Menu principal

Como NÃO fazer balanceamento dinâmico...

Iniciado por Adriano, 17 Julho 2014 às 17:12:00

tópico anterior - próximo tópico

pmreis1

Caros Mestres,

Estou estupefacto com o nível técnico destas explicações. onde vocês aprendem tudo isso? e em quantos anos?
Isto é realmente complexo e de um nível que eu não imaginava que se atingisse. Quer dizer, achava que este tipo de conhecimento só os engenheiros mecânicos atingiriam.
É essa a vossa formação base? Gostaria de aprender mais sobre o tema da formação de relogoeiros, como começa? onde se estuda?

Meus parabéns pela mestria!

Alberto Ferreira

Citação de: pmreis1 online 16 Setembro 2014 às 18:43:21
...
... Gostaria de aprender mais sobre o tema da formação de relogoeiros, como começa? onde se estuda?
...

Em língua portuguesa há pouco. No Brasil não há quase nada, se procurarmos algo sistemático e conceituado.

Mas, como um exemplo, veja este curso de um antigo colega forista aqui do FRM, o Luís Silva de Portugal.

http://relojoeiro.no.sapo.pt/

Importante,...
Observe o que ele coloca na introdução, quanto ao fato de que a sua intenção foi escrever para profissionais relojoeiros e não para curiosos.

Mas, de toda forma há conceitos fundamentais muito bem apresentados que valem ser estudados e compreendidos.

Alberto

pmreis1

Obrigado Alberto

A materia é muito interessante e a certa altura bastante complexa.
Mas tradicionalmente, por exemplo no Brasil, como se forma um relojoeiro?
Existem escolas técnicas? Ou é começando a trabalhar com outros relojoeiros?

flávio

Acho que poucos, para não dizer nenhum, dos que frequentam aqui  possuem qualquer formação como relojoeiro. Eu, por exemplo, sou bacharel em Direito, Promotor de Justiça por profissão, e adquiri meus conhecimentos através de anos de leitura técnica (e participação neste fórum, onde aprendo muito ou então me obriga a estudar). Já desmontei alguns relógios por brincadeira, mais para ver o que lia nos livros do que outra coisa. E apesar de ler muita coisa eminentemente técnica (de "engenharia" relojoeira mesmo), confesso que nem ao menos é meu foco principal, que situa-se nos aspectos econômicos e históricos da indústria como um todo.

É claro que se fosse possível reunir o excelente prático com o teórico, teríamos o relojoeiro perfeito. No Brasil, porém, isso é impossível. Eu não conheço NENHUM relojoeiro que tenha profundo conhecimento teórico até mesmo do que sabe fazer com maestria prática. Nenhum. Isso ocorre porque nossa literatura é pobre, para não dizer inexistente, e são as fábricas que estão formando os novos profissionais, em cursos que focam mais a habilidade de fazer os reparos a de fato conhecer o que de fato ocorre ali.

Se sabe inglês, há boas indicações de livros no fórum, tanto técnicos quanto históricos.

Flávio

pmreis1

Obrigado Flávio,

Era isso mesmo que eu suspeitava. Fiz algumas pesquisas na net sobre formação de relojoaria e não encontrei nada credível.
Entretanto já encontrei aqui no fórum um topico especifico sobre livros da especialidade e cursos online, que vou analisar com mais atenção.
Mas seguindo as pisadas acho que tb irei por ai. E tentar encontrar por ai uns relogios mecanicos que não funcionem, pra me ambientar. Prometo não começar pelos Omega, como já alguém pediu no fórum :)

Paulo

flávio

Adriano