Menu principal

Relógios caros e muito feios

Iniciado por Enéias, 16 Novembro 2022 às 12:42:46

tópico anterior - próximo tópico

Enéias

Separei um tempo para ver os relógios dos famosos, que gostam de estar em evidência, e notei que apesar dos valores altíssimos que pagam, os relógios são de péssimo gosto (minha opinião). Aqueles que são usados pelo Faustão, Mbappé, Neymar e "n" cantores, especialmente os cantores de funk e similares. A exclusividade e o custo são as referências, estética nem tanto. Posso ter parado no tempo, mas não consigo achar estes relógios de milhões de euros bonitos.

flávio

Eneias, estamos vivendo a era das redes sociais e dos avatares, ou seja, quanto mais melancia na cabeça melhor. Se me acompanha na conta do Instagram, deve ter percebido que isso é uma "reclamação" constante minha. Por outro lado, vou lançar uma questão filosófica aqui para pensarem: todo usuário de produto de luxo (ou a maioria) o faz porque quer se distinguir dos demais ou fazer parte de um grupo. Agora pense comigo. O que torna chic um Gianni Agneli, que usava relógios de uma forma bizarra, por cima dos punhos da camisa, e não chique um cara que usa, por exemplo, um Jacobs que toca música do Poderoso Chefão? Trocando em miúdos: o que faz com que um produto ou uso seja considerado "brega" e outro não? Porque no fundo tanto o Agneli como o jogador de futebol que usa Jacobs usam seus relógios pelo mesmo motivo...

Devenalme Sousa

Fui procurar na rede a forma como o senador italiano usava relógio. Não é muito bonito, na minha opinião. Ñ gosto de relógios e correntes por cima de roupas, acho antiestético, talvez até brega mesmo.
Mas acho que não dá pra comparar com as coisas bizarras que vemos por aí hoje em dia. Todos os limites do gosto e da estética foram desprezados. É Como se tivessem virado tudo de cabeça pra baixo.
É claro que a percepção de estética é mutável e cultural. Estamos numa fase da modernidade em que a transgressão de regras e valores é algo comum e aceito. Não transgredir é que é incomum.
Dito isto, mesmo ñ sendo um purista, ainda prefiro o que pelo menos está dentro de limites razoáveis de estética.

flávio

O Agneli não foi senador, não que eu saiba... Ele era o dono da Fiat/Ferrari.

Enéias

Realmente, o objetivo é mostrar que tem café no bule. Andei olhando a maioria dos relógios usados pelos Faustão e, sinceramente, se eu ganhasse qualquer um deles, pediria licença ao doador para que eu pudesse vender. Jamais usaria um. Neymar usa um monte de relógios e imagino que nem acerta a hora. Usa apenas para mostrar poder de fogo. Se o indivíduo parar para pensar um pouco verá como tudo é passageiro. De qualquer modo, cada um é cada um. Apenas me pergunto qual a diferença, hoje, entre beleza e extravagância.