Menu principal

Mais uma complicação original em um relógio "stealth" (Igor words!kkkk)

Iniciado por admin, 14 Maio 2009 às 11:06:20

tópico anterior - próximo tópico

flávio

Vejam o novo Senator da "Glárrrrrrrrrrrrrrut", aliás, um dos mais belos relógios que já vi por aí. Aparentemente nada demais não é mesmo, assim como o Lange mostrado em tópico anterior. Mas alguém já tinha feito isso? E é ou não útil? Palmas para eles:

http://www.youtube.com/watch?v=_idjY5wlreg&feature=player_embedded

Flávio

Alberto Ferreira

Salve!

Muito legal!  8)

E esse só não é "stealth", porque é bonito paca´s!

Não há como ele ficar "invisivel".
:D

Abraços!
Alberto

rlessa

eu acho bastante util, melhor que esperar chegar no zero para acertar o relogio!!!!

Realmente muito interessante!!!  e que relogio   :o :o :o,

igorschutz

Pô, comentei agora há pouco sobre esse relógio com o Adriano e Gravina. Fabuloso! De chorar pelado no cantinho! ;D

Mas só um detalhe: a expressão "stealth" não é minha não, hein! O caras do TimeZone, em especial no sub-fórum da Lange é que inventaram isso. Eu só apenas utilizei aqui.

Abraços,

Igor
Opinião é como bunda: todos têm a sua. Você dá se quiser.
Opinião é como bunda: você dá a sua e eu meto o pau.

NÃO ACREDITE NO QUE 'FALAM' AQUI, ESTUDE BEM E TIRE SUAS PRÓPRIAS CONCLUSÕES

igorschutz

Vixe... e tenho de admitir que essa expressão também não é minha! Essa eu aprendi aqui no Fórum (old times)! ;D

Abraços,

Igor

O Cara

Seria bom se todos os relógios viessem assim hein, muito mais fácil de acertar exato.

Citação de: r.lessa online 14 Maio 2009 às 16:08:20
Citação de: igorschutz online 14 Maio 2009 às 13:19:23
... De chorar pelado no cantinho! ;D...

essa eu não conhecia... ;D ;D ;D

Também não, estou rindo sozinho aqui.
kkkkkkk
Um abraço
Fábio

César-HT

Olá para todos.

Puxa vida, que relógio magnífico, a tal complicação é realmente muito útil, bem pensado  :D. E a máquina dele então........... ::).

Agora deixe-me ver se entendí, o termo "stealth" na complicação, ou seja, uma "complicação stealth" seria aquela que aparentemente não dá pra se notar, é isso ?

Até mais e abraço a todos.
César.
"Perdoe os seus inimigos, mas não esqueça seus nomes" John F. Kennedy.

igorschutz

César,

Na verdade o "stealth" não cabe à complicação e sim ao relógio.
Um relógio "stealth" é aquele que não aparenta ser tão sofisticado quanto ele é.

Pra mim, o Ultimate Stealth Watch é esse, de propriedade do ThomasM, dono do ThePuristS:

Que vê no pulso do camarada, acha que é um relógio do vovô normal, mas é um belíssimo de um repetidor de minuto!

Abraços,

Igor

Alberto Ferreira

Salve!

Perfeito, Igor!

Esse relógio, na sua essência, é um perfeito "antípoda" daquele estilo "saibam todos!" que vimos naquele tópico da "tchurma de Monte Carlo".   ;)  ;)

Abraços!
8)

César-HT

Olá para todos.

Cacetada  :o :o :o.

Igor, esse é fantástico mesmo..........eu fui descendo a página.........achando bonito e ao mesmo tempo esperando pra ver o que ele tinha de diferente, aí............na última foto, que máquina linda, quando olhei até esqueci que era repetidor de minutos.

O que o homem consegue fazer com um objeto tão pequeno..........uma maravilha  :D :D ;).

