Menu principal

Coroa Invertida (lado esquerdo)?

Iniciado por O Cara, 25 Junho 2009 às 13:32:13

tópico anterior - próximo tópico

O Cara

Amigos, como uso relógio no pulso direito, acho muito interessantes os relógios com coroa invertida (do lado esquerdo).

Poderiam dar algumas sugestões de relógios assim?
Um abraço
Fábio

Rovel

Abraços,
César Rovel

mpbum

Citação de: O Cara online 25 Junho 2009 às 13:32:13
Amigos, como uso relógio no pulso direito, acho muito interessantes os relógios com coroa invertida (do lado esquerdo).

Poderiam dar algumas sugestões de relógios assim?

A Breitling tem seis modelos Chorno-Matic, com coroa do lado esquerdo. E a Panerai tem o Luminor Base Left- Handed

Fotos tiradas do catálogo das marcas supra.

O Panerai é referência PAM 00219, movimento mecânico a corda manual, Calibre OP X(17 jewels, 21600 oscilações por hora, anti-choque Incabloc, reserva de corda de 56 horas), caixa 44mm, WR 300M, fundo aberto para visualização do movimento e com duas pulseiras intercambiáveis, couro e borracha. PSP para Espanha e Portugal 3800 Euros.

Os  Breitling Chrono-Matic tem calibre Breitling 41LC, mecânico automático, Reserva de Marcha de 42 horas, 28.800 oscilações por hora, 38 jewels, disponível em aço ou ouro rosa 18K, WR 30M, caixa de 44mm, pulseira de couro ou aço, peso 98,70g.

Byron

Fábio, com todo respeito aos relógios citados...eles são caros pra chuchu!
E o Graham (SIC), parece uma placa de trânsito! :-[

Para a minha praia, que é a dos com pouca grana, eu iria de Citizen NY0040. Não tem erro!

Abraço.
" J'ai plus de souvenirs que si j'avais mille ans."  C. Baudelaire

Adriano

Engraçado... Acho que a coroa no lado tradicional é justamente o ideal para quem usa o relógio no pulso direito... pois ela não pega no verso da mão. É justamente por isso que relógios com coroas avantajadas usam a configuração oposta. O Graham postado, por exemplo, é impossível de ser usado no pulso direito.

Ou seja, a coroa do lado tradicional, do ponto de vista do conforto durante o uso, é a pior opção. Ela só é mantida desse lado porque é assim há anos, é tradição, e tem impacto fundamental na estética do relógio. Todo relógio com coroa do lado esquerdo é "estranho". Não estou falando de bonito ou feio, mas apenas "estranho", não parece natural. É como um carro com farol na traseira e lanterna na dianteira. Por isso o padrão é mantido.

E a origem do padrão da coroa na direita é simples: considerando-se a maioria destra, dar corda no relógio com a mão esquerda seria muito difícil. Logo ficou o padrão. Com o surgimento dos automáticos e depois dos quartz, a necessidade deixou de existir. Mas a tradição e a estética permaneceram muito forte. E cá estamos nós com as coroas de vez em quando machucando o verso da mão esquerda...

Mas quem se importa? Eu já falei que tem relógio que eu usaria até se tivesse espinhos na tampa traseira...  ;D

Abraços!

Adriano

igorschutz

Falou e disse Adriano!

Sempre me pareceu mais lógico usar o relógio no pulso direito por causa da posição da coroa, pois assim não machuca as costas da mão.

E quando falamos em cronógrafos, também acho que o acionamento dos botões com a mão esquerda, utilizando o dedão, é mais rápido e preciso do que com o relógio no braço esquerdo e acionando o botão com o dedo indicador da mão direita.

Um abraço,

Igor
Opinião é como bunda: todos têm a sua. Você dá se quiser.
Opinião é como bunda: você dá a sua e eu meto o pau.

NÃO ACREDITE NO QUE 'FALAM' AQUI, ESTUDE BEM E TIRE SUAS PRÓPRIAS CONCLUSÕES

rlessa

Já usei no esquerdo até os 22 anos, devido a um problema, tive que usar no direito por um tempo, devido ao "conforto" da coroa nunca mais voltei ao esquerdo

Clélio

Amgos,

Eu tenho vontade de arrumar um relógio com a coroa invertida, penso basicamente no Citizen 300 m ( Ecozila ??)

Adriano, vc tem um certo ? Em que braço costuma usa-lo ?

Uma opção ideal para ambidestros seriam o Citizen ou Seiko chifrudinhos ....

