Menu principal

Rolex Cellini

Iniciado por admin, 24 Janeiro 2014 às 00:12:14

tópico anterior - próximo tópico

flávio

Há alguns dias o pai de um amigo chegou de uma viagem à "gringa" com um Rolex Cellini Danaos. Para terem uma noção, tive que pesquisar o nome do dito, pois nunca prestara muita atenção na linha. Aliás, achei super estranho a compra do pai do meu amigo, seu primeiro Rolex. Ele não quis os clássicos tool watches da Rolex, mas algo de corda manual. Curioso...

Pensei com meus botões... Quantos Cellinis são fabricados atualmente?

Para piorar as coisas, fui ao site da Rolex e mesmo eles poucas informações dão sobre os modelos da linha, com exceção do clássico Prince. Não sei qual movimento usam, nunca vi fotos, etc.

Eu particularmente (mas gosto é gosto...) não teria adquirido o relógio que ele comprou, até mesmo porque não consigo vincular o nome Rolex a relógios de fato sociais, se é que me entendem. Mas fiquei muito, muito curioso. A marca é a mais famosa da relojoaria e não lembro de termos discutido NADA sobre esses modelos e movimentos de corda manual da Rolex, desde a criação do site, há uns 15 anos!  ::)

Flávio

flávio

Fuçando a net, encontrei alguma coisa. É um calibre desenvolvido ainda nos anos 60, não ajustado como cronômetro, mas com capacidade para tal, vibrando a 21600 bph. Eh... Se a Minerva se vangloriava por ter projetado o calibre 48 usando proporção áurea, o que resultou num movimento com desenhos de pontes bastante agradáveis aos olhos, parece que a Rolex fez o inverso. Não sei se irão concordar comigo, mas vão fazer o desenho de pontes sem qualquer sentido geométrico lá no inferno!

A título de comparação, o movimento de corda manual dos Rolexes "redondos":

http://z.abang.com/d/watch/1/0/I/-/-/-/1MJYZPu46J.JPG

Aqui o que citei, da antiga Minerva:

http://www.thepurists.com/watch/features/8ohms/Minervacal48/movement0039%2833%29.jpg


Flávio

Dicbetts

Não são modelos que gosto, embora não diga que jamais compraria um.

Mas que têm jeito de filhos bastardos, lá isso têm.

Achei foto de alguns movimentos dos Cellinis, com comentários explicativos.

http://watchmakingblog.com/2008/05/28/rolex-caliber-1601/

Dic