Obrigado por compartilhar e pela explicação sobre o uso do termo "stealth".

A todos grande abraço e bom domingão.
César.
"Perdoe os seus inimigos, mas não esqueça seus nomes" John F. Kennedy.

Glauco GM

pessoal, desculpe, mas o que é neste caso o "repetidor de minutos" ?  ???

abraços e obrigado a quem puder comentar.

igorschutz

Glauco,

Repetidor de minutos é um mecanismo que, por meio de marteletes que batem numa espécie de gongue, faz soar as horas.
Originalmente serviam para que se pudesse consultar as horas no escuro (há muitos séculos), e hoje é uma complicação muito venerada pelos entusiastas em razão da dificuldade de se executá-la e de se regular.

Dizem por aí que os repetidores da Patek Philippe e os vintages da Vacheron são especialmente destacados dos demais em virtude da pureza de seu som.

Abraços,

Igor

Alberto Ferreira

Salve, amigos!

E, a título de ilustração, não custa rever este "filminho",

http://br.truveo.com/The-Grande-Sonnerie/id/3459858246

Onde, apesar da locução em francês/inglês – sem legendas, nós podemos ver um sistema de "sonorização" em funcionamento e, principalmente, o trabalho e dedicação necessários para a "afinação" das notas emitidas, etc.

O exemplo ilustra uma "grande soneria", mas a forma de criar os tons (as notas), com as batidas nos gonzos pode ser claramente percebido.

Um abraço a todos!

Alberto

flávio

O filme já diz tudo. Complementando algumas informações.

Ao contrário do que muitos podem pensar, a repetição é uma das complicações mais antigas da relojoaria, sobretudo porque, como o Igor indicou, no passado ela era realmente útil (hoje nem tanto), pois as ruas não possuíam iluminação, etc.

O grande problema, como tudo na relojoaria de pulso, foi conseguir miniaturizar os componentes de um repetidor de bolso ou de relógios de parede e de algibeira, e colocá-los no diminuto espaço. E fazê-los funcionar bem e de forma audível.

No caso dos relógios antigos então, onde tudo era feito e projetado à mão, sem a ajuda do CAD e das máquinas de erosão, estes relógios sempre foram muito valorizados. Basta ver os preços astronômicos de tais relógios, até hoje.

Aliás, das complicações clássicas, diz a lenda que as mais difíceis de se projetar, construir e ajustar ainda continuam sendo o cronógrafo split seconds e a repetição. E o turbilhão? Bem, o turbilhão apresentava um desafio muito mais construtivo (antigamente, hoje, diria, nem tanto...) do que de projeto. E antigamente era raro, pois praticamente inútil, então pouco visto.

Eu até hoje não vi um relógio com repetição de pulso funcionando. De bolso já vi alguns.

Preços. Falando em preços, os relógios com repetição mais baratos do mercado eram da Kelek (não existem mais) e Nivrel, ambos de construção modula (depraz, cuja qualidade do som eu não sei) e na faixa dos 6 mil dólares (até razoável).

Repetidores de construção integrada, aí estamos falando de 20, 30 mil dólares os mais baratos. Vacheron e Patek, coisas acima de 100 mil dólares.

Hoje, porém, os preços são mais baratos do que antigamente e existem várias fábricas (mas nem tantas assim) fazendo o sistema, pelo, com ressaltei, a "facilidade" em se produzir peças diminutas em máquinas de erosão. Antigamente...

Um relógio desses aí igual o do cara do The Purists "é para respeitar"...E notem que a caixa dele não é alta, o mecanismo, a epítome da miniaturização.