Abs

O Cara

Vamos lá,
achei o Graham e os Breitling bem bonitos, mas inviável para minha renda atual (além disso o Graham parece um pouco grande para o meu pulsinho).
Acredito que o Citizen se enquadre melhor com a minha renda atual, é difícil achá-lo? Alguém sabe a faixa de preço?

Adriano, discordo de você quando diz que relógios com coroa "normais" devem ser usados no pulso direito, imagine-se dando corda ou acertando um relógio com coroa "normal" que esteja no pulso direito utiizando a mão esquerda.
Com o relógio fora do pulso, pouco importa a posição da coroa, mas com ele no pulso faz toda a diferença.

Comigo a coroa não machuca de forma alguma porque uso o relógio bem justo no pulso e antes do ossinho do pulso portanto tem uma distância aí de uns 2 cms entre o relógio e minha mão.

No mais, é apenas uma peça de minha wishlist, um relógio com coroa invertida e como não conheço os modelos resolvi abrir o tópico.
Mas esse post server como um Banco de Dados desse tipo de relógio também, podem continuar postando, mesmo os caros, não são para o meu bico mas podem interessar a outros membros.

Um abraço
Fábio

igorschutz

Citação de: O Cara online 25 Junho 2009 às 19:49:55
(...), imagine-se dando corda ou acertando um relógio com coroa "normal" que esteja no pulso direito utiizando a mão esquerda.

Fábio,

Não é recomendável que se dê corda ou ajuste as horas com o relógio no pulso. Sempre tire o relógio para fazer isso, senão há grande risco de se entortar a tige ou danificar a coroa de alguma forma.
E não sou eu que estou dizendo isso, é recomendação padrão de qualquer fabricante, desde sempre.

Um abraço,

Igor
Opinião é como bunda: todos têm a sua. Você dá se quiser.
Opinião é como bunda: você dá a sua e eu meto o pau.

NÃO ACREDITE NO QUE 'FALAM' AQUI, ESTUDE BEM E TIRE SUAS PRÓPRIAS CONCLUSÕES

O Cara

Bom, penso que com o relógio fora do pulso não faz a menor diferença a posição da coroa.

Acho os relógios com coroa invertida charmosos, to observando mais de perto esse Citizen, vi alguns à venda no eBay, já está na minha lista.
Um abraço
Fábio

LUW

Citação de: Adriano online 25 Junho 2009 às 17:36:21Acho que a coroa no lado tradicional é justamente o ideal para quem usa o relógio no pulso direito... pois ela não pega no verso da mão. É justamente por isso que relógios com coroas avantajadas usam a configuração oposta.
Nunca entendi porque raios se colocau sempre a coroa do lado direito se a grande maioria das pessoas é destra e usa o relógio no punho esquerdo .
[ ]s
Luciano

Alberto Ferreira

Citação de: LUW online 28 Junho 2009 às 00:12:12
Citação de: Adriano online 25 Junho 2009 às 17:36:21Acho que a coroa no lado tradicional é justamente o ideal para quem usa o relógio no pulso direito... pois ela não pega no verso da mão. É justamente por isso que relógios com coroas avantajadas usam a configuração oposta.
Nunca entendi porque raios se colocau sempre a coroa do lado direito se a grande maioria das pessoas é destra e usa o relógio no punho esquerdo .

Salve!

Porque no caso dos destros, mesmo com o relógio fora do punho, é muito mais fácil ajustar os ponteiros com os dedos da mão direita.

Se você é destro, experimente "acertar" os ponteiros de um relógio com a coroa à esquerda e entanderá a "dificuldade", que obviamente não é impossibilidade, claro. É  apenas um pouco mais "dificil".

Um abraço,
Alberto

Pandolfi

Salve!

Porque no caso dos destros, mesmo com o relógio fora do punho, é muito mais fácil ajustar os ponteiros com os dedos da mão direita.

Se você é destro, experimente "acertar" os ponteiros de um relógio com a coroa à esquerda e entanderá a "dificuldade", que obviamente não é impossibilidade, claro. É  apenas um pouco mais "dificil".

Um abraço,
Alberto

[/quote]

É, amigos, é como andar de ré, para os canhotos como eu.
Grande abraço.
Pandolfi

LUW

Por mais que para destros seja mais fácil girar a coroa se ela estiver do lado direito, para destros a coroa incomoda muito mais do lado direito também. Em uma relação custo × benefício seria mais lógico colocar a coroa a esquerda.
[ ]s
Luciano