Menu principal

Para que serve esta ferramenta!!

Iniciado por Cigano, 15 Fevereiro 2014 às 22:57:18

tópico anterior - próximo tópico

Cigano

Olá pessoal para que serve, e qual o nome desta ferramenta! ??? ???
Vejo muito em desmontes profissionais, mais não faço ideia para que serve ! ??? ???

[Fonte] Google
Abraços,
Cigano!

Gravina

O nome é Micro-Stella (exclusiva para Rolex)....sabendo o nome o amigo encontrará farto material na rede mundial ;)

Abs

Gravina

flávio

Vou ousar discordar do Mestre. Micro Stella é o sistema... A ferramenta... Bem... Tem nome? Para mim é ferramenta de ajuste de "momento" de inércia.

Explicando. Imagine uma roda de bicicleta. Quanto mais para fora jogar o "peso" dela, mais lenta girará; a recíproca é verdadeira. Para ajustar a "velocidade" do relógio, você pode alterar o comprimento da mola, através de um regulador ou... Alterar o momento de inércia do balanço. A Rolex faz assim e essa ferramenta serve para isso.

Flávio

Gravina

Citação de: flavio online 15 Fevereiro 2014 às 23:51:48
Vou ousar discordar do Mestre. Micro Stella é o sistema... A ferramenta... Bem... Tem nome? Para mim é ferramenta de ajuste de "momento" de inércia.

Além de um sistema, a Stella foi também uma nomorada que eu tive há anos, mas ela não era micro, não!!!!......1.85 :o.........não deu certo! :'(........éramos três.......Stella, eu, e o banquinho!
Obrigado patrão pela correção ;) :-*.............A reiteração do uso do termo acaba virando costume...........se é que me entende!.........porém você foi preciso! ;)

Abs

Gravina

gabriel

Aniquila o ofídio e exibe o cajado!

Abs gabo  :)

Cigano

Citação de: gabriel online 16 Fevereiro 2014 às 09:22:09

Aniquila o ofídio e exibe o cajado!

Abs gabo  :)

+1!!

Valeu mestres (Gravina e Flávio) pela explicação !!
Mais só tem serventia para Rolex, e em alguns calibre ?? ???
Abraços,
Cigano!

flavio

Sim. O parafuso de balanço rolex tem design proprietário. Todos os calibres atuais são ajustados com a chave. Flávio

Cigano

Citação de: flavio online 16 Fevereiro 2014 às 19:43:54
Sim. O parafuso de balanço rolex tem design proprietário. Todos os calibres atuais são ajustados com a chave. Flávio

Entendi, é uma ferramenta "excrusiva" da Rolex !!

Uma ferramentinha bacana que achei foi esta outra aqui !

É uma ferramenta que ajuda na hora de recolocar a mainspring de volta no tambor !

Fotos da net ! 8)
Abraços,
Cigano!

ogum777

cigano, eu não mexo em movimento de relógio, mas sempre fiquei imaginando a dificuldade de meter a espiral de volta no lugar... trabalho de monge beneditino, foi o que sempre imaginei, com paciência de jó... esse é o tipo de ferramenta que faz o seu inventor garantir lugar no céu....

igorschutz

Essa ferramenta postada pelo Cigano é conhecida como 'estrapada'.
Opinião é como bunda: todos têm a sua. Você dá se quiser.
Opinião é como bunda: você dá a sua e eu meto o pau.

NÃO ACREDITE NO QUE 'FALAM' AQUI, ESTUDE BEM E TIRE SUAS PRÓPRIAS CONCLUSÕES

Cigano

Citação de: ogum777 online 17 Fevereiro 2014 às 13:03:32
cigano, eu não mexo em movimento de relógio, mas sempre fiquei imaginando a dificuldade de meter a espiral de volta no lugar... trabalho de monge beneditino, foi o que sempre imaginei, com paciência de jó... esse é o tipo de ferramenta que faz o seu inventor garantir lugar no céu....

É verdade caro Ogum , eu sou deles, que coloca de volta na mão mesmo, mas eu passo o dedo no óleo por conta do suor dos dedos, que pode causar corrosão com tempo, vi isso num fórum gringo!

Esse e a mainspring do tambor do alarme do meu 4006, montei na mão, esse deu um trabalhinho, pois a mola é um pouco mais rígida que o normal !

Citação de: igorschutz online 17 Fevereiro 2014 às 13:18:40
Essa ferramenta postada pelo Cigano é conhecida como 'estrapada'.

E o pior que eu já tinha visto o caro Adriano falar desta ferramenta no fórum, mais não liguei o nome ao objeto !!
Valeu Igor ! 8)
Abraços,
Cigano!

jfestrelabr

Gravina é foda hehehhehe, mata a cobra e mostra o pau hehehehehehhe.
Rolex ou Rolex.

Fórum Genérico, respostas genéricas.

gabriel

Citação de: jfestrelabr online 17 Fevereiro 2014 às 14:15:16
Gravina é foda hehehhehe, mata a cobra e mostra o pau hehehehehehhe.

Hum hum, foi o que eu disse Aniquila o ofídio e exibe o cajado!

Abs gabo :)

Rafaexp

;D ;D ;D ;D ;D

Fantástico....gravina como sempre, impecável... muito legal o tópico Cigano!!!!!

E ver ele e o Flávio conversar, é sempre uma aula...

Aliás.... acho que recolocar a mola deve ser realmente um trabalho de cão!!!!!

existe mais de um tipo de dispositivo para fazer esse trabalho?? ??? ??? ???

Abração

Rafa

flavio

Atualmente as molas costumam ser soldadas ao eixo, já na posição adequada. O problema não é nem fixar a mola, mas encontrar a melhor posição relativa da virola. Mas isso é outra história. Flávio

CSM

papo esquisito de "pau"e "cobra"...... sei la voces dois em estrela e gabo.  ;D

abracos
Membro do RedBarBrazil