Menu principal

Como rosquear corretamente a corôa?

Iniciado por Marcelo Costa, 05 Julho 2009 às 19:42:37

tópico anterior - próximo tópico

Marcelo Costa

Olá Amigos!

Desculpem se a pergunta for muito básica e até meio boba!  ;)

Mas tive recentemente um problema num Oris 300 m de titânio que simplesmente espanou a coroa!

Eu tenho dado aquela tradicional voltinha para trás com a corôa até que a mesma "encontre" a rosca e aí sim começo a rosqueá-la.

Esse procedimento, ao que parece é o causador da maioria dos problemas?! Sempre achei que fosse essa a maneira correta de rosquear!!

E agora? Qual a maneira correta de rosquear a corôa sem danificá-la?

Abs

Marcelo

Gravina

Uma informação básica: rosqueie sempre com o relógio em mãos.......nunca no pulso!

Abs

Gravina

igorschutz

Putz, Marcelo, que droga, hein?

Não sei se existe um "manual" de melhores práticas para se rosquear uma coroa. Eu mesmo nunca tive problemas com isso.
O que eu faço é: empurro a coroa no sentido do tubo, começo a rosqueá-la bem devagar até a coroa prender no tubo e aí eu sim aperto com mais firmeza.
Nunca dei voltinhas pra trás, como muitos aqui relatam... Não que isso seja a causadora dos seus problemas, claro!

Lamento pelo estrago, e um abraço.

Igor
Opinião é como bunda: todos têm a sua. Você dá se quiser.
Opinião é como bunda: você dá a sua e eu meto o pau.

NÃO ACREDITE NO QUE 'FALAM' AQUI, ESTUDE BEM E TIRE SUAS PRÓPRIAS CONCLUSÕES

Marcelo Costa

Gravina...isso eu tenho feito.

Mas essa tal "voltinha para trás" antes de começar a rosquear acho que é prejudicial, não?

Abs

Marcelo

igorschutz

Citação de: Gravina online 05 Julho 2009 às 19:45:57
Uma informação básica: rosqueie sempre com o relógio em mãos.......nunca no pulso!

Bem lembrado Mestre. Essa é uma informação importantíssima!
Além de rosquear, eu recomendo que nunca se opere a coroa com o relógio no pulso, para nada (dar corda, acertar ponteiro, mudar a data, etc.). Só mexa na coroa com o relógio na mão!

Um abraço,

Igor
Opinião é como bunda: todos têm a sua. Você dá se quiser.
Opinião é como bunda: você dá a sua e eu meto o pau.

NÃO ACREDITE NO QUE 'FALAM' AQUI, ESTUDE BEM E TIRE SUAS PRÓPRIAS CONCLUSÕES

Marcelo Costa

É Igor....fiquei chateado!  :(

Mas agora levei para o Adriano dar um jeito!  :D

Parece uma coisa meio boba isso...mas uma rosqueada errada acaba com o relógio!!

Abs

Marcelo

Correia

Amigo Marcelo, uma chatice mesmo! :(

Por vezes, o Longines Hydro teima um pouco em "engrenar", e aí, volto com a coroa atrás e repito, sem forçar. Mas houve uma vez que pensei ter acabado com ela...

Mas tudo se resolve, e seu belo Oris ficará "au point" novamente 8)

Um abraço,
Correia
Convém evitar 3 acidentes geométricos nesta vida : círculos viciosos, triângulos amorosos e bestas quadradas.

Miguel

Tive o mesmo problema com um Poljot Alarm, e o Carregalo me disse que foi por causa da "voltinha para trás" que eu dava.

Portanto, não recomendo.
Abraços,
Miguel
"...all that we need is wine and good company!®"

Marcelo Costa

É Correia...para nós que gostamos dos Divers esse é um problema!

Miguel....foi justamente na nossa conversa hoje que fiquei com essa dúvida quanto a tal famigerada voltinha para trás!  :D

Será que por ser de titânio que é um material mais mole que o aço isso acontece com mais frequência?

Abs

Marcelo

Miguel

Acho que sim, Marcelo. Mas não dê mole... Rosqueie apenas no sentido horário.
Abraços,
Miguel

Guilherme

Olá amigos.

O titânio é menos maleável e mais duro que o aço. Por outro lado, risca mais facilmente (por isso tem-se a impressão que o titânio é mais mole).

Marcelo, quando você me disse sobre o problema, confesso que também fiquei chateado. Espero que o problema esteja na corôa (acho que é mais simples para se resolver).

Abraço,
Guilherme.

LUW

Titânio, infelizmente, espana mais fácil que aço inox.
[ ]s
Luciano

Daniel Eira

Amigos,

Quando eu li o tópico, pensei: "será que eu faço do jeito certo ?"
Eu não sabia que não podia dar voltinhas para trás. A partir de hoje, apenas no sentido horário !  8)

Abs

Daniel
Membro do RedBarBrazil
Siga @Watchfy

Adriano

Pessoal, a voltinha para trás não danifica em nada. Ela só serve para alinhas as roscas. Alguns tipos de coroas são mais difíceis de rosquear e não pegam facilmente a primeira rosca. E se forçar, aí espana mesmo. Caso isso aconteça, basta voltar a coroa um pouco, até se sentir que as roscas se alinharam, e aí rosquear novamente. Isso serve justamente para evitar que se espane a rosca. Isso é mais comum em roscas longas.

Abraços!

Adriano

Miguel

Adriano, em geral, com aço mais dúctil realmente nada acontece.

Mas nas roscas de titânio, mais frágil, é bastante provável. No meu Poljot, o motivo foi exatamente esse.

Chuif, e sem chances de cura, chuif...
Abraços,
Miguel

Tomas

Olá pessoal, é eu tambem dou uma volta para trás para achar a rosca ,se não dai fazer na força estraga a rosca, e outra como escreveu o Igor rosquear ajudando empurando a coroa  no sentido do tubo da tige.

abraços a todos, Tomas
abraços Tomas.

Correia

Tenho um Tag Heuer crono(quartzo) arruinado na rosca....já foi e veio para a assistência e cada vez pior....agora não desenrosca, roda, roda e roda, e não sai dali....
Convém evitar 3 acidentes geométricos nesta vida : círculos viciosos, triângulos amorosos e bestas quadradas.