Menu principal

Gelfman com tubos de Nixie

Iniciado por flávio, 06 Setembro 2022 às 16:19:34

tópico anterior - próximo tópico

flávio

Acho que o primeiro relógio com tubos Nixie que vi na vida foi do Igor, que fabricou um troço para sua mesa (ou comprou pronto, nem lembro). E não é que uma empresa está fazendo relógios com tubos de Nixie (são "válvulas" de neon, coisas do passado da União Soviética...). Vejam só:

https://www.gelfman.ch/

igorschutz

Tenho/tive dois relógios de mesa nixie. Um com tubos IN-18, que comprei a placa e os tubos e mandei fazer uma caixinha de madeira, e outro com tubos IN-12, que comprei na internet já pronto.

Os tubos IN-18 queimam com muita facilidade. Quando cheguei a 12 tubos trocados, desisti de manter o relógio ativo. Já o relógio com tubos IN-12 vem durando muitos anos, pelos menos mais de 7 anos, sem nenhum problema.

Ainda se encontram relógios com IN-12 relativamente baratos. É um reloginho para se ter em casa.
Opinião é como bunda: todos têm a sua. Você dá se quiser.
Opinião é como bunda: você dá a sua e eu meto o pau.

NÃO ACREDITE NO QUE 'FALAM' AQUI, ESTUDE BEM E TIRE SUAS PRÓPRIAS CONCLUSÕES

igorschutz

...em tempo: esse aí de pulso é sofrível.

flávio

Sofrível no visual ou na qualidade dos tubos usados? Pergunto isso porque os fulanos dizem no site que os tubos duram 10 mil horas... E emendo em outra pergunta, que talvez saiba responder: vamos supor que isso queime? Acha para troca? Porque pagar 6500 euros num troço que pode parar de funcionar e não ter como consertar porque as peças são do tempo do Iuri Gagarin é foda!

igorschutz

Sofrível no visual e no conceito.

A qualidade dos tubos não conheço, mas, em se tratando de um item NOS da era soviética, acho que dá pra imaginar que qualidade não é o forte desses componentes. São robustos, sim, mas não dá pra garantir que funcionarão pelas 10 mil horas propagandeadas. Por EUR 6.500, espero que cada relógio desse venha com uns 100 tubos sobressalentes, para o caso de necessidade de troca.

Nesses muitos anos, apenas uma vez ouvi dizer que tinha alguém tentando recriar tubos nixie novos. Era um projetinho de Kickstarter, que nem sei se conseguiu atingir a meta.