunto a literatura, me parece que não existe nenhum livro que detalhe a construção passo a passo, nem do relogio, e nem do mecanismo das batidas que é independente do movimento, mas que funciona acionado por ele, ou melhor ainda explicando, pelo movimento dos ponteiros.

Um grande abraço e boa sorte.

Flavio

Jmm

Andreluiz,

Associando essa pergunta ao outro tópico que criou (Livros para construção de relógios de madeira, ) lembrei de uma planta de relógio de madeira que encontrei na internet, através dos links indicados no site Relógios diferentes, que emprega um mecanismo para acionar as "badaladas". Essa planta tem até um desenho do relógio em 3D que mostra como fica a montagem. Esclarecerá um pouco sua curiosidade e, como quer construir, terá um projeto pronto do qual poderá partir suas alterações.
Mas, como o Flávio já disse no outro tópico, vá com calma.

Busque, entre os links indicados no site Relógios diferentes, as plantas de relógio de madeira ou me envie uma MP com seu e-mail. Responderei encaminhando o projeto.

Abraço!