Flávio

igorschutz

Flávio,

Dois comentários:
1) Há cronos split e cronos split. Como assim? Antigamente, os cronos split-seconds realmente eram muito fodas de serem ajustados para funcionar direitinho, pois seu acionamento envolvia uma sincronia perfeita de váááárias peças no movimento. Eram mesmo tão complicados e caros quanto um repetidor.
Porém, hoje em dia, a enorme maioria dos cronos split são muito mais simples, graças a um macete interessante: o uso de uma mola helicoidal no "garfo" que prende e libera a roda split (desculpe o uso inapropriado dos termos, mas não sei o nome dessas peças em português).
Com o advento dessa nova maneira de se fazer cronos split, essa complicação ficou muito mais fácil de se fabricar e, conseqüentemente, barata para o consumidor. De Grand Complication passou para "apenas" Complication...
Certa vez, li num artigo gringo (que se eu achar posto aqui), que a mola helicoidal "prostituiu" o rattrapante, pois agora uma pessoa comum (não milionária) pode ter um crono split-seconds. ;D

Se não me engano, apenas a Patek, com seu 5959P de US$ 500.000,00, faz hoje em dia um split-seconds sem a tal mola helicoidal. :o

2) Os módulos da Kelek eram baratos porque são repetidores de quarto ou então repetidores de cinco minutos, que são MUUUUITOS mais fáceis de fazer que um repetidor de minutos.
Aliás, os repetidores de minutos são tão fodas de fazer que até agora nem os chineses conseguiram copiar. Repetidores de quarto eles já têm, mas o de minutos, que a Seagull já anunciou que teria em pouco tempo, até agora não saiu.
Ah! E a Seiko nem tentou arriscar no seu Credor Spring Drive Sonnerie (só repetidor de hora). :-X

Abraços,

Igor

Glauco GM

Caros Igor, Alberto e Flávio,

muito obrigado pela aula, realmente é um feito da engenharia conseguir
em tão pouco espaço "colocar" funções a mais do que "apenas marcar
as horas"   ;)

abraços !

flávio

Citação de: igorschutz online 17 Maio 2009 às 13:55:40
Flávio,

Dois comentários:
1) Há cronos split e cronos split. Como assim? Antigamente, os cronos split-seconds realmente eram muito fodas de serem ajustados para funcionar direitinho, pois seu acionamento envolvia uma sincronia perfeita de váááárias peças no movimento. Eram mesmo tão complicados e caros quanto um repetidor.
Porém, hoje em dia, a enorme maioria dos cronos split são muito mais simples, graças a um macete interessante: o uso de uma mola helicoidal no "garfo" que prende e libera a roda split (desculpe o uso inapropriado dos termos, mas não sei o nome dessas peças em português).
Com o advento dessa nova maneira de se fazer cronos split, essa complicação ficou muito mais fácil de se fabricar e, conseqüentemente, barata para o consumidor. De Grand Complication passou para "apenas" Complication...
Certa vez, li num artigo gringo (que se eu achar posto aqui), que a mola helicoidal "prostituiu" o rattrapante, pois agora uma pessoa comum (não milionária) pode ter um crono split-seconds. ;D

Se não me engano, apenas a Patek, com seu 5959P de US$ 500.000,00, faz hoje em dia um split-seconds sem a tal mola helicoidal. :o

2) Os módulos da Kelek eram baratos porque são repetidores de quarto ou então repetidores de cinco minutos, que são MUUUUITOS mais fáceis de fazer que um repetidor de minutos.
Aliás, os repetidores de minutos são tão fodas de fazer que até agora nem os chineses conseguiram copiar. Repetidores de quarto eles já têm, mas o de minutos, que a Seagull já anunciou que teria em pouco tempo, até agora não saiu.
Ah! E a Seiko nem tentou arriscar no seu Credor Spring Drive Sonnerie (só repetidor de hora). :-X

Abraços,

Igor

Si, si, craro, craro, pelo método antigo. Pelo novo, a própria Omega já chegou a lançar splits de 5 mil dólares, a IWC também (isso na época do lançamento...). Quanto aos repetidores, "craro" também: chegar ao de minutos é foda. Por isso limitei-me a falar em repetidores, nem falei quais. Mas suas ponderações estão corretas.

Flávio